...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Belo Horizonte libera o uso de máscaras em ambientes fechados

Belo Horizonte libera o uso de máscaras em ambientes fechados

Repro­dução: © Raquel Portugal/FioCruz

Secretaria observou a diminuição dos casos da covid-19 na cidade


Pub­li­ca­do em 28/04/2022 — 10:46 Por Agên­cia Brasil — Brasília

O uso de más­caras deixa de ser obri­gatório na maior parte dos ambi­entes fecha­dos na cidade de Belo Hor­i­zonte, incluin­do esco­las e comér­cios, a par­tir des­ta quin­ta-feira (28), con­forme o Decre­to nº 17.943 assi­na­do ontem (27) pelo prefeito Fuad Noman e pub­li­ca­do no Diário Ofi­cial do municí­pio. A medi­da, no entan­to, man­tém ain­da a obri­ga­to­riedade do uso de más­cara no trans­porte cole­ti­vo e esco­lar, nos serviços de saúde e em self-ser­vice de restau­rantes.

“O uso da más­cara pas­sa a ser fac­ul­ta­ti­vo, quem quis­er usar a más­cara, usa, mas aca­ba a obri­ga­to­riedade”, disse o prefeito. Segun­do Fuad, a medi­da foi ado­ta­da após avali­ação fei­ta pelos téc­ni­cos da Sec­re­taria Munic­i­pal de Saúde, jun­to com a ciên­cia.

“Isto não quer diz­er que é o tér­mi­no da pan­demia, mas todos os nos­sos pro­to­co­los, que foram muito bem segui­dos pela pop­u­lação, per­mi­ti­ram que nós tivésse­mos esta­bil­i­dade no nív­el baixo com relação às noti­fi­cações, con­fir­mações e óbitos”, disse a secretária de Saúde, Cláu­dia Navar­ro, em nota.

Ela infor­mou que foi obser­va­da diminuição dos casos da covid-19 na cidade, com os dados dos últi­mos dias infe­ri­ores a 10 por 100 mil habi­tantes. “A taxa de pos­i­tivi­dade de testes para a detecção da doença tam­bém caiu de 23,17% no mês fevereiro para 5,64% em março e, até o momen­to, 1,39% em abril. Além da diminuição da taxa de letal­i­dade, pas­san­do de 2,28% em 2020 para 0,69% este ano”, infor­ma a sec­re­taria na nota.

O municí­pio dev­erá ain­da pub­licar uma por­taria revo­gan­do todas as regras especí­fi­cas para as diver­sas ativi­dades e esta­b­elec­i­men­tos, que pas­sarão a seguir um pro­to­co­lo ger­al úni­co, que, por exem­p­lo, deixará de exi­gir a apre­sen­tação de testes com resul­ta­do neg­a­ti­vo para a covid-19 ou com­pro­vante de vaci­nação para even­tos.

“Out­ra mudança é em relação aos velórios em cemitérios públi­cos, que deixarão de ter lim­ite de pes­soas. As novas definições fazem parte do proces­so grad­ual e seguro de flex­i­bi­liza­ção ado­ta­do pelo municí­pio des­de o iní­cio da pan­demia”, infor­mou a sec­re­taria.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d