...
quarta-feira ,10 setembro 2025
Home / Efemérides, Meios de comunicação / Hoje é Dia: igualdade de gênero, tabagismo e esclerose são destaques

Hoje é Dia: igualdade de gênero, tabagismo e esclerose são destaques

Confira as principais datas da semana entre 24 e 30 de agosto

Ril­ton Pimentel – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 24/08/2025 — 07:30
Brasília
Rio de Janeiro - A 22ª edição da Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays , Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) leva milhares de pessoas à Praia de Copacabana (Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Ini­ci­amos esta sem­ana falan­do sobre o Dia Inter­na­cional da Igual­dade Fem­i­ni­na, cel­e­bra­do em 26 de agos­to. A data mar­ca a aprovação da 19ª emen­da à Con­sti­tu­ição dos Esta­dos Unidos, que garan­tiu às mul­heres o dire­ito de votar. No ano pas­sa­do, o Relatório Glob­al de Desigual­dade de Gênero do Fórum Econômi­co Mundi­al anal­isou 146 país­es em pon­tos como par­tic­i­pação econômi­ca e opor­tu­nidade, edu­cação, saúde, sobre­vivên­cia e empodera­men­to políti­co. A con­clusão é pre­ocu­pante. Serão necessários 130 anos para que se alcance a pari­dade de gênero no mun­do, como desta­cou o pro­gra­ma Viva Maria, da Rádio Nacional. No Brasil, a con­clusão é de que o cenário mel­horou para as mul­heres, mas ain­da há mui­ta desigual­dade, como mostra esta reportagem da Agên­cia Brasil. No ano pas­sa­do, a Radioagên­cia Nacional desta­cou que elas ain­da gan­ham 20,7% a menos do que os home­ns no mer­ca­do de tra­bal­ho. Em car­gos de lid­er­ança, a difer­ença sobe para 26,8%, como mostrou esta reportagem do Repórter Brasil, da TV Brasil

Ain­da abor­dan­do os dire­itos fem­i­ni­nos, 29 de agos­to é o Dia da Vis­i­bil­i­dade Lés­bi­ca. A efeméride faz refer­ên­cia ao 1º Sem­i­nário Nacional de Lés­bi­cas, real­iza­do nes­ta data em 1996, no Rio de Janeiro. Nos últi­mos anos, a leg­is­lação brasileira avançou para garan­tir uma série de garan­tias a essa parcela da pop­u­lação, mas ain­da há uma sis­temáti­ca tendên­cia de vio­lação de dire­itos, como noti­ciou a Agên­cia Gov, em 2023. Pode pare­cer absur­do, mas até mes­mo uma ida ao gine­col­o­gista pode ser algo traumáti­co, já que uma a cada qua­tro mul­heres lés­bi­cas sofrem algum tipo de vio­lên­cia psi­cológ­i­ca ou não têm atendi­men­to ade­qua­do nos con­sultórios, como desta­cou a Agên­cia Brasil e o Repórter Brasil, da TV Brasil, tam­bém em 2023. Para cel­e­brar o Dia da Vis­i­bil­i­dade Lés­bi­ca, em 2024 o Viva Maria, da Rádio Nacional, entre­vis­tou a pro­fes­so­ra e mil­i­tante Rebec­ca Reli­gare sobre a luta por equidade de gênero.

Saúde

O ato de fumar tem relação com mais de 60 prob­le­mas de saúde, entre eles vários tipos de câncer, doenças do apar­el­ho res­pi­ratório e car­dio­vas­cu­lares. Por ano, oito mil­hões de pes­soas mor­rem por causa do taba­co, segun­do a Orga­ni­za­ção Mundi­al da Saúde (OMS). O Dia Nacional de Com­bate ao Fumo, cel­e­bra­do em 29 de agos­to, reforça a importân­cia do con­t­role desse hábito para a boa saúde. Os cig­a­r­ros eletrôni­cos, com a fal­sa ideia de serem “menos prej­u­di­ci­ais”, tem atraí­do sobre­tu­do a pop­u­lação jovem e, por isso, têm sido alvo das cam­pan­has de con­sci­en­ti­za­ção, como desta­cou a Radioagên­cia Nacional, em 2022, a Agên­cia Brasil (2024), e o Repórter Brasil, da TV Brasil (2023). A Rádio Nacional aproveitou a efeméride para abor­dar os males do taba­co para quem o con­some dire­ta­mente, no pro­gra­ma Revista Brasil, e para os fumantes pas­sivos, no Tarde Nacional.

Dia Nacional de Con­sci­en­ti­za­ção sobre a Escle­rose Múlti­pla é cel­e­bra­do em 30 de agos­to. A data tem o obje­ti­vo de infor­mar e con­sci­en­ti­zar a pop­u­lação sobre esta enfer­mi­dade. A escle­rose múlti­pla é uma doença neu­rológ­i­ca, crôni­ca e autoimune que afe­ta o sis­tema ner­voso cen­tral. Afe­ta geral­mente pes­soas entre 20 e 40 anos, espe­cial­mente mul­heres. Os veícu­los da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC) aproveitaram a efeméride em várias ocasiões para explicar os sin­tomas, a importân­cia do diag­nós­ti­co pre­coce e do trata­men­to ade­qua­do. É o caso des­ta reportagem da Radioagên­cia Nacional, veic­u­la­da em 2021, des­ta da Agên­cia Brasil, de 2024, des­ta edição do Nacional Jovem, da Rádio Nacional, veic­u­la­da em 2023, e do Repórter Brasil, da TV Brasil, de 2022.

Comunicação 

Repórter Esso foi o primeiro noti­ciário radiofôni­co diário do Brasil. O pro­gra­ma foi ao ar pela primeira vez em 28 de agos­to de 1941, trazen­do notí­cias sobre a Segun­da Guer­ra Mundi­al. Nos 27 anos de sua existên­cia, virou sinôn­i­mo de cred­i­bil­i­dade e definiu os padrões para o gênero. O Repórter Esso era um pro­du­to de comu­ni­cação da Stan­dart Oil Com­pa­ny of Brazil, gigante do petróleo estadunidense que dá nome ao radio­jor­nal, e era veic­u­la­do em 15 país­es. No Brasil, gan­hou noto­riedade sendo trans­mi­ti­do pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, emis­so­ra hoje inte­grante da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação. Os veícu­los da EBC der­am destaque à história do pro­gra­ma em 2022, quan­do o rádio no Brasil com­ple­tou 100 anos, como nes­ta reportagem da Agên­cia Brasil, nes­ta da Radioagên­cia Nacional, e nas edições do É Tudo Brasil Revista Rio, da Rádio Nacional. A TV Brasil tam­bém relem­brou o Repórter Esso nes­ta edição do Fique Lig­a­do, de 2018, e neste espe­cial exibido em 2021.


Rádio Nacional FM de Brasília, um dos veícu­los da EBC, faz aniver­sário nes­ta sem­ana. No dia 29 de agos­to com­ple­ta 49 anos. Ela foi a primeira emis­so­ra a oper­ar na fre­quên­cia FM na cap­i­tal fed­er­al, ini­cian­do suas ativi­dades em 1976. Des­de a sua cri­ação, a Rádio Nacional FM é sinôn­i­mo de músi­ca brasileira de qual­i­dade, com foco na MPB tradi­cional e con­tem­porânea, e tam­bém músi­ca instru­men­tal. Para além da parte cul­tur­al, ofer­ece ao ouvinte notí­cias de cred­i­bil­i­dade do Brasil e do mun­do, com três edições diárias do jor­nal Repórter Nacional. A importân­cia da Nacional FM de Brasília já foi desta­ca­da pelo Repórter Brasil, da TV Brasil, em 2016, pela Agên­cia Brasil (2021), e pela Radioagên­cia Nacional (2023).

Busca pela paz

Des­de jul­ho de 1945 já foram real­iza­dos mais de 2 mil testes de armas nuclear­es no plan­e­ta. Cada even­to desse tipo lib­era uma car­ga de radioa­t­ivi­dade que afe­ta o solo, os mares, a bio­di­ver­si­dade e a vida humana. Como parte dos esforços para evi­tar novos testes, a Orga­ni­za­ção das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundi­al Con­tra Testes Nuclear­es, fix­a­do em 29 de agos­to. A efeméride foi destaque da Agên­cia Brasil, neste tex­to pub­li­ca­do em 2017. Já esta reportagem da Radioagên­cia Nacional mostra que, des­de 1957, cien­tis­tas já pedi­am um acor­do que colo­casse fim aos testes nuclear­es.

Final­izamos relem­bran­do a mis­sionário Agnes Agonx­ha Bojax­hiu, mais con­heci­da como Madre Tere­sa de Cal­cutá. Ela nasceu há 115 anos, no dia 26 de agos­to de 1910. A reli­giosa de origem albane­sa fun­dou na Índia a con­gre­gação “Mis­sionárias da Cari­dade”, e seu tra­bal­ho human­itário e serviço aos neces­si­ta­dos lhe ren­deu o Prêmio Nobel da Paz de 1979. Sua tra­jetória foi relem­bra­da no História Hoje, da Rede Nacional, em edição de 2014. Madre Tereza foi can­on­iza­da pelo Vat­i­cano 17 anos após sua morte, em 2016, como noti­ciou a Agên­cia Brasil e a TV Brasil no Repórter Brasil e no Repórter Brasil Tarde.

Confira a relação completa de datas do Hoje é Dia de 24 a 30 de Agosto de 2025.

Agos­to de 2025
24

Eclosão da Rev­olução Lib­er­al do Por­to (205 anos) — o movi­men­to resul­tou no retorno (1821) da Corte Por­tugue­sa, que se trans­feri­ra para o Brasil durante a Guer­ra Penin­su­lar, e no fim do abso­lutismo em Por­tu­gal, com a rat­i­fi­cação e imple­men­tação da primeira Con­sti­tu­ição Por­tugue­sa (1822)

Lança­men­to do Microsoft Win­dows 95 (30 anos) — sis­tema opera­cional que rev­olu­cio­nou o mer­ca­do e pas­sou a vir insta­l­a­do por padrão com o MS-DOS 7.0 (e não mais sep­a­ra­do, como era antes), sendo o prin­ci­pal lança­men­to da empre­sa na déca­da de 1990

25

Morte do filó­so­fo prus­siano Friedrich Niet­zsche (125 anos)

Uruguai declara inde­pendên­cia do Brasil (200 anos)

Dia do Sol­da­do — a data hom­e­nageia o dia do nasci­men­to de Luís Alves de Lima e Sil­va, o Duque de Cax­i­as, em 25 de agos­to de 1803, patrono do Exérci­to Brasileiro que se tornou con­heci­do como “o paci­fi­cador”, após sufo­car muitas rebe­liões con­tra o Império

26

Nasci­men­to da reli­giosa nat­u­ral­iza­da indi­ana Anjezë Gonx­he Bojax­hiu, con­heci­da como Madre Tere­sa de Cal­cutá (115 anos) — can­on­iza­da em 2016 pelo Papa Fran­cis­co

Dia Inter­na­cional da Igual­dade Fem­i­ni­na

27

Nasci­men­to do filó­so­fo alemão Georg Wil­helm Friedrich Hegel (255 anos) — con­sid­er­a­do um dos mais impor­tantes e influ­entes filó­so­fos da história, pode ser incluí­do naqui­lo que se chamou de Ide­al­is­mo Alemão

Morte do jurista, políti­co, his­to­ri­ador, pro­fes­sor, ensaís­ta e críti­co mineiro Afon­so Ari­nos de Melo Fran­co (35 anos) — desta­ca-se pela auto­ria da Lei Afon­so Ari­nos con­tra a dis­crim­i­nação racial, em 1951. Ocupou a Cadeira 25 da Acad­e­mia Brasileira de Letras

Insti­tu­ição do Códi­go Brasileiro de Tele­co­mu­ni­cações (63 anos) — lei que garan­tiu a reser­va do horário das 19h às 20h para a série radiofôni­ca “A Voz do Brasil”, de veic­u­lação obri­gatória (exce­to em fins de sem­ana e feri­ados nacionais) em todas as emis­so­ras de rádio do Brasil

28

Primeira trans­mis­são do extin­to pro­gra­ma “Repórter Esso”, na Rádio Nacional do Rio de Janeiro (84 anos) — o primeiro radio­jor­nal brasileiro

Estreia do quadro Rádio Memória, parce­ria da Gerên­cia de Acer­vo da EBC com a Rádio MEC (06 anos)

29

Nasci­men­to (prováv­el) do escul­tor, ental­hador e arquite­to mineiro Antônio Fran­cis­co Lis­boa, o Alei­jad­in­ho (295 anos)

Dia Nacional de Com­bate ao Fumo — comem­o­ração do Brasil, insti­tuí­da pela Lei Nº 7.488 de 11 de jun­ho de 1986

Dia Nacional da Vis­i­bil­i­dade Lés­bi­ca — foi insti­tuí­da no Brasil pelo 1º SENALE (Sem­i­nário Nacional de Lés­bi­cas), ocor­ri­do em 1996 na cidade do Rio de Janeiro, com debates sobre sex­u­al­i­dade, saúde, vio­lên­cia, entre out­ras questões rela­cionadas com o dire­ito inalienáv­el de uma mul­her amar out­ra mul­her

Dia Mundi­al Con­tra Testes Nuclear­es — data recon­heci­da pela ONU

Iní­cio do fun­ciona­men­to da Rádio Nacional FM de Brasília (49 anos) — a inau­gu­ração ofi­cial foi em 23 de jun­ho de 1977

30

Nasci­men­to do can­tor cubano Bien­venido Rosendo Gran­da Aguillera (110 anos)

Morte do can­tor e com­pos­i­tor flu­mi­nense Antônio Gilson Por­fírio, o Agepê (30 anos)

Dia Inter­na­cional das Nações Unidas para as Víti­mas de Desa­parec­i­men­tos Força­dos — comem­o­ração insti­tuí­da pela Assem­bleia Ger­al das Nações Unidas na Res­olução Nº 65/209 de 21 de dezem­bro de 2010, que já era cel­e­bra­da des­de 1981 na Améri­ca Lati­na e Caribe, con­tan­do tam­bém com o apoio de con­ceitu­adas enti­dades inter­na­cionais de aju­da human­itária em todo o mun­do

Dia Nacional da Con­sci­en­ti­za­ção sobre a Escle­rose Múlti­pla

Aniver­sário do Lago Sul, região admin­is­tra­ti­va do Dis­tri­to Fed­er­al (65 anos)

Primeira trans­mis­são do pro­gra­ma “Ao vivo entre ami­gos”, da Rádio MEC (33 anos)

*As datas são sele­cionadas pela equipe de pesquisadores do Pro­je­to Efemérides, da Gerên­cia de Acer­vo da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC), que traz temas rela­ciona­dos à cul­tura, história, ciên­cia e per­son­al­i­dades, sem­pre ressaltan­do mar­cos nacionais e region­ais. A Gerên­cia de Acer­vo tam­bém atende aos pedi­dos de pesquisa do públi­co exter­no. Bas­ta enviar um e‑mail para [email protected].

 

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Em voto, Fux diz que ação deveria ter tramitado na primeira instância

Segundo ele, nenhum dos réus tem foro por prerrogativa de função Felipe Pontes e Paula …