...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Vigilância Sanitária fecha abrigo com idosos em condições precárias

Vigilância Sanitária fecha abrigo com idosos em condições precárias

Abrigo funcionava irregularmente em Paciência, zona oeste do Rio

Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 27/11/2025 — 07:59
Rio de Janeiro
14/06/2023 Brasília (DF) - Lar dos velhinhos - Dia 15/06/2023, Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Foto Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Repro­dução: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Poli­ci­ais da Del­e­ga­cia Espe­cial de Atendi­men­to à Pes­soa da Ter­ceira Idade (Deap­ti), em ação con­jun­ta com a Vig­ilân­cia San­itária do Rio, res­gataram, nes­sa quar­ta-feira (26), sete idosos em um abri­go que fun­ciona­va irreg­u­lar­mente em Paciên­cia, na zona oeste da cidade. As víti­mas foram encon­tradas soz­in­has, viven­do em condições precárias e insalu­bres. O local foi inter­di­ta­do pela Vig­ilân­cia San­itária Munic­i­pal. 

O local não tin­ha autor­iza­ção para fun­cionar como Insti­tu­ição de Lon­ga Per­manên­cia para Idosos (ILPI). No momen­to da ação, não foi encon­tra­da uma equipe de atendi­men­to para realizar as ativi­dades bási­cas. A residên­cia esta­va em condições precárias e os ali­men­tos estavam acondi­ciona­dos de for­ma insalu­bre.

Os respon­sáveis pelo insti­tu­to não estavam pre­sentes, mas já foram iden­ti­fi­ca­dos e devem respon­der por exer­cí­cio irreg­u­lar de ativi­dade e exposição a risco da saúde de pes­soas idosas. As víti­mas pas­sarão por avali­ação médi­ca, deven­do ser encam­in­hados a out­ras insti­tu­ições ou entregues aos famil­iares.

O Insti­tu­to Munic­i­pal de Vig­ilân­cia San­itária par­ticipou da ação e con­sta­tou tratar-se de esta­b­elec­i­men­to clan­des­ti­no, com ausên­cia de doc­u­men­tação ade­qua­da, incluin­do a licença de fun­ciona­men­to e condições san­itárias e estru­tu­rais insat­is­fatórias.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d