...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Eleições 2022 / Confira o dia dos candidatos à Presidência da República

Confira o dia dos candidatos à Presidência da República

Repro­dução: © Agên­cia Brasil

Agenda dos presidenciáveis foi agitada no primeiro sábado de campanha


Pub­li­ca­do em 20/08/2022 — 16:33 Por Marce­lo Brandão, Karine Melo e Léo Rodrigues — repórteres da Agên­cia Brasil — São Paulo

Ouça a matéria:

O primeiro final de sem­ana de cam­pan­ha eleitoral movi­men­tou a agen­da da maio­r­ia dos 12 can­didatos à Presidên­cia. Neste sába­do (20), alguns optaram por comí­cio e passea­ta para ampli­ar o con­ta­to com os eleitores, out­ros pro­duzi­ram mate­ri­ais de cam­pan­ha em sessões fotográ­fi­cas ou gravações para a tele­visão.

Ciro Gomes (PDT) esteve em Cam­po Grande (RJ) para uma cam­in­ha­da nes­ta man­hã. Ele con­ver­sou com a pop­u­lação e, em dis­cur­so, afir­mou defend­er um pro­je­to de mudança para super­ar a fome e o endi­vi­da­men­to das famílias. “Quase 70 mil­hões de brasileiros estão humil­ha­dos com o nome sujo no SPC [Serviço de Pro­teção ao Crédi­to] e não é porque o povo brasileiro é caloteiro. É porque há 25 anos se cobra a taxa de juros mais imoral e ver­gonhosa que empo­brece o povo”, disse o can­dida­to afir­man­do que irá mudar essa situ­ação se eleito. Ciro per­cor­reu ruas de São Gonça­lo (RJ).

Já o Con­sti­tu­inte Eymael (DC) aproveitou o sába­do para des­cansar com a família e não cumpriu agen­da ofi­cial.

O pres­i­den­ciáv­el Felipe D’Avila (Novo) fez gravações para o pro­gra­ma de tele­visão da cam­pan­ha eleitoral.

O can­dida­to à reeleição, Jair Bol­sonaro (PL) esteve na cidade de Rezende (RJ), onde encon­trou apoiadores e ace­nou para car­ros e motos, no que ele chamou de “sen­tir a tem­per­atu­ra da pop­u­lação”. Em trans­mis­são nas suas redes soci­ais, Bol­sonaro agrade­ceu a Deus pela mis­são de ser pres­i­dente da Repúbli­ca e pediu apoio dos eleitores.  “A gente está nes­sa empre­ita­da bus­can­do a reeleição, se esse for o teu entendi­men­to. Caso con­trário, a gente respei­ta. Mas a nos­sa democ­ra­cia, a nos­sa liber­dade aci­ma de tudo”, disse ele.

Leonar­do Péri­cles real­i­zou nes­ta man­hã uma cam­in­ha­da em Mauá, na região met­ro­pol­i­tana de São Paulo, onde apre­sen­tou suas pro­postas para a pop­u­lação.

Luiz Iná­cio Lula da Sil­va (PT) fez o lança­men­to ofi­cial de sua can­di­datu­ra em um comí­cio no Vale do Anhangabaú, na cap­i­tal paulista. Durante sua fala, Lula falou que, se eleito, pre­tende rea­jus­tar a tabela do Impos­to de Ren­da. Ele tam­bém prom­e­teu voltar a rea­jus­tar o salário mín­i­mo anual­mente, aci­ma da inflação. Lula tam­bém falou sobre religião. “Quero diz­er que eu defen­do o esta­do laico. O Esta­do não tem que ter religião. Todas as religiões devem ser defen­di­das pelo Esta­do. E as igre­jas não devem ter par­tido políti­co porque as igre­jas devem cuidar da fé e da espir­i­tu­al­i­dade”, com­ple­tou.

O can­dida­to Pablo Marçal (Pros) par­ticipou de um “ade­si­vaço” em car­ros de apoiadores em São Paulo.

Rober­to Jef­fer­son (PTB) está em prisão domi­cil­iar e não cumpriu agen­da públi­ca.

A senado­ra Simone Tebet (MDB), can­di­da­ta do MDB à Presidên­cia par­ticipou de um ato em São Paulo bati­za­do de “arran­ca­da da cam­pan­ha”. Ao lado de políti­cos, Tebet se apre­sen­tou como uma can­di­da­ta com “ficha limpa”.  A can­di­da­ta defend­eu a plu­ral­i­dade no país que hoje, segun­do ela, dis­crim­i­na as mino­rias. Ela tam­bém voltou a diz­er que, se elei­ta, pre­tende erradicar a pobreza no Brasil e zer­ar a fila em crech­es para cri­anças de três a cin­co anos. Neste sába­do, a pres­i­den­ciáv­el tam­bém se dedi­cou à gravação de pro­gra­mas eleitorais para rádio e TV.

A can­di­da­ta Sofia Man­zano (PCB) par­ticipou de uma plenária em Duque de Caixas (RJ). Ela apre­sen­tou algu­mas das pro­postas do cam­po econômi­co, que pre­vê um proces­so de trib­u­tação pro­gres­si­va, com trib­u­tação das grandes for­tu­nas, dos lucros e div­i­den­dos que são dis­tribuí­dos para os acionistas, e trib­u­tação acen­tu­a­da dos bens de con­sumo de luxo “Quan­do se dimin­uem as alíquo­tas de impos­tos na cadeia pro­du­ti­va e colo­ca a acen­tu­ação do proces­so de trib­u­tação na ren­da e na pro­priedade, nós per­miti­mos que a dis­tribuição da trib­u­tação reca­ia sobre quem gan­ha mais, quem tem maiores pro­priedades, quem con­some bens de luxo”, disse.

Soraya Thron­icke (União Brasil) esteve pela man­hã no Mato Grosso do Sul fazen­do o lança­men­to de sua can­di­datu­ra em seu esta­do natal. Ela afir­mou em dis­cur­so ter como prin­ci­pal pro­pos­ta o Impos­to Úni­co Fed­er­al. “Seja de dire­i­ta, seja de esquer­da, seja de cen­tro, temos um prob­le­ma ain­da, que é um prob­le­ma de todo brasileiro: a nos­sa econo­mia. Isso dói no bol­so do pobre, do rico, de todos. Se a gente resolver a econo­mia, tudo vai ser resolver”, disse ela. A pro­pos­ta do Impos­to Úni­co Fed­er­al, elab­o­ra­do pelo econ­o­mista Mar­cos Cin­tra, pre­vê a sub­sti­tu­ição de todos os trib­u­tos de natureza declaratória por ape­nas um.

A pres­i­den­ciáv­el Vera (PSTU) aproveitou o sába­do para faz­er uma sessão fotográ­fi­ca.

Edição: Fer­nan­da Cruz

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Médico de Bolsonaro confirma traumatismo craniano leve

Ex-presidente passou por exames após cair em cela na PF Pedro Rafael Vilela — Repórter …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d