...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Desmatamento na Amazônia tem queda de 70% em janeiro, diz governo

Desmatamento na Amazônia tem queda de 70% em janeiro, diz governo

floresta_amazonica_vista_de_cima

© Divul­gação TV Brasil (Repro­dução)

Avisos de desmatamento caem 21% nos últimos 6 meses


Pub­li­ca­do em 12/02/2021 — 12:01 Por Andreia Verdélio – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

O mês de janeiro apre­sen­tou a menor área de aler­tas de des­mata­men­to na Amazô­nia Legal dos últi­mos qua­tro anos, com uma redução de 70% em relação a janeiro de 2020. A infor­mação foi divul­ga­da hoje (12), em Brasília, pelo Min­istério da Defe­sa, com dados do Insti­tu­to Nacional de Pesquisas Espa­ci­ais (Inpe). Segun­do a pas­ta, nos últi­mos seis meses, os avi­sos de des­mata­men­to tiver­am redução de 21%.

“Entre agos­to de 2020 e janeiro de 2021 foram 988 km² [quilômet­ros quadra­dos] de redução em aler­tas, de acor­do com dados do Inpe. A títu­lo com­par­a­ti­vo, tra­ta-se de uma área supe­ri­or à área urbana da cidade de São Paulo — maior cen­tro urbano do país com aprox­i­mada­mente 950 km²”, infor­mou o Min­istério da Defe­sa.

A pas­ta acres­cen­tou que ess­es dados demon­stram “o bom desem­pen­ho” do tra­bal­ho inte­gra­do coor­de­na­do pelo Con­sel­ho Nacional da Amazô­nia Legal na região, prin­ci­pal­mente por meio da Oper­ação Verde Brasil 2.

Do iní­cio da oper­ação, em maio de 2020, até janeiro deste ano, foram apreen­di­dos 331 mil met­ros cúbi­cos de madeira, 1.699 embar­cações, 326 tra­tores e 20 aviões/helicópteros, resul­tan­do na apli­cação de 4.842 mul­tas no val­or total de R$ 3,33 bil­hões.

As ações do con­sel­ho visam à otimiza­ção das equipes de cam­po por meio do tra­bal­ho téc­ni­co-cien­tí­fi­co de anal­is­tas de órgãos gov­er­na­men­tais reunidos no Cen­tro Gestor e Opera­cional do Sis­tema de Pro­teção da Amazô­nia (Cen­si­pam), em Brasília, que é sub­or­di­na­do ao Min­istério da Defe­sa.

Banco de dados

“O Grupo de Inte­gração para Pro­teção da Amazô­nia (Gipam) faz a fusão e ver­i­fi­cação de infor­mações disponíveis nos ban­cos de dados de agên­cias de pro­teção ambi­en­tal e órgãos poli­ci­ais e elab­o­ra relatórios que mostram detal­h­es sobre onde ocorre o des­mata­men­to e o garim­po ile­gal. A par­tir dess­es relatórios, o coman­do da Oper­ação Verde Brasil e os órgãos ambi­en­tais real­izam o plane­ja­men­to das ações das Forças Armadas e equipes de fis­cal­iza­ção”, expli­cou o Min­istério da Defe­sa.

O grupo é com­pos­to pelos seguintes órgãos: Insti­tu­to Nacional de Pesquisas Espa­ci­ais (Inpe), Insti­tu­to Brasileiro do Meio Ambi­ente (Iba­ma), Insti­tu­to Chico Mendes de Con­ser­vação da Bio­di­ver­si­dade (ICM­Bio), Serviço Flo­re­stal Brasileiro, Insti­tu­to Nacional de Col­o­niza­ção e Refor­ma Agrária (Incra), Fun­dação Nacional do Índio (Funai), Polí­cia Fed­er­al (PF), Polí­cia Rodoviária Fed­er­al (PRF), Agên­cia Brasileira de Inteligên­cia (Abin) e Agên­cia Nacional de Min­er­ação (ANM).

O cruza­men­to de aler­tas de des­mata­men­to — com reg­istros do Cadas­tro Ambi­en­tal Rur­al (CAR) e do ban­co de dados dos esta­dos — é uma das metodolo­gias apli­cadas pelos anal­is­tas no Cen­si­pam. Assim, é pos­sív­el ver­i­ficar se as áreas tiver­am autor­iza­ção para realizar o des­mate.

His­tori­ca­mente, a que­da nos aler­tas de des­mata­men­to em janeiro tam­bém acon­tece dev­i­do à forte cober­tu­ra de nuvens de chu­va nes­ta época do ano na região.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d