...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Retrospectiva 2021: conheça as principais notícias de março

Retrospectiva 2021: conheça as principais notícias de março

Repro­dução: © Arte/Agência Brasil

Novo ministro da Saúde e PIS/Cofins zeradas foram destaque do mês


Pub­li­ca­do em 22/12/2021 — 06:45 Por Agên­cia Brasil — Brasília

O mês de março começou com 18 esta­dos brasileiros mais o Dis­tri­to Fed­er­al com ocu­pação de leitos de unidade de ter­apia inten­si­va (UTI) para covid-19 em mais de 80%, sendo que dez estavam com ocu­pação aci­ma de 90%. Com o avanço da pan­demia, a bus­ca por mais imu­nizantes se inten­si­fi­cou. Gov­er­nadores de 18 esta­dos e do Dis­tri­to Fed­er­al vis­i­taram as insta­lações da União Quími­ca, que seria respon­sáv­el por pro­duzir a vaci­na e pedi­ram celeri­dade à Agên­cia Nacional de Vig­ilân­cia San­itária (Anvisa) para aprovação do imu­nizante.

Por parte do gov­er­no, foi san­ciona­da a lei que autor­iza­va a União a aderir à estraté­gia Cov­ax Facil­i­ty, aliança inter­na­cional da Orga­ni­za­ção Mundi­al da Saúde (OMS) volta­da para aquisição e dis­tribuição de vaci­nas a diver­sos país­es.

Ouça na Radioagência Nacional

Foi tam­bém em fevereiro que o Min­istério da Saúde assi­nou a intenção de com­pra das vaci­nas da Pfiz­er e da Janssen.

Março tam­bém foi o mês da primeira vaci­nação em mas­sa con­tra o coro­n­avírus. A escol­hi­da foi a cidade de  Ser­rana (SP). A pop­u­lação par­ticipou de estu­do clíni­co do Insti­tu­to Butan­tan para medir a eficá­cia da Coro­n­aVac con­tra a dis­sem­i­nação do novo coro­n­avírus.

E no fim do mês – mais pre­cisa­mente no dia 23 – o então min­istro da Saúde, Eduar­do Pazuel­lo, deixou o car­go. No lugar dele, assum­iu o médi­co car­di­ol­o­gista Marce­lo QueirogaO novo min­istro desta­cou a importân­cia de a pop­u­lação se enga­jar nas medi­das de pre­venção à covid-19, incluin­do o uso de más­caras e dis­tan­ci­a­men­to social.

Assista na TV Brasil

Alíquota Pis/Cofins zerada

Logo no iní­cio do mês, o pres­i­dente Jair Bol­sonaro zer­ou a alíquo­ta PIS e Cofins do diesel e do gás de coz­in­ha com o obje­ti­vo de diminuir os trib­u­tos sobre ess­es itens e, dessa for­ma, ten­tar con­ter o avanço dos preços. No dia 16, o Con­sel­ho do Pro­gra­ma de Parce­rias de Inves­ti­men­tos (CPPI) decid­iu incluir a Eletro­bras, os Cor­reios e a Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC) no Pro­gra­ma Nacional de Deses­ta­ti­za­ção (PND).

Política

O ex-gov­er­nador do Rio de Janeiro, Sér­gio Cabral — Val­ter Cam­pana­to Arquivo/Agência Brasil — Val­ter Cam­pana­to Arquivo/Agência Brasil

No iní­cio do mês, no dia 4, o ex-gov­er­nador do Rio de Janeiro Sér­gio Cabral foi con­de­na­do a mais dez anos de prisão, que se somaram a 332 anos de reclusão por crimes de fraudes inves­ti­ga­dos pela Oper­ação Lava Jato. No mes­mo dia, out­ro ex-gov­er­nador do Rio, Antony Garot­in­ho, teve a pena aumen­ta­da e se tornou inelegív­el por oito anos.  No dia 8, o min­istro Edson Fachin, do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), decid­iu anu­lar as con­de­nações do ex-pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va na Lava Jato. O min­istro enten­deu que a 13ª Vara Fed­er­al em Curiti­ba não tin­ha com­petên­cia legal para jul­gar as acusações.

Auxílio emergencial

Ain­da em março, o pres­i­dente Jair Bol­sonaro envi­ou ao Con­gres­so Nacional a medi­da pro­visória que insti­tui o Auxílio Emer­gen­cial 2021, para aten­der à pop­u­lação mais vul­neráv­el. O tex­to pre­vê o paga­men­to de qua­tro parce­las men­sais de R$ 250, em média.

Assista na TV Brasil

Edição: Clau­dia Fel­czak

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d