...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Participantes do Enem digital com covid-19 podem pedir reaplicação

Participantes do Enem digital com covid-19 podem pedir reaplicação

Estudantes de todo Brasil fazem o segundo dia de prova do Enem 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio)

© Mar­cel­lo Casal jr/Agência Brasil (Repro­dução)

Solicitação deve ser feita na Página do Participante na internet


Pub­li­ca­do em 03/02/2021 — 06:45 Por Mar­i­ana Tokar­nia — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Par­tic­i­pantes do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) dig­i­tal que estão com sin­tomas de covid-19 ou out­ra doença infec­to­con­ta­giosa e já estão com lau­do médi­co podem solic­i­tar a reapli­cação do exame até sába­do (6). Mes­mo que ten­ham feito a pro­va do primeiro dia de apli­cação, no últi­mo domin­go (31), ess­es par­tic­i­pantes não devem com­pare­cer aos locais do exame no segun­do dia de apli­cação (7) para não con­t­a­m­i­nar os demais can­didatos. 

A solic­i­tação deve ser fei­ta pela Pági­na do Par­tic­i­pante. O Enem será reapli­ca­do nos dias 23 e 24 de fevereiro. A reapli­cação será na ver­são impres­sa para todos os can­didatos, inde­pen­den­te­mente de terem se inscrito ou não para essa modal­i­dade.

Segun­do os últi­mos bal­anços divul­ga­dos pelo Inep, até o dia 24 de janeiro 18.210 can­didatos do Enem impres­so solic­i­taram a reapli­cação por causa de doenças infec­to­con­ta­giosas. Dess­es pedi­dos, o Inep aceitou 13.716. Até o últi­mo domin­go, 174 par­tic­i­pantes do Enem dig­i­tal pedi­ram para par­tic­i­par da reapli­cação. Dess­es, 118 foram aceitos.

Além da covid-19, podem solic­i­tar a reapli­cação par­tic­i­pantes com coqueluche, dif­te­ria, doença inva­si­va por Haemophilus influen­za, doença meningocó­ci­ca e out­ras menin­gites, varío­la, Influen­za humana A e B, poliomielite por poliovírus sel­vagem, saram­po, rubéo­la, varicela.

De acor­do com o Inep, para a análise da pos­si­bil­i­dade de reapli­cação, a pes­soa dev­erá inserir, obri­ga­to­ri­a­mente, no momen­to da solic­i­tação, doc­u­men­to legív­el que com­pro­ve a doença. Na doc­u­men­tação devem con­star o nome com­ple­to do par­tic­i­pante, o diag­nós­ti­co com a descrição da condição, o códi­go cor­re­spon­dente à Clas­si­fi­cação Inter­na­cional de Doença (CID 10), além da assi­natu­ra e da iden­ti­fi­cação do profis­sion­al com­pe­tente, com o respec­ti­vo reg­istro no Con­sel­ho Region­al de Med­i­c­i­na (CRM), do Min­istério da Saúde (RMS) ou de órgão com­pe­tente, assim como a data do atendi­men­to. O doc­u­men­to deve ser anex­a­do em for­ma­to PDF, PNG ou JPG, no taman­ho máx­i­mo de 2 MB.

Novo prazo

Par­tic­i­pantes que tiverem algum sin­toma até a hora da pro­va não devem com­pare­cer aos locais de apli­cação. O sis­tema será nova­mente aber­to no dia 8 de fevereiro, quan­do os par­tic­i­pantes que tiver­am sin­tomas neste final de sem­ana ou que obtiver­am com­pro­vantes médi­cos após o dia 6, poderão pedir para par­tic­i­par da reapli­cação. O pra­zo para enviar os pedi­dos vai até dia 12.

Além dos can­didatos com doenças infec­to­con­ta­giosas, poderão pedir para par­tic­i­par da reapli­cação os can­didatos que foram prej­u­di­ca­dos por questões de logís­ti­ca ou de infraestru­tu­ra, como fal­ta de luz e fal­has no dis­pos­i­ti­vo eletrôni­co.

No primeiro dia de apli­cação do Enem dig­i­tal, foi reg­istra­do prob­le­ma em um servi­dor, o que atra­sou o envio das provas para os com­puta­dores onde os par­tic­i­pantes fari­am o exame. Por causa do tem­po, eles não pud­er­am faz­er as provas. Ess­es par­tic­i­pantes tam­bém terão dire­ito à reapli­cação.

Enem digital

Esta é a primeira vez que o Enem é apli­ca­do no for­ma­to dig­i­tal, de for­ma pilo­to. A intenção é que o exame seja 100% dig­i­tal até 2026. As provas começaram a ser apli­cadas no últi­mo domin­go (31), quan­do os par­tic­i­pantes respon­der­am as questões de lin­gua­gens, ciên­cias humanas e fiz­er­am a redação. No próx­i­mo domin­go (7), resolverão as questões de matemáti­ca e ciên­cias da natureza. Ao todo, quase 70% não com­pare­ce­r­am às provas.

A ver­são impres­sa do Enem 2020 foi apli­ca­da nos dias 17 e 24 de janeiro. Cer­ca de 2,5 mil­hões de estu­dantes fiz­er­am as provas, o que cor­re­sponde a menos da metade dos inscritos.

As medi­das de segu­rança ado­tadas em relação à pan­demia do novo coro­n­avírus são as mes­mas tan­to no Enem impres­so quan­to no dig­i­tal. Haverá, por exem­p­lo, um número reduzi­do de estu­dantes por sala, para garan­tir o dis­tan­ci­a­men­to entre os par­tic­i­pantes. Durante todo o tem­po de real­iza­ção da pro­va, os can­didatos estarão obri­ga­dos a usar más­caras de pro­teção da for­ma cor­re­ta, tapan­do o nar­iz e a boca, sob pena de serem elim­i­na­dos do exame. Além dis­so, o álcool em gel estará disponív­el em todos os locais de apli­cação.

O exame, tan­to o impres­so quan­to o dig­i­tal, foi sus­pen­so no esta­do do Ama­zonas e o impres­so foi sus­pen­so em Rolim de Moura (RO) e em Espigão D’Oeste (RO) dev­i­do aos impactos da pan­demia nes­sas local­i­dades. Ess­es estu­dantes poderão faz­er as provas tam­bém na reapli­cação. Segun­do o Min­istério da Edu­cação, foram cer­ca de 20 ações judi­ci­ais, em todo o país, con­trárias à real­iza­ção do exame.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

MEC fará pesquisa sobre impacto da restrição de celular nas escolas

Lei que restringiu uso completa um ano de vigência nesta terça (13) Tatiana Alves — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d