...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Cultura / Projeto abre inscrições para formação de comunicadores da Rocinha

Projeto abre inscrições para formação de comunicadores da Rocinha

Repro­dução: © Ofic­i­nas do Fala pra Gente/ Comu­ni­cadores Dig­i­tais da Rocin­ha

Inscrições seguem até o dia 14 de agosto


Pub­li­ca­do em 01/08/2022 — 16:10 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Ouça a matéria:

O Pro­je­to Fala pra Gente! Comu­ni­cadores Dig­i­tais da Rocin­ha recebe inscrições a par­tir de hoje (1º) para a segun­da tur­ma gra­tui­ta de for­mação volta­da a moradores da comu­nidade — home­ns e mul­heres – que pro­duzam ativi­dades cul­tur­ais locais. As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de agos­to por meio de for­mulário online ou, pres­en­cial­mente, na Bib­liote­ca Par­que, onde são real­izadas as ofic­i­nas. Os sele­ciona­dos para as 30 vagas exis­tentes serão con­heci­dos no dia 17. Local­iza­da na zona sul do Rio de Janeiro, a Rocin­ha é con­sid­er­a­da uma das maiores fave­las da Améri­ca Lati­na.

O pro­je­to é desen­volvi­do em parce­ria entre os depar­ta­men­tos de Comu­ni­cação e de Serviço Social da Pon­tif­í­cia Uni­ver­si­dade Católi­ca do Rio de Janeiro (PUC-RJ), o ECOA PUC-Rio (ecos­sis­tema mul­ti­dis­ci­pli­nar de ino­vação aber­ta e edu­cação dig­i­tal), o Lab­o­ratório de Humanidades Dig­i­tais, o Jor­nal Fala Roça, o Museu Sanko­fa Memória e História da Rocin­ha e a Bib­liote­ca Par­que.

O coor­de­nador do pro­je­to, Gus­ta­vo Robichez, pro­fes­sor da PUC-RJ, acred­i­ta que, da mes­ma for­ma que ocor­reu na primeira tur­ma, volta­da à for­mação de mul­heres empreende­do­ras, o número de inscritos dev­erá super­ar a quan­ti­dade de vagas ofer­tadas.

Na primeira tur­ma, real­iza­da entre maio e jul­ho deste ano, o pro­je­to rece­beu mais de 40 inscritos para ape­nas 20 vagas. “Mui­ta coisa em ter­mos de cul­tura está acon­te­cen­do na Rocin­ha. Eu acred­i­to que a gente vai super­ar o número de vagas”, afir­mou Robichez, desta­can­do que a comu­nidade tem mapeadas mais de 180 ini­cia­ti­vas cul­tur­ais. “Para ver a potên­cia que existe no local. Acred­i­to que a gente vai ter uma boa reper­cussão”.

Aprimoramento

O segun­do ciclo do Pro­je­to Fala pra Gente! Comu­ni­cadores Dig­i­tais da Rocin­ha, com­pos­to de dois meses de for­mação, tem o intu­ito de dar voz a ini­cia­ti­vas real­izadas na Rocin­ha.

“Que a gente pos­sa, na ver­dade, a par­tir de peque­nas jor­nadas de apren­diza­do, faz­er com que eles apri­morem práti­cas de comu­ni­cação dig­i­tal. Isso englo­ba o uso de redes soci­ais, tec­nolo­gia como apoio à própria divul­gação das ini­cia­ti­vas cul­tur­ais, entre out­ros tópi­cos. Home­ns e mul­heres terão a opor­tu­nidade de apren­der como ala­van­car os seus pro­je­tos pelo Insta­gram”, expli­cou o coor­de­nador do pro­je­to.

Na tur­ma ini­cial, as mul­heres tiver­am pri­or­i­dade dado o pro­tag­o­nis­mo delas em comu­nidades como a Rocin­ha. De acor­do com o primeiro Cen­so de Inad­e­quação Habita­cional, real­iza­do pelo pro­gra­ma Na Régua, do gov­er­no do esta­do do Rio de Janeiro, 76% das casas na Rocin­ha são chefi­adas por mul­heres.

Ago­ra, no segun­do ciclo for­ma­ti­vo, o pro­je­to vai ampli­ar o públi­co, com a aber­tu­ra de vagas para home­ns. A expec­ta­ti­va, entre­tan­to, é de que as inscrições sejam majori­tari­a­mente fem­i­ni­nas.

As aulas do pro­je­to são dadas por pro­fes­sores da PUC RJ e profis­sion­ais de refer­ên­cia do mer­ca­do.

Inovação

Para con­tar a história de algu­mas dessas lid­er­anças fem­i­ni­nas na comu­nidade, faz parte do pro­je­to a pro­dução da web­série Fala pra gente, Rocin­ha, lança­da em platafor­ma online e nas redes soci­ais do Museu Sanko­fa e do Jor­nal Fala Roça. “São sete mul­heres da favela com histórias de vida muito bacanas”, ressaltou o pro­fes­sor.

O coor­de­nador adiantou que o ter­ceiro ciclo vai ser rela­ciona­do à ino­vação e será mais amp­lo do que os dois ini­ci­ais. A pre­visão é que ele ocor­ra nos meses de novem­bro e dezem­bro deste ano.

“A gente está bus­can­do for­mas de man­ter a ini­cia­ti­va. O pro­je­to está dan­do cer­to, com boa reper­cussão”. A ideia é bus­car maior diál­o­go com alguns apoiadores, entre os quais o Serviço Nacional de Apren­diza­gem Com­er­cial (Senac).

O Fala pra Gente! Comu­ni­cadores Dig­i­tais da Rocin­ha faz parte do edi­tal do Pro­gra­ma Favela Inteligente em Apoio às Bases para o Par­que de Ino­vação Social e Sus­ten­táv­el na Rocin­ha, pro­movi­do pela Fun­dação de Amparo à Pesquisa do Esta­do do Rio de Janeiro (Faperj).

Edição: Lílian Beral­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d