...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Saúde / Agência Brasil explica o certificado digital de vacina contra covid-19

Agência Brasil explica o certificado digital de vacina contra covid-19

 

banner_destaque_gd_explica2020v01b

Repro­dução: © Agên­cia Brasil

Documento comprova a conclusão do esquema vacinal


Pub­li­ca­do em 02/08/2021 — 09:15 Por Agên­cia Brasil — Brasília

Para quem já com­ple­tou a vaci­nação con­tra covid-19, seja com imu­nizante de uma ou de duas dos­es, é pos­sív­el obter um Cer­ti­fi­ca­do Nacional de Vaci­nação especí­fi­co para a doença, emi­ti­do pelo Min­istério da Saúde de for­ma eletrôni­ca, por meio do site e do aplica­ti­vo do sis­tema Conecte SUS.

O doc­u­men­to serve como com­pro­vação legal de con­clusão do esque­ma vaci­nal e pode ser útil, por exem­p­lo, para via­jantes que plane­jam ir a país­es que per­mitem a entra­da de brasileiros medi­ante a apre­sen­tação de com­pro­vante de vaci­nação.

O cer­ti­fi­ca­do, con­tu­do, não tem val­i­dade inter­na­cional, fican­do a critério de cada país decidir sobre sua aceitação. O mais recomen­da­do é que quem pre­tende via­jar para fora do Brasil con­sulte as infor­mações mais atu­al­izadas jun­to à embaix­a­da do país que pre­tende vis­i­tar.

A Suíça e a França, por exem­p­lo, foram uns dos poucos país­es que anun­cia­ram, recen­te­mente, a aber­tu­ra das fron­teiras para brasileiros vaci­na­dos. Out­ros país­es da Europa pos­suem difer­entes tipos de restrições. Os Esta­dos Unidos, por sua vez, já anun­cia­ram que não devem exi­gir imu­niza­ção con­tra covid-19 para entra­da, emb­o­ra man­ten­ham restrições a brasileiros com base em out­ros critérios san­itários.

A Aliança Cov­ax, da Orga­ni­za­ção Mundi­al da Saúde (OMS), pediu, no iní­cio de jul­ho, que todos os país­es em proces­so de aber­tu­ra aceit­em via­jantes que forem imu­niza­dos com uma das seis vaci­nas aprovadas pela enti­dade. São elas: Janssen, da John­son & John­son; Cov­ishield, da AstraZeneca; Coro­n­avac, da Sino­vac; e as vaci­nas da Mod­er­na e da Sinopharm.

Atual­mente, a Agên­cia Nacional de Vig­ilân­cia San­itária (Anvisa) emite um Cer­ti­fi­ca­do Inter­na­cional de Vaci­nação (CIVP) para via­jantes, mas que abrange somente a febre amarela, doença para a qual já há acor­dos inter­na­cionais que reg­u­la­men­tam a cer­ti­fi­cação. O órgão aler­ta que “no momen­to, não há deter­mi­nação da OMS e do Min­istério da Saúde para emis­são de CIVP da vaci­na de covid-19.”

Aplicativo Conecte Sus.
Repro­dução: Aplica­ti­vo Conecte SUS — Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Conecte SUS

Para emi­tir o Cer­ti­fi­ca­do Nacional de Vaci­nação, é necessário aces­sar o site ou o aplica­ti­vo Conecte SUS.

Para ter aces­so ao Conecte SUS, é necessário ter um login na platafor­ma Gov.br, por­tal de serviços dig­i­tais do gov­er­no fed­er­al. Quem ain­da não se cadas­trou pode faz­er na hora, seja aces­san­do o site ou o aplica­ti­vo.

Uma vez feito o login, ao clicar no ícone Cidadão, a pes­soa terá aces­so a uma série de serviços, incluin­do o históri­co de uti­liza­ção do SUS. Na opção do menu Vaci­nas, deve con­star as dos­es con­tra covid-19 que foram tomadas.

Para emi­tir o CNV, deve-se mar­car a opção Cer­ti­fi­ca­do de Vaci­nação. O sis­tema fornecerá então um códi­go de 16 dígi­tos e um QR Code para val­i­dação do doc­u­men­to, que poderá ser baix­a­do em for­ma­to PDF em três lín­guas: por­tuguês, inglês e espan­hol.

No aplica­ti­vo Conecte SUS, o pro­ced­i­men­to é sim­i­lar. Uma vez insta­l­a­do no celu­lar e feito o login por meio do cadas­tro na platafor­ma Gov.br, o usuário deve clicar na opção Vaci­nas, que estará na pági­na ini­cial. Deve-se então sele­cionar a vaci­na con­tra covid-19 e sele­cionar a opção Cer­ti­fi­ca­do de Vaci­nação.

O aplica­ti­vo dá tam­bém a opção de baixar uma ver­são em PDF do com­pro­vante.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d