...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Efemérides, Meios de comunicação / Retrospectiva 2021: confira as principais notícias de outubro

Retrospectiva 2021: confira as principais notícias de outubro

Repro­dução: © Arte/Agência Brasil

Em outubro a queda no número de óbitos por covid-19 foi de quase 90%


Pub­li­ca­do em 29/12/2021 — 06:48 Por Agên­cia Brasil — Brasília

O Brasil atingiu, no dia 8 de out­ubro, a mar­ca de 600 mil vidas per­di­das para a covid-19. Porém, a Fun­dação Oswal­do Cruz (Fiocruz) apon­tou a desacel­er­ação dos casos e mortes cau­sa­dos pela doença. Logo no dia 1º, estu­do mostrou redução nos números abso­lu­tos de óbitos de 42,6% e de inter­nações de 27,7%.

No dia 19, foi anun­ci­a­do que, seis meses após o reg­istro da maior média móv­el de mortes durante a pan­demia, ver­i­fi­ca­do em 19 de abril, em out­ubro a que­da no número de óbitos foi de quase 90% – tendên­cia que se acu­mula­va des­de jun­ho.

Assista na TV Brasil


A Comis­são Par­la­men­tar de Inquéri­to (CPI) da Pan­demia do Sena­do foi final­iza­da no fim do mês, mais pre­cisa­mente no dia 26. O doc­u­men­to final, elab­o­ra­do pelo rela­tor da comis­são, Renan Cal­heiros (MDB-AL), con­tin­ha 1.299 pági­nas e pedia o indi­ci­a­men­to de 78 pes­soas, entre elas o pres­i­dente da Repúbli­ca, Jair Bol­sonaro.

Repro­dução:  Sessão para leitu­ra do relatório da CPI da Pan­demia. — Marce­lo Camargo/Agência Brasil

O Min­istério Públi­co de São Paulo (MPSP) pas­sou a inves­ti­gar denún­cias de que a oper­ado­ra de saúde Pre­vent Senior, teria uti­liza­do o chama­do kit covid em pacientes que acabaram mor­ren­do. O órgão inves­ti­ga a relação entre as mortes e admin­is­tração dos medica­men­tos.

Combustíveis

O Con­sel­ho Nacional de Políti­ca Fazendária (Con­faz) aprovou, por una­n­im­i­dade, no dia 29, o con­ge­la­men­to do val­or do Impos­to sobre Cir­cu­lação de Mer­cado­rias e Serviços (ICMS) cobra­do nas ven­das de com­bustíveis por 90 dias, como for­ma de ten­tar con­ter a alta nos preços.

Veja na TV Brasil

Pandora Papers

Uma inves­ti­gação de um con­sór­cio inter­na­cional de jor­nal­is­tas com base em doc­u­men­tos vaza­dos – chama­da de Pan­do­ra Papers – rev­el­ou a existên­cia de off­shores no nome do min­istro da Econo­mia, Paulo Guedes, e do pres­i­dente do Ban­co Cen­tral, Rober­to Cam­pos Neto. No mes­mo dia em que as infor­mações foram divul­gadas, os min­istros dis­ser­am que as empre­sas foram declar­adas à Recei­ta Fed­er­al, à Comis­são de Éti­ca Públi­ca e às demais autori­dades brasileiras com­pe­tentes e que não havia vio­lação à leg­is­lação.

Sem redes sociais

No iní­cio do mês, no dia 4, o Face­book, o What­sApp e o Insta­gram ficaram inacessíveis no iní­cio da tarde e começaram a ser resta­b­ele­ci­dos para os usuários ape­nas por vol­ta das 19h20 do mes­mo dia.

 

Edição: Clau­dia Fel­czak

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d