...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias do Mundo / Brasil defende a permanência da Rússia no G20, diz Carlos França

Brasil defende a permanência da Rússia no G20, diz Carlos França

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

País pede interferência da OMC contra sanções a fertilizantes russos


Pub­li­ca­do em 18/04/2022 — 22:50 Por Well­ton Máx­i­mo — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

O Brasil defend­erá a per­manên­cia da Rús­sia no G20, grupo que reúne as 20 maiores econo­mias do plan­e­ta, disse hoje (18) o min­istro das Relações Exte­ri­ores, Car­los França. Essa pos­tu­ra está sendo ado­ta­da pelo min­istro da Econo­mia, Paulo Guedes, nas reuniões do G20, do Fun­do Mon­etário Inter­na­cional (FMI) e do Ban­co Mundi­al que ocor­rem em Wash­ing­ton nes­ta sem­ana.

“Ao G20, já man­i­fes­ta­mos clara­mente a posição para que a Rús­sia pudesse par­tic­i­par da cúpu­la de líderes. A exclusão da Rús­sia não ata­ca o ver­dadeiro prob­le­ma, que é o con­fli­to”, disse o min­istro, em entre­vista cole­ti­va ao lado da dire­to­ra-ger­al da Orga­ni­za­ção Mundi­al do Comér­cio (OMC), a nige­ri­ana Ngozi Okon­jo-Iweala.

Hoje, os Esta­dos Unidos anun­cia­ram que pre­ten­dem reti­rar-se das reuniões do G20 em que estiverem pre­sentes diplo­matas e demais mem­bros do gov­er­no rus­so. Na últi­ma quin­ta-feira (14), o secretário de Relações Inter­na­cionais do Min­istério da Econo­mia, Erival­do Gomes, tin­ha dito que o Brasil pre­tende evi­tar “ati­tudes emo­cionais” e evi­tar destru­ir as “pontes diplomáti­cas” com qual­quer gov­er­no durante a guer­ra entre Rús­sia e Ucrâ­nia.

“Romper canais de comu­ni­cação, a gente vê como uma maneira de você não ter como dis­cu­tir o prob­le­ma e bus­car as soluções. Inde­pen­den­te­mente de quem seja, quer­e­mos que canais de comu­ni­cação este­jam fun­cio­nan­do”, afir­mou o secretário do Min­istério da Econo­mia na sem­ana pas­sa­da.

De hoje (18) até sába­do (23), min­istros de Finanças e pres­i­dentes de Ban­cos Cen­trais reúnem-se na cap­i­tal norte-amer­i­cana. O min­istro da Econo­mia, Paulo Guedes, que par­ticipou vir­tual­mente dos even­tos nos dois últi­mos anos por causa da pan­demia de covid-19, está par­tic­i­pan­do pres­en­cial­mente dos encon­tros do FMI, do Ban­co Mundi­al e do G20.

Fertilizantes

Na reunião de hoje com a dire­to­ra-ger­al da OMC, em Brasília, o min­istro Car­los França infor­mou que o Brasil pediu a inter­fer­ên­cia da orga­ni­za­ção con­tra as sanções para os fer­til­izantes e insumos agrí­co­las impor­ta­dos da Rús­sia. Segun­do o chancel­er, o organ­is­mo inter­na­cional deve atu­ar para evi­tar o agrava­men­to dos dese­qui­líbrios ali­menta­res em todo o plan­e­ta, já que a Rús­sia é um dos prin­ci­pais pro­du­tores mundi­ais de fer­til­izantes quími­cos.

De acor­do com Car­los França, é necessário man­ter o livre fluxo das matérias-pri­mas para a agri­cul­tura e impedir a inter­rupção das cadeias de pro­dução de ali­men­tos. Além da Rús­sia, as sanções abrangem as impor­tações de Belarus, out­ro grande pro­du­tor de insumos agrí­co­las.

Sobre o pedi­do de inter­fer­ên­cia da OMC, a dire­to­ra-ger­al do órgão prom­e­teu que anal­is­ará a questão. “Vou tra­bal­har nis­so e ver o que pode ser feito”, declar­ou Ngozi Okon­jo-Iweala. Em sua primeira viagem à Améri­ca Lati­na, ela afir­mou ter pedi­do a Car­los França e ao pres­i­dente Jair Bol­sonaro que o Brasil ven­da ao exte­ri­or parte dos esto­ques reg­u­ladores de ali­men­tos para reg­u­lar a ofer­ta de comi­da em momen­tos de escassez.

O chancel­er brasileiro respon­deu que o Brasil bus­ca ampli­ar o papel na segu­rança ali­men­tar do plan­e­ta e disse que o agronegó­cio do país man­teve as expor­tações até nos momen­tos mais críti­cos da pan­demia de covid-19 e não deixou de vender ao exte­ri­or. “Os con­tratos foram man­ti­dos e hon­ra­dos”, ressaltou.

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Reunião da OEA sobre Venezuela expõe divisão política no continente

Países alinhados aos EUA defenderam ataque a Caracas Rafael Car­doso — Repórter da Agên­cia Brasil …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d