...
sábado ,22 junho 2024
Home / Justiça / TSE abre ação para apurar atos contra sistema eleitoral

TSE abre ação para apurar atos contra sistema eleitoral

Repro­du­ção: © Mar­cel­lo Casal JrA­gên­cia Bra­sil

Presidente Jair Bolsonaro tem cinco dias para apresentar defesa


Publi­ca­do em 15/12/2022 — 20:24 Por Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

O minis­tro do Tri­bu­nal Supe­ri­or Elei­to­ral (TSE) Bene­di­to Gon­çal­ves acei­tou a aber­tu­ra de ação de inves­ti­ga­ção elei­to­ral soli­ci­ta­da pela Coli­ga­ção Bra­sil da Espe­ran­ça, for­ma­da por par­ti­dos que apoi­am o PT, con­tra o pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro, o gene­ral Bra­ga Net­to, e depu­ta­dos elei­tos do PL. 

No pro­ces­so, o PT ale­ga que os acu­sa­dos pra­ti­ca­ram “atos aten­ta­tó­ri­os” con­tra o sis­te­ma elei­to­ral bra­si­lei­ro por meio das redes soci­ais duran­te das elei­ções.

Na deci­são assi­na­da ontem (14), o minis­tro, que é cor­re­ge­dor da Jus­ti­ça Elei­to­ral, enten­deu que a ação pre­en­che os requi­si­tos para ser aber­ta.

“Em pri­mei­ra aná­li­se, a peti­ção ini­ci­al pre­en­che os requi­si­tos de admis­si­bi­li­da­de. Des­se modo, deter­mi­no a cita­ção dos réus, para que apre­sen­tem defe­sa no pra­zo de cin­co dias”, deci­diu o minis­tro.

Defesa

Mais cedo, em vídeo divul­ga­do nas redes soci­ais, o pre­si­den­te do PL, depu­ta­do fede­ral Val­de­mar da Cos­ta Neto, dis­se que foi sur­pre­en­di­do com a deci­são do TSE e afir­mou que os par­la­men­ta­res têm liber­da­de para defen­de­rem suas posi­ções.

“A Cons­ti­tui­ção é cla­ra. O depu­ta­do e o sena­dor têm auto­no­mia para falar o que ele bem enten­der, des­de que não este­ja fazen­do mal. Eles estão defen­den­do as posi­ções deles. Nós vamos lutar até o final, por­que o que é fei­to de manei­ra erra­da não pode dar cer­to”, afir­mou.

Edi­ção: Ali­ne Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Quase 1/4 do território brasileiro pegou fogo nos últimos 40 anos

Repro­du­ção: © Joéd­son Alves/Agência Bra­sil Dado inclui incêndios naturais e causados pelo homem Publicado em …