...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Governo do Amazonas prorroga toque de recolher

Governo do Amazonas prorroga toque de recolher

MTur Destinos AnaClaudiaJatahy_Teatro Amazonas_Manaus_AM Crédito obrigatório: Ana Claudia Jatahy - MTUR
© Ana Clau­dia Jatahy/ MTUR (Repro­dução)

Drive-thru e serviços de beleza em domicílio foram liberados


Pub­li­ca­do em 13/02/2021 — 18:32 Por Agên­cia Brasil — Brasília

O gov­er­no do Ama­zonas pror­ro­gou neste sába­do (13) a medi­da de restrição na cir­cu­lação de pes­soas, das 19h às 6h, em todos os municí­pios do esta­do. O novo decre­to terá val­i­dade de 15 a 21 de fevereiro.

Em anún­cio as redes soci­ais, o gov­er­nador Wil­son Lima disse que as as mudanças foram dis­cu­ti­das pelo Comitê de Enfrenta­men­to à Covid-19, com a par­tic­i­pação de rep­re­sen­tantes dos demais poderes e de órgãos de fis­cal­iza­ção e con­t­role.

Esse é o segun­do decre­to que pre­vê a restrição na cir­cu­lação de pes­soas no esta­do neste mês. Segun­do Lima, as decisões são baseadas nos dados da Fun­dação de Vig­ilân­cia em Saúde, em parce­ria com a Fiocruz, que todos os dias têm acom­pan­hado o quadro de evolução epi­demi­ológ­i­ca, e os dados da prefeitu­ra de Man­aus sobre o cresci­men­to de óbitos rela­ciona­dos à covid-19.

“[O decre­to] tam­bém con­sid­era a ampli­ação que esta­mos fazen­do na rede hos­pi­ta­lar, com a aber­tu­ra de novos leitos, a diminuição da fila de pes­soas que esper­am por leito clíni­co ou de UTI”, afir­mou Wil­son Lima.

O novo decre­to lib­era a ven­da pelo mod­e­lo “dri­ve-thru” para o comér­cio em ger­al, das 8h às 15h. Para a indús­tria, fica per­mi­ti­do o trans­porte de car­gas de pro­du­tos do setor indus­tri­al no perío­do de 24 horas, e o deslo­ca­men­to de veícu­los espe­ci­ais des­ti­na­dos ao trans­porte de fun­cionários das indús­trias.

“No decre­to tam­bém estou fazen­do uma recomen­dação para que a prefeitu­ra de Man­aus disponi­bi­lize os agentes de trân­si­to, profis­sion­ais do Pro­con e da Defe­sa Civ­il para que nos aju­dem a acom­pan­har essas ativi­dades ness­es locais de comér­cio”, expli­cou Lima.

A medi­da lib­era a práti­ca indi­vid­ual de exer­cí­cios físi­cos ao ar livre, mas com restrição de cir­cu­lação no horário de 19h às 6h.

Transporte

O trans­porte inter­mu­nic­i­pal de pas­sageiros fica restri­to ao deslo­ca­men­to de pes­soas para atendi­men­to em serviços essen­ci­ais de saúde e para exe­cução de ativi­dades e prestação de serviços cujo fun­ciona­men­to está lib­er­a­do.

Tam­bém está autor­iza­do o trans­porte de car­ga inter­mu­nic­i­pal de pro­du­tos essen­ci­ais à vida, ali­men­tos, bebidas, com­bustíveis, itens de higiene pes­soal e limpeza, gas­es, medica­men­tos e out­ros insumos médi­co-hos­pi­ta­lares, pro­du­tos da área de segu­rança, itens para embal­agem de ali­men­tos, bebidas, limpeza, higiene pes­soal e remé­dios, além de saco­las plás­ti­cas.

Serviços

O decre­to per­mite a real­iza­ção de obras de manutenção emer­gen­ci­ais em residên­cias; Serviços de ofic­i­nas mecâni­cas em ger­al, com exceção de serviços de funi­lar­ia e pin­tu­ra, das 8h às 17h.

Tam­bém estão lib­er­a­dos os serviços de beleza, bar­bearias e sim­i­lares exclu­si­va­mente em atendi­men­to domi­cil­iar.

Índice de transmissão

O gov­er­no do Ama­zonas ressalta que, emb­o­ra os indi­cadores epi­demi­ológi­cos de casos e óbitos demon­strem uma desacel­er­ação nos últi­mos 14 dias, as medi­das de dis­tan­ci­a­men­to social ain­da são necessárias dev­i­do à alta taxa de trans­mis­são do novo coro­n­avírus, que é de 1,01 — o que sig­nifi­ca que 100 pes­soas trans­mitem o vírus para out­ras 101 pes­soas.

De acor­do com o gov­er­no estad­ual, as médias diárias de casos (2 mil) e de óbitos (83) por covid-19 ain­da se man­tém ele­vadas no Ama­zonas. Dados da Fun­dação de Vig­ilân­cia em Saúde apon­tam que as medi­das de restrição ado­tadas em janeiro e fevereiro per­mi­ti­ram a redução dess­es indi­cadores, que chegaram a ter médias diárias de 3 mil casos e 140 óbitos.

Edição: Kel­ly Oliveira

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d