...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Justiça / Governo recebe mais de 107 mil e‑mails sobre atos golpistas

Governo recebe mais de 107 mil e‑mails sobre atos golpistas

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

As denúncias citam nomes de participantes e autoridades


Pub­li­ca­do em 06/02/2023 — 18:22 Por Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O Min­istério da Justiça e Segu­rança Públi­ca rece­beu mais de 107 mil e‑mails com denún­cias sobre os atos anti­democráti­cos de 8 de janeiro. De acor­do com a Sec­re­taria de Aces­so à Justiça do min­istério, das mais de 107 mil men­sagens, foram anal­isadas 102.407 envi­adas por 27.457 denun­ciantes.

Nos e‑mails, há nomes de sus­peitos de par­tic­i­pantes, orga­ni­zadores e finan­ciadores dos ataques. Autori­dades, como dep­uta­dos, gov­er­nadores, prefeitos e vereadores, que teri­am con­vo­ca­do os atos foram men­cionadas em 7.003 men­sagens.

Con­forme as denún­cias, o Pix foi uma das fer­ra­men­tas mais usadas para angari­ar recur­sos para os atos. Ao menos 559 men­sagens citaram o uso do Pix. “O mapea­men­to é inter­es­sante porque, por meio do Pix, é pos­sív­el chegar a uma pes­soa que provavel­mente esta­va na orga­ni­za­ção dos atos”, expli­ca o secretário de Aces­so à Justiça, Mari­val­do Pereira.

Os dados cole­ta­dos foram envi­a­dos para a Polí­cia Fed­er­al, que inves­ti­ga os atos golpis­tas. “A gente não inves­ti­ga. Quem inves­ti­ga é a Polí­cia Fed­er­al, que é muito efi­ciente nis­so. Ela vai cruzar com out­ras bases de dados e faz­er o tra­bal­ho de detal­hamen­to das denún­cias”. Na últi­ma sex­ta-feira (3), a Polí­cia Fed­er­al (PF) defla­grou a quar­ta fase da Oper­ação Lesa Pátria, dan­do sequên­cia à iden­ti­fi­cação de pes­soas que par­tic­i­param, finan­cia­ram ou fomen­taram os atos golpis­tas.

 

Balanço do Ministério da Justiça sobre denúncias recebidas a respeito dos atos de 8 de janeiro.
Repro­dução: Fonte: Min­istério da Justiça e Segu­rança Públi­ca

A próx­i­ma fase do tra­bal­ho, con­forme a sec­re­taria do MJSP, será a de iden­ti­ficar bus­cas mais rel­e­vantes; abrir anex­os para iden­ti­ficar provas; orga­ni­zar per­fis denun­ci­a­dos para blo­queios; iden­ti­ficar CPFs, tele­fones, Pix e endereços; e tran­scr­ev­er áudio e vídeo.

Os e‑mails com as denún­cias foram envi­a­dos para o endereço eletrôni­co [email protected], cri­a­do pela pas­ta em 9 de janeiro, um dia após os atos que resul­taram na depredação do Palá­cio do Planal­to, Con­gres­so Nacional e do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF).

 

Edição: Car­oli­na Pimentel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d