...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Cultura / Cinemateca Brasileira reabre ao público na próxima sexta-feira

Cinemateca Brasileira reabre ao público na próxima sexta-feira

Repro­dução: © Rove­na Rosa/Agência Brasil

Programação tem filme inédito e mostra do ator José Mojica Marins


Pub­li­ca­do em 11/05/2022 — 06:34 Por Lud­mil­la Souza — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

Uma mostra ded­i­ca­da a José Moji­ca Marins – o Zé do Caixão — mar­ca a reaber­tu­ra da Cin­e­mate­ca Brasileira, com sessões nos dias 13, 14 e 15 de maio (sex­ta-feira, sába­do e domin­go). A Cin­e­mate­ca Brasileira é respon­sáv­el pela preser­vação da pro­dução audio­vi­su­al do país e con­ser­va o maior acer­vo cul­tur­al.

No primeiro dia do even­to, será exibido o média-metragem inédi­to A Pra­ga (1980), restau­ra­do e final­iza­do pelo pro­du­tor Euge­nio Pup­po, que encon­trou as latas do filme per­di­das no escritório do cineas­ta, quan­do orga­ni­za­va, em 2007, uma ret­ro­spec­ti­va do mestre do ter­ror.

“Na reaber­tu­ra vai ser apre­sen­ta­do o filme A Pra­ga, feito nos anos 80 e recu­per­a­do por Pupo, par­ceiro históri­co da cin­e­mate­ca. Os filmes do Moji­ca, neste momen­to, pas­sam por tra­bal­ho de recu­per­ação, sob coor­de­nação do Paulo Sacra­men­to, tam­bém par­ceiro da insti­tu­ição. A obra foi preser­va­da ao lon­go de anos, então poder abrir com esse recorte fil­mo­grá­fi­co e ten­do como mote a apre­sen­tação do filme que foi res­gata­do, pas­san­do por lon­go proces­so de recu­per­ação, tem tudo a ver com este momen­to da Cin­e­mate­ca”, afir­ma a dire­to­ra téc­ni­ca Gabriela de Sousa Queiroz.

Após um ano e meio fecha­da dev­i­do a alaga­men­to, incên­dio e a um proces­so por aban­dono, a insti­tu­ição reabre com novas expec­ta­ti­vas, acres­cen­ta Gabriela.

“Entramos aqui em novem­bro de 2021, depois de lon­ga espera de 16 meses, des­de a saí­da da últi­ma orga­ni­za­ção social. Nesse perío­do, a cin­e­mate­ca par­al­isou as ativi­dades finalís­ti­cas. No meio desse cam­in­ho teve o incên­dio, hou­ve muito per­das. Para os tra­bal­hadores, foi muito difí­cil ficar fora da insti­tu­ição, quan­do final­mente con­seguimos retornar com a Sociedade Ami­gos da Cin­e­mate­ca, em caráter emer­gen­cial. A primeira mis­são era tomar pé do acer­vo, da infraestru­tu­ra, do par­que tec­nológi­co”, detal­ha a dire­to­ra.

“De lá pra cá, a gente vem tra­bal­han­do para san­ear os prin­ci­pais prob­le­mas e, final­mente, ago­ra reabrir a Cin­e­mate­ca aos espec­ta­dores, às pes­soas que usam o espaço para laz­er, recreação. É um espaço de pesquisa, de estu­dos, enfim, devolvê-la à própria comu­nidade”, com­ple­ta.

Em novem­bro de 2021, a Sec­re­taria Espe­cial da Cul­tura, do Min­istério do Tur­is­mo, sele­cio­nou a Sociedade Ami­gos da Cin­e­mate­ca (SAC) em edi­tal, para cel­e­bração de con­tra­to de gestão da insti­tu­ição. A enti­dade é respon­sáv­el pela exe­cução de ativi­dades de guar­da, preser­vação, doc­u­men­tação e difusão do acer­vo audio­vi­su­al da pro­dução nacional por meio da gestão, oper­ação e manutenção da Cin­e­mate­ca.

A nova dire­to­ra do espaço é a pro­fes­so­ra tit­u­lar aposen­ta­da da Esco­la de Comu­ni­cações e Artes da Uni­ver­si­dade de São Paulo (USP) Maria Dora Mourão. Além da dire­to­ra téc­ni­ca Gabriela de Sousa Queiroz, assume a dire­to­ria admin­is­tra­ti­va e finan­ceira Mar­co Antônio Alves. O manda­to é de qua­tro anos.

Mostra O cin­e­ma sem medo de Moji­ca

Cin­e­mate­ca Brasileira | Sala Grande Ote­lo

Largo Senador Raul Car­doso, 207 – Vila Mar­i­ana

Ingres­sos gra­tu­itos e dis­tribuí­dos uma hora antes de cada sessão

Dia 13 de maio, sex­ta-feira, na área exter­na 

(500 lugares)

19h:  Aber­tu­ra

20h: A Últi­ma Pra­ga de Moji­ca (17 min) e A Pra­ga (52 min)

Dia 14 de maio, sába­do, na Sala Grande Ote­lo 

(210 lugares + 4 assen­tos para cadeirantes)

16h: Mesa com André Barcin­s­ki, Den­ni­son Ramal­ho e Paulo Sacra­men­to

18h: Encar­nação do Demônio (94 min)

20h: Trilo­gia de Ter­ror (101 min)

Dia 15 de maio, domin­go, na Sala Grande Ote­lo 

(210 lugares + 4 assen­tos para cadeirantes)

18h: O Des­per­tar da Besta (Rit­u­al dos Sádi­cos) (92min)

20h: Exor­cis­mo Negro (100 min)

Hom­e­na­gens

Na reaber­tu­ra da Cin­e­mate­ca, o públi­co encon­trará novi­dades, decor­rentes de hom­e­na­gens. A par­tir de 12 de maio, a sala de pro­jeção, inau­gu­ra­da em 1997 com o patrocínio da Petro­bras, pas­sa a se chamar Sala Oscar­i­to. A sala que estre­ou com patrocínio do BNDES em 2007, é ago­ra a Sala Grande Ote­lo. Já a sala onde se reúne reg­u­lar­mente o Con­sel­ho da Cin­e­mate­ca rece­beu o nome da escrito­ra Lygia Fagun­des Telles, que inte­grou a dire­to­ria da insti­tu­ição entre 1978 e 1986 e o seu con­sel­ho até 2013.

Sem­ana & Prêmio ABC

De 25 a 28 de maio, a Cin­e­mate­ca Brasileira vol­ta a expor a Sem­ana & Prêmio ABC 2022 (abcine.org.br), even­to anu­al pro­movi­do des­de 2002, que tem o obje­ti­vo de apre­sen­tar ao mer­ca­do, a estu­dantes e tra­bal­hadores do audio­vi­su­al novas tendên­cias e novas tec­nolo­gias, e de ger­ar reflexão em torno de temas vari­a­dos por meio de con­fer­ên­cias, painéis e debates, que reúnem profis­sion­ais de diver­sas áreas do setor, do Brasil e do exte­ri­or, além de out­ras ativi­dades.

A pro­gra­mação do even­to, que neste ano vol­ta a ser pres­en­cial, con­tará com diver­sas mesas de debates, como as tradi­cionais voltadas à direção de fotografia, edu­cação, som, direção de arte e mon­tagem, além do retorno da Exposição de Equipa­men­tos e Serviços.

A Sem­ana ABC é um even­to históri­co, que traz estu­dantes, pes­soas do mer­ca­do, téc­ni­cos para dis­cu­tir audio­vi­su­al e tec­nolo­gia. O prêmio ABC será entregue no últi­mo dia. Neste ano, o encon­tro, que não ocor­ria des­de 2020, pas­sa a ser pres­en­cial.

O encer­ra­men­to da Sem­ana & Prêmio ABC 2022 será no dia 28 de maio, com a entre­ga do Prêmio ABC aos profis­sion­ais de filmes feitos entre maio e dezem­bro de 2021, inscritos nas cat­e­go­rias direção de fotografia (ficção e doc­u­men­tário), direção de arte, mon­tagem, equipe de som (ficção e doc­u­men­tário), fotografia cur­ta-metragem, direção de arte, equipe de som em série de TV, fotografia de video­clipe, filme estu­dan­til e filme pub­lic­itário. O even­to é real­iza­do pela Asso­ci­ação Brasileira de Cin­e­matografia, em parce­ria com a Cin­e­mate­ca Brasileira.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d