...
quinta-feira ,6 novembro 2025
Home / Direitos Humanos / Brasil e Colômbia assinam cooperação de combate à discriminação

Brasil e Colômbia assinam cooperação de combate à discriminação

Repro­dução: © Luna Costa/Ascom

Ação é parte do Dia Internacional da Mulher Negra


Pub­li­ca­do em 25/07/2023 — 17:27 Por Daniel­la Almei­da — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

A min­is­tra da Igual­dade Racial do Brasil, Anielle Fran­co, e a vice-pres­i­dente da Colôm­bia e, tam­bém, min­is­tra colom­biana da Igual­dade e da Equidade, Fran­cia Márquez, assi­naram, nes­ta terça-feira (25), em Bogotá (Colôm­bia), um mem­o­ran­do de entendi­men­to para com­bate ao racis­mo e pro­moção da igual­dade racial na Améri­ca Lati­na.

A ação faz parte das comem­o­rações do Dia Inter­na­cional da Mul­her Negra Lati­no-amer­i­cana e Cariben­ha, cel­e­bra­do neste 25 de jul­ho.

Troca de experiências

O Mem­o­ran­do de Entendi­men­to Brasil – Colôm­bia pre­vê ações de inter­câm­bio e tro­ca de exper­iên­cias nas áreas de com­bate e super­ação do racis­mo na região; pro­moção da igual­dade racial, pro­dução acadêmi­ca e cien­tí­fi­ca sobre os temas; e políti­cas para povos tradi­cionais.

Os dois país­es poderão elab­o­rar uma agen­da de tra­bal­ho para o desen­volvi­men­to de ações de coop­er­ação em temas de inter­esse comum. O obje­ti­vo é esta­b­ele­cer o diál­o­go e dis­sem­i­nar con­hec­i­men­to sobre a história da pop­u­lação afrode­scen­dente na Améri­ca Lati­na e Caribe, incluin­do comu­nidades tradi­cionais de matriz africana, com destaque às relações históri­c­as e cul­tur­ais com o Brasil.

Os inter­câm­bios bilat­erais poderão se dar em temas como história; cul­tura; recon­hec­i­men­to, val­oriza­ção e preser­vação da memória; sis­temas edu­ca­cionais; ações afir­ma­ti­vas; diver­si­dade étni­co-racial e os desafios impos­tos pelo avanço de novas tec­nolo­gias e pelas mudanças nas relações entre país­es no sis­tema inter­na­cional.

O acor­do con­tem­pla ain­da a pos­si­bil­i­dade de real­iza­ção de sem­i­nários, capac­i­tações, além de inter­câm­bio entre pesquisadores, estu­dantes, docentes e rep­re­sen­tantes de orga­ni­za­ções da sociedade civ­il envolvi­dos com a pro­moção de dire­itos edu­ca­cionais, soci­ais, cul­tur­ais e sua relação com o com­bate à dis­crim­i­nação e a pro­moção da equidade racial.

Presenças

Além das duas min­is­tras, estiver­am pre­sentes na cer­imô­nia o pres­i­dente da Colôm­bia, Gus­ta­vo Petro (foto) e, rep­re­sen­tan­do o Brasil, as par­la­mentares negras brasileiras Eri­ka Hilton (PSOL – SP), Talíria Petrone (PSOL – RJ), Reginete Bis­po (PT – RS), Dan­dara Tonantzin (PT – MG), Car­ol Dar­to­ra (PT – PR) e Daiana San­tos (PCdoB – RS).

A min­is­tra brasileira agrade­ceu à vice-pres­i­dente colom­biana, Fran­cia Márquez, pela assi­natu­ra do doc­u­men­to, con­sid­er­a­do por Anielle como históri­co. “Sigo afir­man­do e reiteran­do toda força, rebel­dia, todo o tal­en­to, todo o com­pro­me­ti­men­to que essa mul­her tem. Hoje, esta­mos aqui, nós duas jun­tas, min­is­tras, assi­nan­do esse mem­o­ran­do históri­co na mão e pela mão de duas mul­heres negras, com uma comi­ti­va de par­la­mentares negras brasileira e diz­er que esse é o iní­cio da retoma­da da democ­ra­cia do nos­so país, mas tam­bém a gente não vai retro­ced­er, não dare­mos nen­hum pas­so atrás”.

Anielle reafir­mou apoio à vice-pres­i­dente colom­biana, con­heci­da pelo ativis­mo nas causas das mul­heres negras e defen­so­ra do meio ambi­ente. “Siga firme que esta­mos jun­tos com você, no Brasil, na Colôm­bia, em toda a diás­po­ra lati­no-amer­i­cana”.

Após a assi­natu­ra do doc­u­men­to, Anielle Fran­co reforçou que o Brasil é pro­tag­o­nista no com­bate ao racis­mo. “Podemos estar aqui, hoje, cer­ran­do nos­sos pun­hos e dizen­do a você e para todas as mul­heres pre­sentes, aqui, que a gente vai seguir, Fran­cia. Obri­ga­da, cada vez mais, por esse mem­o­ran­do históri­co. Eu ten­ho certeza que, hoje, o pres­i­dente Lula está feliz e con­tente com o tra­bal­ho que temos feito. É, de ver­dade, muito grat­i­f­i­cante estar lid­eran­do essa pas­ta”.

O mem­o­ran­do assi­na­do nes­ta terça entra em vig­or ime­di­ata­mente e tem vigên­cia de cin­co anos.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Filme O Agente Secreto chega aos cinemas em todo o país

Produção representa o Brasil na corrida pelo Oscar 2026 Anna Kari­na de Car­val­ho — Repórter …