...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Operação com 70 mil profissionais garantirá segurança do Enem

Operação com 70 mil profissionais garantirá segurança do Enem

Repro­dução: © Val­ter Campanato/Agência Brasil

Órgãos federais e estaduais atuarão de forma integrada


Pub­li­ca­do em 12/11/2022 — 14:26 Por Well­ton Máx­i­mo — Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Com quase 3,4 mil­hões de inscritos, a edição de 2022 do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) terá um esque­ma de segu­rança recorde. Mais de 70 mil profis­sion­ais de órgãos fed­erais e estad­u­ais mon­i­torarão ocor­rên­cias e evi­tarão vaza­men­tos sob a coor­de­nação do Min­istério da Justiça e Segu­rança Públi­ca (MJSP).

Os tra­bal­hos serão super­vi­sion­a­dos do Cen­tro Inte­gra­do de Coman­do e Con­t­role Nacional do min­istério, em Brasília. Além de atu­arem durante a apli­cação de provas, para evitarem colas e vaza­men­tos, os agentes tra­bal­harão a logís­ti­ca que pre­cede o even­to, mon­i­toran­do a saí­da de provas da grá­fi­ca, a escol­ta de mal­otes, as rotas de dis­tribuição e os locais de armazena­men­to.

A atu­ação integra­da envolve os seguintes órgãos: Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep), Polí­cia Fed­er­al (PF), Polí­cia Rodoviária Fed­er­al (PRF), Min­istério da Defe­sa (MD), Empre­sa Brasileira de Cor­reios e Telé­grafos (ECT), Sec­re­tarias de Segu­rança Públi­ca — Polí­cias Mil­i­tar e Civ­il, Cor­po de Bombeiros, Defe­sa Civ­il e Serviço de Atendi­men­to Móv­el de Urgên­cia (Samu) — Guardas Munic­i­pais, con­ces­sionárias de ener­gia, água e tele­fo­nia e o con­sór­cio apli­cador da pro­va.

Cada órgão atu­ará den­tro da sua atribuição legal. Caberá à Sec­re­taria de Oper­ações Integradas (Seopi), vin­cu­la­da ao Min­istério da Justiça e Segu­rança Públi­ca, pro­mover a inte­gração das insti­tu­ições par­tic­i­pantes de oper­ações nacionais ou region­ais. Nos esta­dos, o mon­i­tora­men­to da Oper­ação Enem 2022 será feito pelos Cen­tros Inte­gra­dos de Coman­do e Con­t­role Estad­u­ais (CIC­CEs) ou sim­i­lares.

Neste ano, 3.396.632 estu­dantes se inscrever­am para o Enem. O exame avalia o desem­pen­ho dos estu­dantes do ensi­no médio e serve de aces­so à edu­cação supe­ri­or e a finan­cia­men­tos e pro­gra­mas de apoio estu­dan­tis. Do total de inscritos, 3.331.566 farão o teste impres­so e 65.066 a ver­são dig­i­tal, disponív­el des­de 2021. A apli­cação da pro­va impres­sa acon­tece em neste domin­go (13) e no próx­i­mo domin­go (20), em 1.747 municí­pios.

Em 10 e 11 de janeiro de 2023, o Enem será apli­ca­do para 72.191 can­didatos pri­va­dos de liber­dade. Para este públi­co, as provas têm o mes­mo nív­el de difi­cul­dade do Enem reg­u­lar. A apli­cação ocorre den­tro de unidades pri­sion­ais e socioe­d­uca­ti­vas indi­cadas pelos respec­tivos órgãos de admin­is­tração pri­sion­al e socioe­d­uca­ti­va de cada unidade da Fed­er­ação.

Edição: Fer­nan­da Cruz

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d