...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Noticias / Programa assistencial de Furnas cadastra pescadores em Minas Gerais

Programa assistencial de Furnas cadastra pescadores em Minas Gerais

Repro­dução: © 04 16:25:17

Profissionais receberão auxílio alimentação durante três meses


Pub­li­ca­do em 13/12/2021 — 16:41 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Fur­nas, sub­sidiária da Eletro­bras, con­cluiu o cadas­tro para o pro­gra­ma de assistên­cia aos pequenos pis­ci­cul­tores da agri­cul­tura famil­iar e pescadores arte­sanais do reser­vatório de sua usi­na hidrelétri­ca local­iza­da em Minas Gerais. O pro­gra­ma des­ti­nará cer­ca de R$ 830 mil a mais de 1.106 profis­sion­ais de 29 municí­pios mineiros, que rece­berão auxílio ali­men­tação da empre­sa durante três meses.

A ini­cia­ti­va con­tou com apoio da Asso­ci­ação de Municí­pios do Lago de Fur­nas (Ala­go) e da Asso­ci­ação dos Municí­pios da Micre­or­região do Médio Rio Grande (Ameg) que habil­i­taram os pescadores e pis­ci­cul­tores. A opera­cional­iza­ção do pro­gra­ma foi fei­ta pelos cen­tros de refer­ên­cia da assistên­cia social dos municí­pios do entorno do reser­vatório, que fiz­er­am a con­vo­cação dos profis­sion­ais. Os critérios para habil­i­tação foram a cidade de residên­cia, o exer­cí­cio da ativi­dade e a situ­ação de vul­ner­a­bil­i­dade social.

Segun­do o pres­i­dente de Fur­nas, Clo­vis Tor­res, a empre­sa con­hece as difi­cul­dades dess­es profis­sion­ais, que se agravaram com a chega­da da pan­demia de covid-19 e da crise hídri­ca. Tor­res disse que esse pro­gra­ma faz parte dos com­pro­mis­sos assum­i­dos pela empre­sa com a pop­u­lação viz­in­ha ao reser­vatório da Usi­na de Fur­nas.

Respon­sáv­el pela logís­ti­ca de aquisição dos cartões, a própria Ala­go os entre­gou aos coor­de­nadores locais nos dias 6 e 7 deste mês. Ain­da neste mês, os cartões rece­berão duas car­gas de recur­sos. Em janeiro, haverá nova car­ga.

O pres­i­dente da Ala­go, Djal­ma Fran­cis­co Car­val­ho, disse que o apoio finan­ceiro é bem-vin­do em um momen­to de difi­cul­dade tan­to para pescadores arte­sanais quan­to para pequenos pis­ci­cul­tores, em vir­tude do baixo nív­el no lago. “Seguimos otimis­tas na mel­ho­ria das condições para que estas e out­ras ativi­dades con­tin­uem movi­men­tan­do a econo­mia local”, afir­mou Car­val­ho.

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Delegada é presa em São Paulo suspeita de ligação com PCC

Autoridades cumpriram nove mandados de busca e apreensão Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 16/01/2026 — 08:38 …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d