...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Eleições 2022 / Checadores do TSE vão identificar fake news enviadas por eleitores

Checadores do TSE vão identificar fake news enviadas por eleitores

Repro­dução: © José Cruz/Arquivo Agên­cia Brasil

Dúvidas poderão ser encaminhadas para o whatsapp do tribunal


Pub­li­ca­do em 09/10/2022 — 13:19 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Ouça a matéria:

O serviço Tira-Dúvi­das do Tri­bunal Supe­ri­or Eleitoral (TSE) no what­sapp traz uma novi­dade que vai aju­dar quem quer con­ferir infor­mações sobre as Eleições 2022 antes de pas­sar adi­ante fake news (notí­cias fal­sas). A par­tir de ago­ra, os con­teú­dos que ain­da não estiverem ver­i­fi­ca­dos por orga­ni­za­ções de checagem par­ceiras do TSE serão encam­in­hados para o grupo de checadores e, tão logo a checagem este­ja disponív­el, os usuários serão noti­fi­ca­dos dire­ta­mente pelo chat­bot, no celu­lar. Tudo bem rápi­do e sim­ples, asse­gu­ra a asses­so­ria de impren­sa do TSE.

A fer­ra­men­ta de con­sul­ta de infor­mações está no topo do menu das opções do assis­tente vir­tu­al do tri­bunal, visan­do garan­tir que os eleitores pos­sam ver­i­ficar de for­ma ráp­i­da e práti­ca uma infor­mação.

Funcionamento

Para con­sul­tar se uma men­sagem rece­bi­da é fato ou boa­to via chat­bot, a pes­soa inter­es­sa­da deve aces­sar o menu “Con­sul­ta de Infor­mações” e enviar o assun­to (tex­to, imagem, áudio, vídeo ou ‘link’) para rece­ber ime­di­ata­mente con­teú­dos ver­i­fi­ca­dos.

Do celu­lar, para con­ver­sar com o assis­tente vir­tu­al, a pes­soa deve adi­cionar o tele­fone +55 61 9637–1078 à sua lista de con­tatos do ‘What­sApp’ ou clicar no link. Em segui­da, é só man­dar uma men­sagem para o Tira-Dúvi­das e ini­ciar a con­ver­sa.

Denúncias

Se o eleitor rece­ber algu­ma notí­cia fal­sa, ele pode denun­ciar pelo Sis­tema de Aler­ta de Desin­for­mação, cri­a­do pelo TSE e em fun­ciona­men­to des­de jun­ho de 2022. Essa fer­ra­men­ta per­mite que os cidadãos comu­niquem à Justiça Eleitoral o rece­bi­men­to de notí­cias fal­sas, descon­tex­tu­al­izadas ou manip­u­ladas sobre o proces­so eleitoral brasileiro. É pos­sív­el tam­bém denun­ciar números de tele­fone sus­peito de dis­paro de men­sagens em mas­sa.

As denún­cias são repas­sadas às platafor­mas dig­i­tais par­ceiras do TSE no Pro­gra­ma de Enfrenta­men­to à Desin­for­mação, para avali­ação se elas rep­re­sen­tam vio­lações a seus ter­mos de serviço. O obje­ti­vo é garan­tir a ráp­i­da con­tenção do impacto provo­ca­do pela dis­sem­i­nação dess­es con­teú­dos fal­sos na inter­net. Os relatos rece­bidos poderão ser encam­in­hados ain­da ao Min­istério Públi­co Eleitoral e demais autori­dades, que ado­tarão medi­das legais cabíveis.

Edição: Clau­dia Fel­czak

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Médico de Bolsonaro confirma traumatismo craniano leve

Ex-presidente passou por exames após cair em cela na PF Pedro Rafael Vilela — Repórter …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d