...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / PSB confirma Geraldo Alckmin na chapa com Lula

PSB confirma Geraldo Alckmin na chapa com Lula

Repro­dução: © Repro­dução Youtube/PSB

Partido fez convenção nacional e oficializou a coligação com o PT


Pub­li­ca­do em 29/07/2022 — 19:02 Por Marce­lo Brandão — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Ouça a matéria:

O PSB aprovou hoje (29) a col­i­gação com o PT nas eleições deste ano. Na con­venção par­tidária, real­iza­da em Brasília, o par­tido tam­bém aprovou o nome de Ger­al­do Alck­min como can­dida­to a vice-pres­i­dente da Repúbli­ca, na cha­pa com Lula (PT). Alck­min se fil­iou ao PSB em março deste ano, já em meio a nego­ci­ações avançadas com Lula para com­por a cha­pa. Na sem­ana pas­sa­da, o PT já havia ofi­cial­iza­do a cha­pa em sua con­venção par­tidária.

Adver­sário políti­co de Lula em eleições pas­sadas, Alck­min ago­ra se jun­ta ao petista em uma cha­pa con­sid­er­a­da improváv­el há alguns anos. Em seu dis­cur­so na con­venção do PSB, o ex-gov­er­nador de São Paulo teceu várias críti­cas ao atu­al gov­er­no e afir­mou que uma futu­ra gestão de Lula será difer­ente. “O Brasil terá um novo coman­do, o Brasil terá um novo gov­er­no. E, ao con­trário atu­al, o gov­er­no Lula trará respon­s­abil­i­dade, plane­ja­men­to, pre­vis­i­bil­i­dade. Trará de vol­ta a con­fi­ança e a segu­rança. É a esper­ança que se real­iza, é a real­i­dade que se aprox­i­ma de um futuro que está cansa­do de esper­ar”.

Pre­sente na con­venção, Lula exal­tou o seu vice-pres­i­dente na cha­pa. “A exper­iên­cia do Alck­min e a min­ha exper­iên­cia vão sig­nificar a mais impor­tante rev­olução pací­fi­ca neste país. Primeiro porque con­hece­mos tudo por den­tro e por fora. Segun­do, porque já sabe­mos como fun­ciona o emaran­hado da buro­c­ra­cia”. Lula tam­bém defend­eu a vol­ta do cresci­men­to do Brasil. “Esse país só vai ter jeito se voltar a crescer. Se voltar a crescer, vai ger­ar emprego, o PIB [Pro­du­to Inter­no Bru­to] vai crescer e nós vamos ter que dis­tribuir ren­da, porque o povo pobre pre­cisa ter opor­tu­nidade nesse país”.

Perfis

Ger­al­do Alck­min, que nasceu em Pin­da­mon­hanga­ba, no inte­ri­or paulista, tem 68 anos, é médi­co e pro­fes­sor. Um dos fun­dadores do PSDB, Alck­min foi gov­er­nador de São Paulo de 2001 a 2006 e de 2011 a 2018, coman­dan­do o gov­er­no paulista por mais tem­po des­de a rede­moc­ra­ti­za­ção do Brasil. Atual­mente é pro­fes­sor uni­ver­sitário no cur­so de med­i­c­i­na da Uni­ver­si­dade Nove de Jul­ho e mem­bro da Acad­e­mia de Med­i­c­i­na de São Paulo.

Luiz Iná­cio Lula da Sil­va, de 76 anos, nasceu em Garan­huns (PE) e ini­ciou sua tra­jetória políti­ca como sindi­cal­ista em 1966. Foi pres­i­dente da Repúbli­ca por dois mandatos a par­tir de 2003, depois de ser eleito em 2002, em dis­pu­ta no segun­do turno das eleições com José Ser­ra. Em 2006, Lula venceu o próprio Alck­min e foi reeleito ao car­go. A primeira vez que dis­putou a Presidên­cia foi em 1989, sendo der­ro­ta­do por Fer­nan­do Col­lor de Melo. Antes de ser eleito, ten­tou mais duas vezes, em 1994 e 1998, quan­do perdeu para Fer­nan­do Hen­rique Car­doso em ambas.

Em 2017, o ex-pres­i­dente foi con­de­na­do a nove anos e seis meses de prisão por cor­rupção e lavagem de din­heiro. Em 2018, teve a prisão dec­re­ta­da pelo então juiz Ser­gio Moro. Em 2021, o min­istro do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF) Edson Fachin anu­lou as con­de­nações, por enten­der que a 13ª Vara Fed­er­al em Curiti­ba não tin­ha com­petên­cia legal para jul­gar as acusações, tor­nan­do Lula elegív­el. No mes­mo ano, o plenário do Supre­mo con­fir­mou a decisão.

Edição: Bruna Saniele

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d