...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Saúde / Máscaras deveriam ser mantidas em ambientes fechados, diz especialista

Máscaras deveriam ser mantidas em ambientes fechados, diz especialista

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Ele recomenda ainda a medida para idosos e imunossuprimidos


Pub­li­ca­do em 15/03/2022 — 08:32 Por Heloisa Cristal­do — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Idosos e imunos­suprim­i­dos devem man­ter o uso de más­cara como pro­teção con­tra a covid-19, mes­mo em cidades onde não há mais obri­ga­to­riedade. O aler­ta é do pro­fes­sor do Depar­ta­men­to de Biolo­gia Celu­lar da Uni­ver­si­dade de Brasília (UnB), Bergmann Morais Ribeiro.

“Na min­ha opinião, ain­da não é o momen­to de lib­er­ar o uso de más­caras em ambi­entes fecha­dos. Como o número de trans­mis­sões e mortes está dimin­uin­do ao lon­go do tem­po, a lib­er­ação em espaços aber­tos é algo nat­ur­al. Mas, ain­da não é o momen­to para espaços fecha­dos. A vari­ante Ômi­cron é muito trans­mis­sív­el e há pes­soas imunos­suprim­i­das ou idosos que, se pegarem o vírus, mes­mo vaci­na­dos, cor­rem o risco de ser hos­pi­tal­iza­dos e ter a doença de for­ma grave”, disse. Para o pro­fes­sor, a lib­er­ação em espaços fecha­do dev­e­ria estar vin­cu­la­da à que­da do número de mortes por covid-19.

Segun­do Ribeiro, locais com aglom­er­ações ain­da dev­e­ri­am man­ter a obri­ga­to­riedade do uso de más­cara, como trans­porte públi­co, comér­cios, teatro, cin­e­ma, feiras e shop­ping.

A obri­ga­to­riedade do uso tam­bém dev­e­ria ser man­ti­da para estu­dantes e pro­fes­sores em esco­las. Out­ro pon­to desta­ca­do pelo pro­fes­sor é a neces­si­dade de que os brasileiros com­pletem o ciclo vaci­nal con­tra a covid-19.

“A pan­demia ain­da não acabou. Exis­tem out­ras vari­antes que sur­gi­ram, como a Ômi­cron, que aumen­tou o número de infecções na Grã Bre­tan­ha, em Hong Kong e na própria Chi­na. Se não tomar­mos cuida­do, pode apare­cer nova onda”, lem­brou..

Fiocruz

Para a Fun­dação Oswal­do Cruz (Fiocruz), a flex­i­bi­liza­ção de medi­das pro­te­ti­vas con­tra a doença, como o uso de más­caras em locais fecha­dos de for­ma irrestri­ta, é pre­maturo. De acor­do com o bole­tim do Obser­vatório Covid-19 divul­ga­do pela insti­tu­ição, as próx­i­mas sem­anas serão fun­da­men­tais para enten­der a dinâmi­ca de trans­mis­são da doença. Ain­da não é pos­sív­el avaliar o efeito das fes­tas e via­gens no perío­do do car­naval.

O bole­tim cita estu­do recente que sug­ere que o uso de más­caras deve ser man­ti­do por duas a dez sem­anas após a meta de cober­tu­ra vaci­nal ser atingi­da, entre 70% e 90%. Com o surg­i­men­to da vari­ante Ômi­cron e sua maior capaci­dade de escape dos anti­cor­pos, o bole­tim diz que as más­caras ficaram ain­da mais impor­tantes.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d