...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Saúde / Amapá endurece restrições para tentar conter Covid-19

Amapá endurece restrições para tentar conter Covid-19

O Estado montou uma força-tarefa para fiscalizar o cumprimento das medidas do decreto de lockdown em todo o Amapá.
© Per­fil ofi­cial do Gov­er­no do Esta­do do Amapá (Repro­dução)

Toque de recolher é mantido em todo o estado


Pub­li­ca­do em 25/03/2021 — 11:26 Por Alex Rodrigues — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Entram em vig­or hoje (25) as novas medi­das restri­ti­vas que o gov­er­no do Amapá ado­tou para ten­tar con­ter a dis­sem­i­nação do novo coro­n­avírus no esta­do. Anun­ci­adas pelo gov­er­nador Waldez Góes na noite des­ta quar­ta-feira (24), as novas regras man­têm o toque de recol­her e limi­tam o atendi­men­to pres­en­cial a clientes, restringin­do inclu­sive o horário de fun­ciona­men­to dos esta­b­elec­i­men­tos que ven­dem ali­men­tos, como super­me­r­ca­dos.

O novo decre­to estad­ual deve ser pub­li­ca­do no Diário Ofi­cial estad­ual des­ta quin­ta-feira. Ontem, ao ante­ci­par detal­h­es das medi­das, Góes anun­ciou que elas vão vig­o­rar até a próx­i­ma quar­ta-feira (31). Além de man­ter a proibição ao con­sumo de bebidas alcoóli­cas em esta­b­elec­i­men­tos com­er­ci­ais e em vias públi­cas, que já esta­va em vig­or, o gov­er­no vetou a com­er­cial­iza­ção dess­es pro­du­tos tam­bém por super­me­r­ca­dos, mer­cearias e dis­tribuido­ras de bebidas.

As novas medi­das tam­bém preser­vam o toque de recol­her diário, entre 20h e 6h, que já tin­ha sido insti­tuí­do. E esta­b­ele­cem um crono­gra­ma de três fas­es para o que o próprio gov­er­no tra­ta como um lock­down (fechamen­to do comér­cio).

Nos primeiros dois dias, hoje e aman­hã (26), os esta­b­elec­i­men­tos com­er­ci­ais con­sid­er­a­dos essen­ci­ais abrem de for­ma escalon­a­da, em turnos de 6 horas, con­forme deter­mi­nação das autori­dades estad­u­ais: super­me­r­ca­dos e atacare­jos fun­cionarão para atendi­men­to pres­en­cial das 7h às 13h, e mini­box e sim­i­lares das 13 às 19h.

Entrega

Ain­da durante os dois primeiros dias da vigên­cia das novas medi­das, lan­chonetes e restau­rantes só poderão fun­cionar para serviço de entre­ga das 6h às 18h, enquan­to acad­e­mias abrirão das 6h às 20h – estas não poderão fun­cionar entre sába­do (27) e quar­ta-feira (31).

No segun­do momen­to, de sába­do a domin­go (28), ape­nas esta­b­elec­i­men­tos de ven­da de medica­men­tos, com­bustív­el, gás de coz­in­ha e água poderão abrir. Far­má­cias e pos­tos de gasoli­na poderão fun­cionar em horário nor­mal, mas exclu­si­va­mente para vender medica­men­tos, fral­das e com­bustíveis. Já as lojas de con­veniên­cia que even­tual­mente fun­cionem jun­to a estes esta­b­elec­i­men­tos não poderão oper­ar. As revende­do­ras de gás e água tam­bém podem fun­cionar 24 horas ao dia.

Por fim, entre segun­da-feira (29) e quar­ta-feira (31), os super­me­r­ca­dos, atacare­jos e mini­box­es terão que voltar a se revezar nos horários de 7h às 13h, e de 13 às 19h, seguin­do o mes­mo escalon­a­men­to de quin­ta e sex­ta-feira, e man­ti­da a proibição à ven­da de bebidas alcoóli­cas, atendi­men­to pres­en­cial em lan­chonete, restau­rante e mag­a­zines insta­l­a­dos no inte­ri­or dos super­me­r­ca­dos.

Durante este ter­ceiro perío­do, tam­bém podem abrir pres­en­cial­mente, de 6h às 20h, açougues, peixarias, bat­edeiras de açaí e reven­da de gás e água, além de serviços e clíni­cas médi­cas e de exam­es lab­o­ra­to­ri­ais.

Atividades suspensas

Até 31 de março, todos os por­tos do Amapá estarão fecha­dos para desem­bar­que de pas­sageiros. Bares, boates, casas de show, teatros, casas de espetácu­los, cen­tros cul­tur­ais e cin­e­mas estão proibidos de fun­cionar, da mes­ma for­ma como não podem ocor­rer ativi­dades de laz­er em clubes e bal­neários públi­cos e pri­va­dos, incluin­do reuniões em família, even­tos em está­dios, giná­sios, quadras polies­porti­vas e praças.

As igre­jas e tem­p­los reli­giosos poderão fun­cionar na modal­i­dade pres­en­cial de segun­da a sex­ta-feira, das 6 às 20 horas, com ape­nas metade da capaci­dade de lotação, até o lim­ite de 50 pes­soas.

Con­tin­u­am sus­pen­sas a práti­ca de esportes de con­ta­to (jiu jit­su, judô, taek­won­do, sub­mis­sion, MMA, boxe e muay thai) e as aulas de natação, hidroginás­ti­ca, dança de salão, balé e sim­i­lares. Além dis­so, estão proibidos even­tos cor­po­ra­tivos, téc­ni­cos, cien­tí­fi­cos, cul­tur­ais.

Par­ques, museus, bib­liote­cas, cen­tros cul­tur­ais, shop­pings cen­ters e gale­rias com­er­ci­ais não podem abrir neste perío­do, bem como autoesco­las, cur­sos livres de for­mação ini­cial e con­tin­u­a­da ou de qual­i­fi­cação profis­sion­al, idiomas e músi­ca, cur­sos de for­mação e reci­clagem e instrução.

Segun­do o gov­er­nador Waldez Góes, a situ­ação epi­demi­ológ­i­ca no esta­do será avali­a­da diari­a­mente e novas medi­das serão anun­ci­adas na próx­i­ma quar­ta-feira (31). Em um vídeo divul­ga­do nas redes soci­ais, Góes disse esper­ar o enga­ja­men­to dos ama­paens­es. “Quan­to maior for o dis­tan­ci­a­men­to social e o cuida­do com a higiene pes­soal, mais vidas serão pro­te­gi­das”, disse o gov­er­nador, anun­cian­do a chega­da de um novo lote de vaci­nas ao esta­do. “Avançan­do na vaci­nação dos idosos e dos gru­pos pri­or­itários, vamos chegar rap­i­da­mente aos tra­bal­hadores da edu­cação, da segu­rança públi­ca e do sis­tema pri­sion­al e, assim, pro­te­ger mais vidas no esta­do”, final­i­zou.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d