...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Meio Ambiente / Oito cidades de Minas têm hoje ação ambiental simultânea

Oito cidades de Minas têm hoje ação ambiental simultânea

Repro­dução: © Divulgação/PlantVerd

Operação lembra o Dia Internacional do Voluntariado


Pub­li­ca­do em 04/12/2021 — 12:05 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

A empre­sa Fur­nas, sub­sidiária da Eletro­bras, pro­move hoje (4), em oito municí­pios mineiros, viz­in­hos ao Lago de Fur­nas, ação ambi­en­tal simultânea envol­ven­do mutirão de limpeza e reflo­resta­men­to, com o plan­tio de mudas de espé­cies nati­vas do Cer­ra­do e Mata Atlân­ti­ca.

A ação lem­bra o Dia Inter­na­cional do Vol­un­tari­a­do, comem­o­ra­do em 5 de dezem­bro, e será na área do lago, que tem importân­cia fun­da­men­tal para Minas Gerais e para o país em ter­mos de ger­ação de ener­gia elétri­ca.

Real­iza­da em parce­ria com a Asso­ci­ação dos Municí­pios do Lago de Fur­nas (Ala­go) e o Insti­tu­to Eco­Fax­i­na, a ini­cia­ti­va vai reunir mil vol­un­tários nas cidades de Alfe­nas, Três Pon­tas, Boa Esper­ança, Cristais, Guapé, Capitólio, São José da Bar­ra e São João Batista do Glória. Par­tic­i­parão do mutirão gru­pos de escoteiros e de ciclis­tas, mer­gul­hadores e estu­dantes das esco­las munic­i­pais, além de rep­re­sen­tantes do poder públi­co.

De acor­do com a asses­so­ria de impren­sa de Fur­nas, a ação faz parte do pro­je­to Inter­venção Ambi­en­tal para Recu­per­ação das Águas (Iara), cuja meta é realizar a limpeza e a recu­per­ação de rios e cór­re­gos que atrav­es­sam as unidades de oper­ação da com­pan­hia espal­hadas pelo Brasil.

O pres­i­dente de Fur­nas, Clo­vis Tor­res, infor­mou que a empre­sa man­tém atu­ação per­ma­nente com os moradores em suas áreas de abrangên­cia. “Pro­move­mos o desen­volvi­men­to sus­ten­táv­el das comu­nidades em que Fur­nas está inseri­da, atuan­do em parce­ria com o poder públi­co e a sociedade local para pro­mover a recu­per­ação e realizar a limpeza de rios e cór­re­gos que atrav­es­sam as unidades de oper­ação”, afir­mou.

A expec­ta­ti­va é cole­tar 600 qui­los de lixo durante a ini­cia­ti­va. Os resí­du­os sóli­dos recol­hi­dos serão des­ti­na­dos às coop­er­a­ti­vas de cata­dores que vão sep­a­rar o que pode ser reci­cla­do e dar des­ti­no ade­qua­do ao mate­r­i­al que não for pos­sív­el reaproveitar.

Expansão

Minas Gerais é o segun­do esta­do a rece­ber ativi­dades do pro­je­to Iara, depois do Rio de Janeiro. A ideia é ampli­ar o pro­je­to para out­ros esta­dos.

O pro­gra­ma reforça o com­pro­mis­so de Fur­nas em apoiar ações que colo­quem em práti­ca o cumpri­men­to das metas dos Obje­tivos de Desen­volvi­men­to Sus­ten­táv­el (ODS) da Orga­ni­za­ção das Nações Unidas (ONU), respei­tan­do as neces­si­dades e car­ac­terís­ti­cas dos locais onde a empre­sa atua. O Iara está lig­a­do aos ODSs 10 (Reducão das Desigual­dades), 11 (Cidades e Comu­nidades Sus­ten­táveis), 12 (Con­sumo e Pro­dução Respon­sáveis) e 15 (Vida Ter­restre).

O secretário exec­u­ti­vo da Ala­go, Faus­to Cos­ta, desta­cou que a parce­ria entre a asso­ci­ação e Fur­nas é fun­da­men­tal para o desen­volvi­men­to de quais­quer ações que pos­sam traz­er bene­fí­cios econômi­cos, soci­ais e ambi­en­tais para a pop­u­lação dos municí­pios do entorno do Lago de Fur­nas.

Ele disse, ain­da,  que o pro­je­to Iara “é mais uma ação con­jun­ta de preser­vação da natureza e, em espe­cial, de con­sci­en­ti­za­ção de pes­soas para a importân­cia de não descar­tar obje­tos polu­entes na natureza”.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d