...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / UFRRJ inaugura Museu de Rochas e Minerais na Baixada Fluminense

UFRRJ inaugura Museu de Rochas e Minerais na Baixada Fluminense

Região tem mais de 3 mil escolas de Ensino Fundamental e Médio

Cristi­na Índio do Brasil — repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 12/03/2025 — 07:03
Rio de Janeiro
Ver­são em áudio
Rio de Janeiro (RJ), 11/03/2025 - A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) inaugura o Museu de Rochas e Minerais da UFRRJ, no campus Seropédica, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Repro­dução: © Tomaz Silva/Agência Brasil

Alunos das redes públi­ca e pri­va­da de esco­las da Baix­a­da Flu­mi­nense, na região met­ro­pol­i­tana do Rio de Janeiro, e de out­ros municí­pios próx­i­mos à Uni­ver­si­dade Fed­er­al Rur­al do Rio de Janeiro (UFRRJ) gan­ham nes­ta quar­ta-feira (12) uma nova opor­tu­nidade de jun­tar con­hec­i­men­to e diver­são. O Insti­tu­to de Geo­ciên­cias da insti­tu­ição criou o Museu de Rochas e Min­erais, no cam­pus Seropédi­ca. Além de incen­ti­var a vis­i­tação de cri­anças e ado­les­centes, o espaço estará aber­to tam­bém ao públi­co de todas as idades de segun­da a sex­ta, das 9h às 16h, com entra­da gra­tui­ta.

A pro­fes­so­ra tit­u­lar da UFRRJ, Soraya Almei­da, curado­ra e coor­de­nado­ra do pro­je­to de cri­ação do museu, desta­cou que a região tem mais de 3 mil esco­las de Ensi­no Fun­da­men­tal e Médio, que terão uma opção mais próx­i­ma para ter mais con­ta­to com a ciên­cia.

“São pes­soas que estão dis­tantes [da cap­i­tal] do Rio de Janeiro e têm difi­cul­dade de aces­so por causa do trân­si­to, pas­sagem, uma série de fatores que cri­am obstácu­los para essa pop­u­lação imen­sa. Emb­o­ra a gente este­ja em área rur­al, há uma grande con­cen­tração geográ­fi­ca [de pes­soas]. [O Museu] é um novo polo de difusão de con­hec­i­men­to den­tro da Baix­a­da Flu­mi­nense”, disse à Agên­cia Brasil.

A expec­ta­ti­va tam­bém é ampli­ar a inclusão social e mel­ho­rar a autoes­ti­ma e bem-estar das cri­anças e ado­les­centes. “Em todos os museus de ciên­cias nat­u­rais no mun­do inteiro, a parte de geolo­gia, min­erais e rochas é a que mais atrai pes­soas, porque os min­erais são boni­tos, eles têm a car­ac­terís­ti­ca de terem a estru­tu­ra cristali­na, e essa beleza atrai as pes­soas e faz com que se inter­essem pela ciên­cia”, con­tou.

A reação das cri­anças é mais efu­si­va entre os estu­dantes que se empol­gam ao con­hecer os min­erais e as rochas. “Cri­anças se envolvem de ime­di­a­to, têm mais espon­tanei­dade. Elas ficam encan­tadas”, indi­cou a pro­fes­so­ra.

“Já os ado­les­centes têm maior inter­esse quan­do pas­sam a realizar tra­bal­hos esco­lares. De iní­cio, ficam indifer­entes. Mas, quan­do são colo­ca­dos para desen­volver ativi­dades com a mão na mas­sa mes­mo, tocar nas rochas, traz­er amostras que cole­tam per­to das casas deles, querem saber que mate­r­i­al é aque­le. O envolvi­men­to é maior na medi­da em que se tor­nam parte daqui­lo”, rev­el­ou Soraya.

 

Rio de Janeiro (RJ), 11/03/2025 - A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) inaugura o Museu de Rochas e Minerais da UFRRJ, no campus Seropédica, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Repro­dução: A Uni­ver­si­dade Fed­er­al Rur­al do Rio de Janeiro (UFRRJ) inau­gu­ra o Museu de Rochas e Min­erais da UFRRJ, no cam­pus Seropédi­ca. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil — Tomaz Silva/Agência Brasil

Mais de 800 peças

O Museu, que será o úni­co com este tema na Baix­a­da Flu­mi­nense, abre com um catál­o­go de mais de 800 amostras de min­erais e rochas, mas a expec­ta­ti­va é que a coleção pos­sa ser ampli­a­da no futuro, porque existe um número grande de amostras ain­da não cat­a­lo­gadas. Com isso, o acer­vo pode atin­gir mais de 1,5 mil itens em exposição.

Um out­ro atra­ti­vo do Museu de Rochas e Min­erais da UFRRJ são as ativi­dades de pesquisa, uma vez que o espaço man­tém e disponi­bi­liza um acer­vo com­pos­to por min­erais, minérios e rochas de várias regiões do Brasil e do mun­do. Parte desse mate­r­i­al está asso­ci­a­da a pro­je­tos cien­tí­fi­cos desen­volvi­dos ao lon­go de mais de 30 anos por pesquisadores do Insti­tu­to de Geo­ciên­cias da UFRRJ.

Com o desen­volvi­men­to de pesquisas de várias áreas cien­tí­fi­cas em estu­dos de min­erais e rochas, o Museu tem um caráter mul­ti­dis­ci­pli­nar. Além de Soraya Almei­da, fazem parte do con­sel­ho os pro­fes­sores Rubem Por­to Junior, Angéli­ca Cher­man, Heitor Mothé e Maria Ger­al­da de Car­val­ho.

A pro­fes­so­ra con­tou que o pro­je­to de cri­ação do museu começou há oito anos, mas ain­da não tin­ha avança­do por fal­ta de recur­sos. A par­tir de um edi­tal do Con­sel­ho Nacional de Desen­volvi­men­to Cien­tí­fi­co e Tec­nológi­co (CNPq) em 2023, o prob­le­ma foi solu­ciona­do. Soraya Almei­da acres­cen­tou que o pro­je­to con­tou com doações rece­bidas em par­tic­i­pações da equipe de even­tos muse­ológi­cos.

Antes da cri­ação do Museu, o Insti­tu­to de Geo­ciên­cias já pro­movia ofic­i­nas, reci­clagem de pro­fes­sores e palestras em esco­las. Soraya lem­brou que essas ativi­dades cien­tí­fi­cas causaram tan­to inter­esse em alguns alunos, a pon­to deles escol­herem car­reiras ofer­e­ci­das na UFRRJ e seguirem os seus estu­dos na insti­tu­ição. “A Uni­ver­si­dade faz esse tra­bal­ho de exten­são com as esco­las da região”, disse.

Rio de Janeiro (RJ), 11/03/2025 - A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) inaugura o Museu de Rochas e Minerais da UFRRJ, no campus Seropédica, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Repro­dução: Rochas vul­câni­cas na exposição do Museu de Rochas e Min­erais da UFRRJ, no cam­pus Seropédi­ca. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Jardim Geológico

A próx­i­ma eta­pa é esten­der a coleção de amostras na parte exter­na para for­mar uma área do museu a céu aber­to. “É a con­strução do Jardim Geológi­co, um Museu a Céu aber­to. Vai ter amostras, rochas de maior taman­ho que pos­sam ser expostas, para que se pos­sa cir­cu­lar ao redor delas. Um espaço aber­to para cri­anças”, adiantou.

Out­ra per­spec­ti­va que ani­ma a pro­fes­so­ra é preparar uma pro­gra­mação que inte­gre todos os museus da UFRRJ para a vis­i­tação do públi­co nos fins de sem­ana. “O Núcleo de Artic­u­lação de Acer­vo e Coleções da Uni­ver­si­dade está plane­jan­do faz­er ativi­dades de fins de sem­ana com todos os museus da Rur­al em con­jun­to. Faz­er pro­gra­mações que envolvam todos os museus com uma visi­ta itin­er­ante, aber­ta para a comu­nidade toda”, afir­mou, desta­can­do que pode ser um espaço de con­vivên­cia das famílias.

Nes­sa pro­gra­mação integra­da vão par­tic­i­par o Museu de Solos do Brasil, o de Zoolo­gia, o Casa do Reitor e o de Anato­mia Patológ­i­ca Car­los Tokar­nia.

 

Rio de Janeiro (RJ), 11/03/2025 - A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) inaugura o Museu de Rochas e Minerais da UFRRJ, no campus Seropédica, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
 Repro­dução: Acer­vo do Museu de Rochas e Min­erais da UFRRJ, no cam­pus Seropédi­ca, con­ta com mais de 800 peças. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d