...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Cidade do Rio inicia projeto de expansão de ciclovias

Cidade do Rio inicia projeto de expansão de ciclovias

Repro­dução: © Arquivo/Fernando Frazão/Agência Brasil

Meta de ampliar as ciclovias e ciclofaixas em 160 quilômetros


Pub­li­ca­do em 25/09/2021 — 15:27 Por Vitor Abdala — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

O municí­pio do Rio de Janeiro deu hoje (25) o pon­tapé ini­cial para seu pro­je­to de aumen­tar em 35%, até 2029, sua mal­ha cicloviária, que atual­mente con­ta com cer­ca de 450 quilômet­ros. A meta de ampli­ar as ciclovias e ciclo­faixas em 160 quilômet­ros (km) está pre­vista no Plano de Desen­volvi­men­to Sus­ten­táv­el e Ação Climáti­ca (PDS) do Rio de Janeiro, lança­do no iní­cio de jun­ho deste ano.

A pro­pos­ta é implan­tar 123 novos tre­chos de infraestru­tu­ra cicloviária no municí­pio. O primeiro pro­je­to do plano, anun­ci­a­do neste sába­do, é uma via de 3 km exclu­si­va para bici­cle­tas que lig­ará, pela Aveni­da Vereador Alceu de Car­val­ho (Estra­da do Rio Mor­to), a ciclovia da orla do Recreio àquela exis­tente na Estra­da dos Ban­deirantes, ambas na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Segun­do a prefeitu­ra, o edi­tal está em fase de con­clusão e o iní­cio das obras está pre­vis­to ain­da para 2021.

A prefeitu­ra con­sid­era que a cober­tu­ra da mal­ha cicloviária é peque­na no municí­pio, uma vez que rep­re­sen­ta ape­nas 4% de todas as vias da cidade. Além da ampli­ação da mal­ha, o pro­je­to pre­vê a requal­i­fi­cação de todas as vias exis­tentes até 2026.

O obje­ti­vo é aumen­tar o per­centu­al de car­i­o­cas que usam a bici­cle­ta como meio de trans­porte prin­ci­pal, que era de 1,02% em 2011, para 4% em 2030, e qua­dru­plicar as via­gens diárias de bici­cle­ta na cidade.

“A gente aderiu, como cidade líder, à cam­pan­ha glob­al de Cidades Ped­aláveis [do Insti­tu­to de Políti­cas de Trans­porte e Desen­volvi­men­to, ITDP], ten­tan­do estar entre as 25 cidades do mun­do que lid­er­am essa pau­ta”, expli­cou a secretária munic­i­pal de Trans­portes, Maí­na Celi­do­nio.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d