...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Noticias / Exposição na Fiesp apresenta o mundo de Charles Darwin

Exposição na Fiesp apresenta o mundo de Charles Darwin

darwin_exposicao_fiesp

Repro­dução: © Divulgação/FIESP

Mostra contextualiza elaboração da teria da evolução das espécies


Pub­li­ca­do em 17/07/2021 — 18:57 Por Elaine Patri­cia Cruz – Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

Depois de uma pas­sagem pelo Rio de Janeiro, a mostra Dar­win: Ori­gens & Evolução desem­bar­ca no Cen­tro Cul­tur­al Fiesp, na Aveni­da Paulista, em São Paulo. A exposição apre­sen­ta a tra­jetória do biól­o­go inglês Charles Dar­win (1809–1882) e con­tex­tu­al­iza o proces­so de elab­o­ração de sua teo­ria da evolução das espé­cies, uma das mais impor­tantes do pen­sa­men­to mod­er­no.

A exposição con­ta com 332 peças de acer­vos de história nat­ur­al, obras de arte, insta­lações inter­a­ti­vas, gravuras históri­c­as, tex­tos críti­cos e coleções biológ­i­cas, como ani­mais taxi­der­miza­dos, crânios e fós­seis. Ela é divi­di­da em qua­tro núcleos: A ciên­cia antes de Dar­win; Um novo tem­po; A jor­na­da do Bea­gle A origem das espé­cies. A con­cepção e curado­ria da exposição é do estú­dio M’Baraká e de Mag­a­li Romero Sá, douto­ra em História da Ciên­cia e vice-dire­to­ra de Pesquisa e Divul­gação Cien­tí­fi­ca da Fun­dação Oswal­do Cruz (FioCruz).

Na mostra serão exibidas coleções do Museu Nacional, Museu de Ciên­cias da Ter­ra e do Insti­tu­to de Pesquisas Jardim Botâni­co, no Rio de Janeiro. Na Fiesp, ela con­ta tam­bém com a curado­ria cien­tí­fi­ca do Museu Biológi­co do Butan­tan e do Museu de Zoolo­gia da Uni­ver­si­dade de São Paulo (MZUSP).

Já entre as obras de arte estão tra­bal­hos de artis­tas como Gisela Mot­ta, Lean­dro Lima, Tia­go Sant’Ana, Fer­nan­do Lin­dote, Mari­ka Sei­dler e Juan Fontanive. Além dis­so, há dois dio­ra­mas cri­a­dos espe­cial­mente para a exposição pelo design­er de bonecos Bruno Dante, ilus­tran­do parte da história da pro­dução cien­tí­fi­ca no Brasil.

Para a exposição em São Paulo foi incluí­da a escul­tura Cana-col­u­na, do artista baiano Tia­go Sant’Ana e as ani­mações analóg­i­cas de Juan Fontanive, que se uti­lizam da lin­guagem do flip-book.

A mostra apre­sen­ta tam­bém obras do nat­u­ral­ista e ilustrador João Bar­bosa Rodrigues (1842–1909), que dirigiu o Jardim Botâni­co, entre 1890 e 1909.

A exposição, que teve iní­cio no dia 7 de jul­ho, tem entra­da gra­tui­ta, medi­ante agen­da­men­to pelo site. Ela fica em car­taz até o dia 30 de dezem­bro.

Quem não pud­er vis­i­tar a mostra pres­en­cial­mente, pode con­hecê-la de for­ma vir­tu­al. No site www.mostradarwin.com.br/exposicao, o públi­co pode aces­sar mais con­teú­dos da exposição e aproveitar os cin­co jogos e três ani­mações inédi­tas, cri­a­dos por uma equipe mul­ti­dis­ci­pli­nar, com a direção artís­ti­ca do estú­dio M’Baraká e desen­volvi­dos pelo design­er de inter­ação Luiz Lud­wig com o estú­dio Man­del­brot. O site é acessív­el e con­ta com vídeos em libras, audio­gu­ia e áudio descrição.

Edição: Kel­ly Oliveira

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d