...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Primeira cidade a vacinar em massa encerra etapa de imunização

Primeira cidade a vacinar em massa encerra etapa de imunização

Vacinação drive thru na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), zona norte do Rio. A cidade do Rio de Janeiro retoma hoje (25) sua campanha de aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 em idosos da população em geral. Hoje serão vacinados os idosos com 82 anos.
© Tânia Rêgo/Agência Brasil (Repro­dução)

Moradores adultos de Serrana (SP) foram imunizados contra covid-19


Pub­li­ca­do em 14/03/2021 — 16:45 Por Well­ton Máx­i­mo – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Primeira cidade a vaci­nar os moradores em mas­sa con­tra a covid-19, Ser­rana (SP) encer­ra hoje (14) eta­pa de imu­niza­ção. A pop­u­lação par­tic­i­pa de estu­do clíni­co do Insti­tu­to Butan­tan para medir a eficá­cia da Coro­n­aVac con­tra a dis­sem­i­nação do novo coro­n­avírus.

De acor­do com o Insti­tu­to Butan­tan, neste domin­go, estão sendo vaci­na­dos os últi­mos moradores do grupo azul, que tem a maior quan­ti­dade de moradores. A cidade, de 45,6 mil habi­tantes, foi divi­di­da em qua­tro regiões de vaci­nação (verde, amarela, cin­za e azul), dos quais cer­ca de 30 mil estão aptos a serem imu­niza­dos.

Segunda Fase

Na quar­ta-feira (17), a pesquisa entra em uma nova eta­pa, quan­do a pop­u­lação começa a rece­ber a segun­da dose da vaci­na. O crono­gra­ma seguirá o proces­so da primeira dose, começan­do pelos moradores da região verde e pas­san­do para as regiões amarela, cin­za e azul.

Segun­do o Insti­tu­to Butan­tan, as primeiras con­clusões da pesquisa devem começar a ser divul­gadas cer­ca de um mês após o encer­ra­men­to da apli­cação da segun­da dose, ou seja, três meses após o iní­cio do estu­do clíni­co. Como a vaci­nação em mas­sa começou em 17 de fevereiro, os resul­ta­dos devem sair em mea­d­os de maio.

Imunização em massa

Difer­ente­mente do restante do país, onde o plano de vaci­nação imu­niza primeira­mente os gru­pos pri­or­itários, em Ser­rana, toda a pop­u­lação adul­ta está receben­do a Coro­n­aVac ao mes­mo tem­po. De acor­do com o Butan­tan, um dos fatores que pesou na escol­ha da cidade para a real­iza­ção do estu­do foi a prox­im­i­dade com Ribeirão Pre­to, onde tra­bal­ham diari­a­mente cer­ca de um quar­to dos moradores de Ser­rana.

A adesão ao estu­do clíni­co foi vol­un­tária. Todo morador com mais de 18 anos esta­va apto a ser vaci­na­do, com exceção das grávi­das, das lac­tantes e de pes­soas com con­traindi­cação médi­ca.

Edição: Kel­ly Oliveira

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d