...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias do Mundo / No G20, Lula cobra recursos de países ricos contra aquecimento global

No G20, Lula cobra recursos de países ricos contra aquecimento global

Repro­dução: © Foto Ricar­do Stuckert/PR

Em Nova Déli, na Índia, presidente citou os efeitos do ciclone no RS


Pub­li­ca­do em 09/09/2023 — 07:08 Por Luiz Cláu­dio Fer­reira — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Os país­es mais ricos, que con­tribuíram “his­tori­ca­mente” mais para o aque­c­i­men­to glob­al, devem arcar com os maiores cus­tos para com­bat­er o prob­le­ma. Essa foi uma das cobranças feitas pelo pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va durante a aber­tu­ra da Cúpu­la do G20, neste sába­do (9). A reunião fez parte da sessão inti­t­u­la­da “Um plan­e­ta Ter­ra” no even­to que é real­iza­do em Nova Déli, na Índia.

O pres­i­dente exem­pli­fi­cou que as mudanças climáti­cas, neste momen­to, afe­tam o esta­do do Rio Grande do Sul, com a pas­sagem de um ciclone que deixa desabri­ga­dos e mor­tos. Ele pon­tu­ou ain­da que os efeitos da mudança do cli­ma têm mais con­se­quên­cias para gru­pos vul­ner­a­bi­liza­dos. “São os mais pobres, mul­heres, indí­ge­nas, idosos, cri­anças, jovens e migrantes, os mais impacta­dos.”

De acor­do com o últi­mo bal­anço da Defe­sa Civ­il do Rio Grande do Sul, foram con­fir­madas 41 mortes e o número de desa­pare­ci­dos subiu para 46 pes­soas. A esti­ma­ti­va do gov­er­no estad­ual é que mais de 120 mil pes­soas ten­ham sido afe­tadas.

Para Lula, a fal­ta de com­pro­mis­so dos mais ricos ger­ou uma dívi­da “acu­mu­la­da ao lon­go de dois sécu­los”. “Des­de a COP [Con­fer­ên­cia das Partes] de Copen­h­ague, [em 2009], os país­es ricos dev­e­ri­am prover 100 bil­hões de dólares por ano em finan­cia­men­to climáti­co novo e adi­cional aos país­es em desen­volvi­men­to. Essa promes­sa nun­ca foi cumpri­da”.

Emergência climática

Lula aler­tou que a fal­ta de com­pro­mis­so mundi­al com o meio ambi­ente lev­ou a uma “emergên­cia climáti­ca sem prece­dentes”. “Se não agir­mos com sen­ti­do de urgên­cia, ess­es impactos serão irre­ver­síveis”, apon­tou. O dis­cur­so lido no even­to reforçou que o aque­c­i­men­to glob­al mod­i­fi­ca o regime de chu­vas e ele­va o nív­el dos mares. “As secas, enchentes, tem­pes­tades e queimadas se tor­nam mais fre­quentes e minam a segu­rança ali­men­tar e energéti­ca.”

Out­ra críti­ca fei­ta pelo pres­i­dente é que os país­es mais ricos não podem ficar trans­ferindo respon­s­abil­i­dades para as nações do hem­is­fério Sul. “De nada adi­antará o mun­do rico chegar às COPs do futuro van­glo­rian­do-se das suas reduções nas emis­sões de car­bono se as respon­s­abil­i­dades con­tin­uarem sendo trans­feri­das para o Sul Glob­al”.

Lula avalia que não fal­tam recur­sos ten­do em vista o gas­to com armas. “Ano pas­sa­do, o mun­do gas­tou 2,24 tril­hões de dólares em armas. Essa mon­tan­ha de din­heiro pode­ria estar sendo canal­iza­da para o desen­volvi­men­to sus­ten­táv­el e a ação climáti­ca.”

Ele defend­eu que o Brasil tem feito a lição de casa e que a pro­teção da flo­res­ta e o desen­volvi­men­to sus­ten­táv­el da Amazô­nia estão entre as pri­or­i­dades do atu­al gov­er­no. “Nos primeiros 8 meses deste ano reduz­i­mos o des­mata­men­to em 48% em relação ao mes­mo perío­do do ano pas­sa­do”, exem­pli­fi­cou, citan­do a real­iza­ção da Cúpu­la da Amazô­nia e o lança­men­to de uma nova agen­da de colab­o­ração entre os país­es que fazem parte daque­le bio­ma.

O pres­i­dente brasileiro adiantou que, durante o perío­do que o Brasil estiv­er na presidên­cia do G20, lançará uma “Força Tare­fa para Mobi­liza­ção Glob­al con­tra a Mudança do Cli­ma”. “Quer­e­mos chegar na COP 30, em 2025, com uma agen­da climáti­ca equi­li­bra­da entre mit­i­gação, adap­tação, per­das e danos e finan­cia­men­to, asse­gu­ran­do a sus­tentabil­i­dade do plan­e­ta e a dig­nidade das pes­soas.”

Edição: Cami­la Maciel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Reunião da OEA sobre Venezuela expõe divisão política no continente

Países alinhados aos EUA defenderam ataque a Caracas Rafael Car­doso — Repórter da Agên­cia Brasil …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d