...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Política / Rondônia transfere nove pacientes com a covid-19 para Porto Alegre

Rondônia transfere nove pacientes com a covid-19 para Porto Alegre

Nesta segunda-feira (25), uma aeronave C-105 da FAB decolou às 19h25 (Horário de Brasília) de Porto Velho (RO) transportando 15 pacientes para Curitiba (PR).
© Repro­dução Twit­ter ofi­cial do Min­istério da Defe­sa

Pacientes apresentavam sintomas entre leve e moderado


Pub­li­ca­do em 27/01/2021 — 13:04 Por Alex Rodrigues — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

O esta­do de Rondô­nia trans­feriu mais nove pacientes com a covid-19 para a Região Sul do país. Os seis home­ns e três mul­heres que estavam sendo aten­di­dos em unidades de saúde de Por­to Vel­ho chegaram a Por­to Ale­gre no iní­cio da madru­ga­da de hoje (27).

Após via­jarem por cer­ca de 6h45 a bor­do de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que per­cor­reu os mais de 3,6 mil quilômet­ros que sep­a­ram a cap­i­tal ron­doniense da gaúcha, os pacientes foram lev­a­dos para hos­pi­tais públi­cos da cidade, sendo que cin­co seguiram para o Hos­pi­tal Con­ceição, e qua­tro para o Hos­pi­tal de Clíni­cas.

Segun­do a Sec­re­taria estad­ual de Saúde, os nove pacientes que aceitaram ser trans­feri­dos apre­sen­tavam sin­tomas da doença entre leve e mod­er­a­do. Durante o tra­je­to, o grupo foi acom­pan­hado por dois médi­cos, um enfer­meiro e três téc­ni­cos de enfer­magem. Ain­da de acor­do com a sec­re­taria, assis­tentes soci­ais dos hos­pi­tais gaú­chos per­manecerão em con­ta­to com par­entes dos pacientes a fim de man­ter a família infor­ma­da sobre a evolução do trata­men­to.

Na segun­da-feira (25) à noite, 13 pacientes com a covid-19 foram trans­feri­dos de Rondô­nia para Curiti­ba, a mais de 3,1 mil quilômet­ros de dis­tân­cia de Por­to Vel­ho.

Out­ros qua­tro pacientes com quadros clíni­cos de emergên­cia foram removi­dos de Por­to Vel­ho para Cuiabá, a cer­ca de 1,5 mil quilômet­ros, ao lon­go des­ta terça-feira (26). Duas mul­heres, de 60 anos e 53 anos de idade, lev­adas até a cap­i­tal mato-grossense em uma aeron­ave do Cor­po de Bombeiros de Rondô­nia, foram ime­di­ata­mente con­duzi­das pelo Serviço de Atendi­men­to Móv­el de Urgên­cia (Samu) até o Hos­pi­tal Met­ro­pol­i­tano, onde foram encam­in­hadas para a Unidade de Ter­apia Inten­si­va (UTI).

De acor­do com o mais recente bole­tim epi­demi­ológi­co divul­ga­do pela Agên­cia de Vig­ilân­cia em Saúde de Rondô­nia (Agevisa), o esta­do já con­tabi­liza 119.336 casos con­fir­ma­dos da doença até ontem a tarde. Des­de que a pre­sença do novo coro­n­avírus (covid-19) no Brasil foi con­fir­ma­da, no fim de fevereiro de 2020, 2.149 mortes em decor­rên­cia de com­pli­cações cau­sadas pela covid-19 foram reg­istradas em Rondô­nia, e ao menos 1.768 pes­soas estavam aguardan­do pelo resul­ta­do de seus testes para saberem se estão infec­tadas, e 558 estavam inter­na­dos até ontem a noite.

Com os hos­pi­tais lota­dos, o gov­er­no de Rondô­nia disse que a trans­fer­ên­cia de pacientes para out­ros esta­dos visa aliviar a rede de saúde estad­ual. O gov­er­no infor­mou ain­da que ampliou o número de leitos hos­pi­ta­lares da rede públi­ca de saúde, inclu­sive com a aber­tu­ra de um hos­pi­tal de cam­pan­ha exclu­si­vo para atendi­men­to aos pacientes com a covid-19, mas que enfrenta a fal­ta de profis­sion­ais de saúde, prin­ci­pal­mente médi­cos, para poder usar toda a capaci­dade das unidades.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Médico de Bolsonaro confirma traumatismo craniano leve

Ex-presidente passou por exames após cair em cela na PF Pedro Rafael Vilela — Repórter …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d