...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / GSI divulga imagens do dia da invasão no Palácio do Planalto

GSI divulga imagens do dia da invasão no Palácio do Planalto

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Elas estavam sob sigilo por fazer parte de inquérito policial


Pub­li­ca­do em 23/04/2023 — 16:42 Por Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O Gabi­nete de Segu­rança Insti­tu­cional da Presidên­cia da Repúbli­ca (GSI) divul­gou, em seu site, arquiv­os das ima­gens das câmeras do cir­cuito inter­no de segu­rança do Palá­cio do Planal­to gravadas no dia 8 de janeiro de 2023. Nesse dia, cen­te­nas de man­i­fes­tantes invadi­ram e van­dalizaram a sede do Poder Exec­u­ti­vo.

As ima­gens estavam sob sig­i­lo por faz­er parte de inquéri­to poli­cial que inves­ti­ga os ataques de 8 de janeiro, mas tre­chos delas foram divul­gadas pela CNN na últi­ma quar­ta-feira (19). Na sex­ta-feira (21), o min­istro do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF) Alexan­dre de Moraes, rela­tor das inves­ti­gações sobre os atos golpis­tas, deter­mi­nou a que­bra do sig­i­lo das ima­gens para envio à inves­ti­gação que está em anda­men­to no STF.

O então min­istro-chefe do GSI, gen­er­al Gonçalves Dias, pediu demis­são depois de apare­cer nas ima­gens jun­to com out­ros fun­cionários da pas­ta, no momen­to em que os vân­da­los inva­di­am o Palá­cio. Pelo menos nove dess­es servi­dores foram iden­ti­fi­ca­dos pelo próprio GSI.

Imagens do Palácio do Planalto no dia dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.
Repro­dução: Ima­gens do Palá­cio do Planal­to no dia dos atos anti­democráti­cos de 8 de janeiro de 2023. — Gabi­nete de Segu­rança Institucional/Reprodução

Alexan­dre de Moraes deter­mi­nou que todos eles fos­sem ouvi­dos pela PF no pra­zo de 48 horas. A Polí­cia Fed­er­al (PF) está col­hen­do neste domin­go (23) os depoi­men­tos. Dias já prestou seu depoi­men­to antes do fim de sem­ana.

Na últi­ma sex­ta-feira (21), o min­istro das Relações Insti­tu­cionais, Alexan­dre Padil­ha, disse, em entre­vista, que os depoi­men­tos à PF são impor­tantes para apu­rar respon­s­abil­i­dades.

“Ima­gens, sobre­tu­do quan­do elas têm algum grau de edição, não são instru­men­tos que pos­sam provar abso­lu­ta­mente nada. São instru­men­tos que as insti­tu­ições que podem faz­er a apu­ração devem uti­lizar, como out­ros, para iden­ti­ficar a respon­s­abil­i­dade de todos aque­les que apare­cem”, disse o min­istro.

Padil­ha ressaltou que o ex-min­istro Gonçalves Dias tem uma “biografia” de serviços públi­cos presta­dos nas Forças Armadas e na segu­rança da Presidên­cia da Repúbli­ca em out­ros gov­er­nos. “Aque­las ima­gens, a pri­ori, não desmon­tam essa biografia, mas é muito impor­tante que ela sir­va de instru­men­to, com out­ros, para que a apu­ração seja fei­ta pela Polí­cia Fed­er­al e pelo Judi­ciário”.

O min­istro Padil­ha afir­mou ain­da que o pres­i­dente Lula solic­i­tou ao min­istro interi­no do GSI, Ricar­do Capel­li, que faça um raio‑x dos servi­dores que estão hoje no GSI e que pos­sam ter par­tic­i­pa­do dos atos golpis­tas.

Em nota divul­ga­da no dia 19, o GSI, infor­mou que os agentes estavam bus­can­do evac­uar o quar­to e o ter­ceiro piso para con­cen­trar os inva­sores no segun­do andar, onde foram pre­sos depois da chega­da da Polí­cia Mil­i­tar do Dis­tri­to Fed­er­al.

Na nota, o GSI infor­mou ain­da que as ações dos agentes da pas­ta no dia da invasão estão sendo inves­ti­gadas e, caso sejam com­pro­vadas con­du­tas irreg­u­lares, eles serão respon­s­abi­liza­dos.

Imagens do Palácio do Planalto no dia dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.
Repro­dução: Ima­gens do Palá­cio do Planal­to no dia dos atos anti­democráti­cos de 8 de janeiro de 2023. — Gabi­nete de Segu­rança Institucional/Reprodução

CPMI

Na entre­vista de sex­ta-feira, o min­istro Alexan­dre Padil­ha afir­mou que o gov­er­no está aguardan­do a insta­lação da Comis­são Par­la­men­tar Mista de Inquéri­to (CPMI) dos atos golpis­tas de 8 de janeiro para mon­tar sua estraté­gia.

“O que eu sin­to, tan­to na Câmara quan­to no Sena­do, des­de o dia 8 de janeiro, é uma ampla maio­r­ia que rechaça os atos ter­ror­is­tas do dia 8. O Leg­isla­ti­vo foi ata­ca­do, foi inva­di­do, foi vio­len­ta­do. Quem prati­cou aque­les atos ter­ror­is­tas não que­ria recon­hecer a eleição do pres­i­dente da Repúbli­ca, mas tam­bém não que­ria recon­hecer o papel do Con­gres­so”.

Segun­do ele, a CPMI terá o papel de desmon­tar “uma teo­ria con­spir­atória absur­da de que as víti­mas” foram as respon­sáveis pelos atos ter­ror­is­tas. Padil­ha acu­sou o ex-pres­i­dente Jair Bol­sonaro de ser “respon­sáv­el moral, espir­i­tu­al e orga­ni­za­ti­vo” pelos atos. O min­istro disse que tan­to a PF quan­to a CPMI vão atrás daque­les que finan­cia­ram, plane­jaram e mobi­lizaram e tam­bém dos servi­dores que pos­sam ter aux­il­i­a­do os inva­sores den­tro do Palá­cio do Planal­to.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d