...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Economia / Bancos alertam para golpes no Programa Desenrola Brasil

Bancos alertam para golpes no Programa Desenrola Brasil

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal JrAgên­cia Brasil

Renegociar dívidas bancárias é nos bancos, diz Febraban


Pub­li­ca­do em 20/07/2023 — 11:12 Por Cami­la Boehm – Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

ouvir:

A Fed­er­ação Brasileira de Ban­cos (Febra­ban) divul­gou aler­ta para golpes envol­ven­do o Pro­gra­ma Desen­ro­la Brasil, que entrou em vig­or no últi­mo dia 17, que tem como prin­ci­pal obje­ti­vo rein­tro­duzir pes­soas com restrição de crédi­to na econo­mia, per­mitin­do mel­hores condições de rene­go­ci­ação de dívi­das bancárias.

Segun­do a enti­dade, crim­i­nosos podem aproveitar o pro­gra­ma para aplicar golpes por meio de links fal­sos e da engen­haria social, que usa téc­ni­cas para enga­nar o usuário para que ele forneça dados con­fi­den­ci­ais, além de realizar transações finan­ceiras para o golpista.

Nes­sa primeira fase do pro­gra­ma, as insti­tu­ições finan­ceiras limpam o nome das pes­soas com débitos de até R$ 100. A dívi­da não é per­doa­da. Ape­nas o deve­dor deixa de ficar com o nome sujo e pode con­trair novos emprés­ti­mos e faz­er oper­ações como fechar con­tratos de aluguel. Há ain­da a pos­si­bil­i­dade de rene­go­ci­ação de débitos com ban­cos por deve­dores com ren­da de até R$ 20 mil. O Desen­ro­la só abrange dívi­das con­traí­das até 31 de dezem­bro do ano pas­sa­do.

“É muito impor­tante que o cliente não clique em links rece­bidos por aplica­tivos de men­sagens, de redes soci­ais e patroci­na­dos em sites de bus­ca. Faça você mes­mo o con­ta­to com o seu ban­co. Fique aten­to para que não sejam aceitas pro­postas de envio de val­ores com a final­i­dade de garan­tir mel­hores condições de rene­go­ci­ação das dívi­das. Reforçamos que somente é pos­sív­el rene­go­ciar as dívi­das nos canais ofi­ci­ais dos ban­cos”, disse, em nota, Adri­ano Volpi­ni, dire­tor do Comitê de Pre­venção a Fraudes da Febra­ban.

A Febra­ban ori­en­ta que as pes­soas inter­es­sadas em rene­go­ciar as dívi­das den­tro do Desen­ro­la Brasil busquem infor­mações ape­nas den­tro dos canais ofi­ci­ais dos ban­cos que aderi­ram ao pro­gra­ma, como nas agên­cias, no inter­net bank­ing ou em seus aplica­tivos bancários. Se for nego­ciar no inter­net bank­ing, a enti­dade ori­en­ta que, para o aces­so, o próprio usuário dig­ite o endereço da insti­tu­ição finan­ceira.

Se o cliente descon­fi­ar de algu­ma pro­pos­ta ou do val­or, ele deve em con­ta­to com o ban­co nos seus canais ofi­ci­ais. Além dis­so, somente após a for­mal­iza­ção de um con­tra­to de rene­go­ci­ação é que o usuário pode ter os val­ores deb­ita­dos da con­ta, nas datas acor­dadas. Out­ro aler­ta é, em caso de bole­tos, checar na hora do paga­men­to se está sendo feito real­mente para a insti­tu­ição finan­ceira com a qual o cliente tem a pendên­cia.

A Febra­ban acres­cen­ta que não envia comu­ni­ca­do para rene­go­ciar dívi­das no Desen­ro­la. Caso rece­ba qual­quer men­sagem com o logotipo da enti­dade ou de ban­cos, o cliente deve descartá-la e entrar em con­ta­to com os canais ofi­ci­ais da insti­tu­ição finan­ceira, como agên­cia, inter­net bank­ing e aplica­ti­vo bancário.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Receita Federal volta a negar taxação do Pix e alerta para golpes

Fake news voltaram a circular após novo vídeo de deputado Well­ton Máx­i­mo – Repórter da …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d