...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / FAB inicia controle do espaço aéreo Yanomami

FAB inicia controle do espaço aéreo Yanomami

Repro­dução: © John­son Barros/FAB/Divulgação

Objetivo é contribuir para o combate ao garimpo ilegal


Pub­li­ca­do em 31/01/2023 — 23:48 Por Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

A Força Aérea Brasileira ini­ciou às 0h des­ta quar­ta-feira (1º) o con­t­role aéreo da área da Ter­ra Indí­ge­na Yanoma­mi e adjacên­cias. A implan­tação de uma Zona de Iden­ti­fi­cação de Defe­sa Aérea (Zida)no espaço aéreo da Região Norte foi esta­b­ele­ci­do com base no  Decre­to Pres­i­den­cial N° 11.405/2023 e tem o obje­ti­vo de con­tribuir para o com­bate ao garim­po ile­gal em Roraima (RR). Tra­ta-se da defla­gração da Oper­ação Escu­do Yanoma­mi 2023.

Com a implan­tação da Zida, haverá uma área reser­va­da (Área Bran­ca); uma área restri­ta (Área Amarela); e uma área proibi­da (Área Ver­mel­ha), e caberá ao Coman­do da Aeronáu­ti­ca a adoção de Medi­das de Con­t­role do Espaço Aéreo con­tra todos os tipos de tráfego aéreo sus­peitos, con­forme pre­vis­to no Códi­go Brasileiro de Aeronáu­ti­ca. Na Área Ver­mel­ha, somente as aeron­aves envolvi­das na Oper­ação Escu­do Yanoma­mi 2023 estarão autor­izadas.

As aeron­aves que des­cumprirem as regras esta­b­ele­ci­das nas áreas deter­mi­nadas pela Força Aérea estarão sujeitas às Medi­das de Poli­ci­a­men­to do Espaço Aéreo (MPEA). Den­tro destas medi­das vão da iden­ti­fi­cação da aeron­ave, pedi­dos de mudança de rota e para pouso obri­gatório até tiros de advertên­cia e tiros de detenção, que “na real­iza­ção de dis­paro de tiros com a final­i­dade de provo­car danos e impedir o prossegui­men­to do voo da aeron­ave trans­gres­so­ra.”

O Coman­do de Oper­ações Aeroe­s­pa­ci­ais (COMAE) é o respon­sáv­el pelo plane­ja­men­to, coor­de­nação e exe­cução das Ações de Força Aérea voltadas para a Tare­fa de Con­t­role Aeroe­s­pa­cial durante a Oper­ação Escu­do Yanoma­mi 2023, con­duzin­do os meios aére­os necessários para iden­ti­fi­cação, coerção ou detenção dos tráfe­gos voan­do na área de inter­esse. Durante a oper­ação a FAB vai uti­lizar aeron­aves de mod­e­los A‑29, R‑99 e E‑99.

A Força Aérea Brasileira plane­ja, ain­da, a insta­lação de um radar mod­e­lo TPS-B34, que pode ser aero­trans­porta­do de San­ta Maria (RS), com o obje­ti­vo de aumen­tar a capaci­dade de defe­sa aérea, reforçan­do o poder de detecção e con­t­role na região. As aeron­aves radar E‑99 e R‑99 já estão em Roraima e o aler­ta de Defe­sa Aérea de Boa Vista foi reforça­do.

Zona de Identificação de Defesa Aérea
Repro­dução: Zona de Iden­ti­fi­cação de Defe­sa Aérea — FAB/Divulgação

Edição: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d