...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Política / Distribuição de cargos na Mesa Diretora da Câmara é definida

Distribuição de cargos na Mesa Diretora da Câmara é definida

Reunião de líderes. Presidente da Câmara, dep. Arthur Lira (PP - AL)
© Luis Mace­do / Câmara dos Dep­uta­dos (Repro­dução)

Votação será na manhã desta quarta-feira


Pub­li­ca­do em 02/02/2021 — 21:28 Por Heloisa Cristal­do — Repórter da Agên­cia Brasil  — Brasília

Após impasse entre o novo pres­i­dente da Câmara dos Dep­uta­dos, Arthur Lira (PP-AL), e par­tidos de oposição, líderes de sigla anun­cia­ram nes­ta terça-feira (2) quais par­tidos poderão indicar nomes para con­cor­rer aos demais car­gos da Mesa Dire­to­ra. Ain­da não foram divul­ga­dos ofi­cial­mente os nomes para ocu­par os car­gos de primeiro e segun­do vice-pres­i­dentes, qua­tro secretários e qua­tro suplentes. 

nova votação ocor­rerá nes­ta quar­ta-feira (3), às 10h. Os par­tidos definirão os can­didatos, de acor­do com a seguinte dis­tribuição:

1ª Vice-Presidên­cia: PL
2ª Vice-Presidên­cia: PSD
1ª sec­re­taria: PSL
2ª sec­re­taria: PT
3ª sec­re­taria: PSB
4ª sec­re­taria: Repub­li­canos
1ª suplên­cia: PDT
2ª suplên­cia: DEM
3ª suplên­cia: PV
4ª suplên­cia: PSC

De acor­do com reg­i­men­to da Câmara dos Dep­uta­dos, a for­mação dos blo­cos par­la­mentares influ­en­cia dire­ta­mente na dis­tribuição dos car­gos da Mesa Dire­to­ra, porque as maiores ban­cadas têm o dire­ito de faz­er as primeiras escol­has dos car­gos. Em ger­al, os blo­cos são des­feitos logo após essas definições, para que os par­tidos voltem a ter suas lid­er­anças indi­vid­u­ais. Ape­nas o car­go de pres­i­dente da Casa admite can­di­dat­uras avul­sas de qual­quer par­tido ou blo­co.

Impasse

Assim que assum­iu a cadeira da presidên­cia da Câmara, o dep­uta­do Arthur Lira (PP-AL) tornou sem efeito o reg­istro do blo­co que apoia­va a can­di­datu­ra do dep­uta­do Baleia Rossi (MDB-SP) por supos­ta irreg­u­lar­i­dade no reg­istro de par­tidos e, ini­cial­mente, pas­sou a votação para as 16h des­ta terça-feira.

Segun­do Lira, PT, PDT e PSB reg­is­traram adesão fora do pra­zo ao blo­co que reuniu PT, MDB, PSB, PSDB, PDT, Sol­i­dariedade, PCdoB, Cidada­nia, PV e Rede. Ess­es par­tidos ale­garam prob­le­mas téc­ni­cos para enviar o pedi­do de for­mação do blo­co cer­ca de 20 min­u­tos antes do pra­zo final, ao meio-dia de segun­da-feira (1º).

O então pres­i­dente da Câmara, dep­uta­do Rodri­go Maia (DEM-RJ), aceitou o argu­men­to e deferiu a for­mação do blo­co. A decisão, no entan­to, provo­cou dis­cussão entre os líderes de par­tidos e ger­ou um atri­to entre Maia e Lira durante a reunião preparatória para a eleição da Mesa Dire­to­ra.

Edição: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Médico de Bolsonaro confirma traumatismo craniano leve

Ex-presidente passou por exames após cair em cela na PF Pedro Rafael Vilela — Repórter …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d