...
quarta-feira ,10 setembro 2025
Home / Efemérides, Meios de comunicação / Hoje é Dia: Independência e aniversário da Rádio MEC são os destaques

Hoje é Dia: Independência e aniversário da Rádio MEC são os destaques

Confira as principais datas da semana entre 7 e 13 de setembro.

Ril­ton Pimentel – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 07/09/2025 — 07:30
Brasília
Independência do Brasil, Pedro Américo, Gravuras, imagens antigas ,independência.
Repro­dução: © Inde­pendên­cia do Brasil

Esta sem­ana temos um dos feri­ados mais con­heci­dos dos brasileiros e o aniver­sário de duas rádios inte­grantes da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC). Começamos com o Dia da Inde­pendên­cia, comem­o­ra­do em 7 de setem­bro. Segun­dos as fontes históri­c­as, foi nes­ta data, em 1822, que Dom Pedro I proclam­ou às mar­gens do rio Ipi­ran­ga que o Brasil deixaria de ser colô­nia de Por­tu­gal. Em 2022, ano que comem­o­ramos o bicen­tenário da inde­pendên­cia, a TV Brasil exibiu o episó­dio “Histórias da Inde­pendên­cia” do Cam­in­hos da Reportagem, abor­dan­do todo o con­tex­to históri­co que ante­cedeu o sim­bóli­co gri­to. A Agên­cia Brasil apro­fun­dou o tema em várias ocasiões, como nes­ta reportagem de 2020 e nes­ta out­ra, pub­li­ca­da em 2023. A Radioagên­cia Nacional trouxe uma questão que divide his­to­ri­adores: a inde­pendên­cia foi procla­ma­da em 7 de setem­bro ou em 12 de out­ubro? E o Repórter Brasil, tam­bém da TV Brasil, trouxe uma abor­dagem curiosa: como as cri­anças veem a data. 

Comunicação pública

Rádio MEC com­ple­ta 102 anos no dia 7 de setem­bro. Nem todo mun­do sabe, mas ela deu iní­cio à história do rádio no Brasil. Foi a primeira emis­so­ra cri­a­da no país, em 1923, por Edgard Roquette-Pin­to, que tin­ha o son­ho de levar infor­mação educa­ti­va, cul­tur­al e cien­tí­fi­ca à pop­u­lação. Na época, se chama­va Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Em 1936, a emis­so­ra foi incor­po­ra­da pelo Min­istério da Edu­cação, pas­san­do a ter o nome atu­al. E em 2007 pas­sou a ser geri­da pela Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC). A Agên­cia Brasil, a Radioagên­cia Nacional e o Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil, der­am destaque ao cen­tenário da emis­so­ra, em reporta­gens de 2023.

Out­ro veícu­lo da EBC que faz aniver­sário esta sem­ana é a Rádio Nacional do Rio de Janeiro, que com­ple­ta 89 anos no ar no dia 12 de setem­bro. A emis­so­ra nem sem­pre foi um veícu­lo públi­co. Surgiu como parte da Com­pan­hia Estra­da de Fer­ro São Paulo-Rio Grande e foi esta­ti­za­da em 1940, no gov­er­no de Getúlio Var­gas. A par­tir daí se expandiu e hoje é uma das cin­co maiores do mun­do. Foi vit­rine da músi­ca brasileira e lançou ído­los nacionais como Luiz Gon­za­ga, Cau­by Peixo­to e Mar­lene. Lançou tam­bém a primeira radionov­ela da história brasileira, “Em Bus­ca da Feli­ci­dade”, em 1941. E no jor­nal­is­mo foi a casa de noti­ciários emblemáti­cos, como o Repórter Esso. A importân­cia históri­ca da Rádio Nacional foi desta­ca­da pela Radioagên­cia Nacional em 2024, pela Agên­cia Brasil em 2023 e pelo pro­gra­ma Viva Maria, veic­u­la­do na própria emis­so­ra. A TV Brasil tam­bém prestou seu trib­u­to nos 80 anos da Rádio Nacional, em 2016, com um episó­dio do pro­gra­ma Cam­in­hos da Reportagem.

Educação

Em 8 de setem­bro temos o Dia Mundi­al da Alfa­bet­i­za­ção, data cri­a­da pela Orga­ni­za­ção das Nações Unidas para a Edu­cação, a Ciên­cia e a Cul­tura (Unesco) com o intu­ito de ressaltar a importân­cia da alfa­bet­i­za­ção para o desen­volvi­men­to social e econômi­co mundi­al. Em reportagem de 2023, a Agên­cia Gov desta­cou que, infe­liz­mente, a alfa­bet­i­za­ção ade­qua­da ain­da não é uma real­i­dade no Brasil, com índices altos e evasão e aban­dono. Ess­es e out­ros desafios tam­bém foram abor­da­dos pela Agên­cia Brasil, no mes­mo ano. Já o Repórter Brasil, da TV Brasil, trouxe uma boa notí­cia: a que­da na taxa anal­fa­betismo, que segun­do o Insti­tu­to Brasileiro de Geografia e Estatís­ti­ca (IBGE) era de 5,6% em 2022.

Setembro Amarelo

Esta­mos no Setem­bro Amare­lo, mês de pre­venção ao suicí­dio. A data chave da mobi­liza­ção é 10 de setem­bro, Dia Mundi­al de Pre­venção ao Suicí­dio. A Agên­cia Gov deu destaque, no ano pas­sa­do, a exper­iên­cias no Sis­tema Úni­co de Saúde (SUS) que con­tribuem para a pre­venção do prob­le­ma. A Agên­cia Brasil, em 2023, abor­dou a pre­ocu­pação com a saúde men­tal dos jovens, que têm sofri­do com prob­le­mas como depressão cada vez mais cedo. A importân­cia do trata­men­to pre­coce desse transtorno foi o foco da Radioagên­cia Nacional, em matéria do mes­mo ano. O Dia Mundi­al de Pre­venção ao Suicí­dio tam­bém foi destaque no Repórter Brasil, da TV Brasil, em 2018, no Brasil em Dia, do Canal Gov, em 2024.

 

Meio ambiente

O cer­ra­do ocu­pa 25% do Brasil – se esten­den­do por 11 esta­dos – e é o segun­do bio­ma mais ameaça­do do país. A importân­cia de preser­var sua bio­di­ver­si­dade é o mote do Dia do Cer­ra­do, cel­e­bra­do em 11 de setem­bro. As ameaças à fau­na e à flo­ra da região foram desta­cadas no ano pas­sa­do pela Agên­cia Brasil e pelo Tarde Nacional, da Rádio Nacional, que ressaltou que o bio­ma perdeu 27% de sua veg­e­tação nati­va nos últi­mos 39 anos, de acor­do com estu­do real­iza­do pela Map­bio­mas. A Radioagên­cia Nacional desta­cou que cer­ra­do abri­ga as nascentes das maiores bacias hidro­grá­fi­cas do país, em reportagem de 2022. E o Repórter Brasil, da TV Brasil, abor­dou como a agropecuária de expor­tação tem colo­ca­do o futuro do bio­ma em risco.

História

O dia 13 de setem­bro de 1987 mar­ca o aci­dente radioa­t­i­vo mais grave da história brasileira. Nes­ta data, dois rapazes encon­traram um apar­el­ho de radi­olo­gia aban­don­a­do nas ruí­nas de um anti­go hos­pi­tal de Goiâ­nia. Sem saber do que se trata­va, vender­am o equipa­men­to a um fer­ro vel­ho, onde ele foi desmon­ta­do, provo­can­do o vaza­men­to do mate­r­i­al radioa­t­i­vo Césio 137. Mais de mil pes­soas foram con­t­a­m­i­nadas e qua­tro mor­reram. O episó­dio trági­co foi lem­bra­do pela Agên­cia Brasil, em 2018, pelo Repórter Brasil, da TV Brasil, em 2019, e pelo Revista Brasil, da Rádio Nacional, em 2024.

Confira a relação completa de datas do Hoje é Dia de 7 a 13 de Setembro de 2025*

Setem­bro de 2025
7/9

Pres­i­dente Epitá­cio Pes­soa assi­na o decre­to que insti­tui a Uni­ver­si­dade Fed­er­al do Rio de Janeiro (105 anos) — primeira Uni­ver­si­dade Fed­er­al cri­a­da no país

Dia da Inde­pendên­cia do Brasil

A Rádio Sociedade (atu­al Rádio MEC) entrou no ar (102 anos)

A Rádio Sociedade, doa­da ao Min­istério da Edu­cação e Saúde Públi­ca, pas­sou a se chamar Rádio Min­istério da Edu­cação (89 anos)

8/9

Dia Mundi­al da Alfa­bet­i­za­ção — data recon­heci­da pela ONU

9/9

Dia do Admin­istrador

10/9

Nasci­men­to do escritor, poeta e críti­co de arte maran­hense Fer­reira Gullar (95 anos)

Dia Mundi­al de Pre­venção ao Suicí­dio — comem­o­ração por ini­cia­ti­va da Asso­ci­ação Inter­na­cional para a Pre­venção do Suicí­dio, em parce­ria com a Orga­ni­za­ção Mundi­al da Saúde, que con­ta com o apoio de orga­ni­za­ções de pre­venção ao com­por­ta­men­to sui­ci­da em todo o mun­do

11/9

Dia Nacional do Cer­ra­do

12/9

Inau­gu­ração do Hos­pi­tal de Base, em Brasília (65 anos)

Inau­gu­ração da Rádio Nacional do Rio de Janeiro (89 anos)

13/9

Aci­dente com Césio 137 em Goiâ­nia. Em 13 de setem­bro de 1987, dois cata­dores de mate­r­i­al reci­cláv­el encon­traram um apar­el­ho de radi­olo­gia aban­don­a­do nas ruí­nas de um anti­go hos­pi­tal da cap­i­tal e o vender­am a um fer­ro vel­ho, onde ele foi desmon­ta­do, provo­can­do o vaza­men­to do mate­r­i­al radioa­t­i­vo. Mais de mil pes­soas foram con­t­a­m­i­nadas e qua­tro mor­reram

Dia Nacional de Luta dos Aci­den­ta­dos por Fontes Radioa­t­i­vas — comem­o­ração insti­tuí­da pela Lei Nº 12.646, de 16 de maio de 2012. Tem por final­i­dade mar­car a data do iní­cio do aci­dente radi­ológi­co de Goiâ­nia, ocor­ri­do a par­tir de 13 de setem­bro de 1987

*As datas são sele­cionadas pela equipe de pesquisadores do Pro­je­to Efemérides, da Gerên­cia de Acer­vo da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC), que traz temas rela­ciona­dos à cul­tura, história, ciên­cia e per­son­al­i­dades, sem­pre ressaltan­do mar­cos nacionais e region­ais. A Gerên­cia de Acer­vo tam­bém atende aos pedi­dos de pesquisa do públi­co exter­no. Bas­ta enviar um e‑mail para [email protected].

 

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Em voto, Fux diz que ação deveria ter tramitado na primeira instância

Segundo ele, nenhum dos réus tem foro por prerrogativa de função Felipe Pontes e Paula …