...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Coleta de dados sobre saúde bucal é prorrogada até 30 de setembro

Coleta de dados sobre saúde bucal é prorrogada até 30 de setembro

Repro­dução: © Laísa Queiroz/MS

Medida é adotada para atingir a meta de 50 mil participantes


Pub­li­ca­do em 24/09/2022 — 12:33 Por Paula Labois­sière – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Ouça a matéria:

A fase de cole­ta de dados para a SB Brasil, pesquisa nacional de saúde bucal, foi pror­ro­ga­da até 30 de setem­bro. A pre­visão ini­cial era de que o pra­zo fos­se encer­ra­do em agos­to. De acor­do com o Min­istério da Saúde, a eta­pa foi pror­ro­ga­da para que se con­si­ga atin­gir a meta de 50 mil par­tic­i­pantes.

Nas cap­i­tais, 1,4 mil pes­soas serão avali­adas. As demais anális­es serão feitas em municí­pios do inte­ri­or do país, engloban­do as cin­co regiões. Até o momen­to, somente 96 cidades con­cluíram a pesquisa. Em nota, a pas­ta reforçou que não há pre­visão de nova pror­ro­gação do pra­zo.

SB Brasil

Real­iza­da em parce­ria com a Uni­ver­si­dade Fed­er­al de Minas Gerais (UFMG), a pesquisa propõe mel­ho­rar a ofer­ta de serviços odon­tológi­cos em todos os níveis de atenção da rede públi­ca de saúde, reunin­do dados con­sid­er­a­dos essen­ci­ais para o plane­ja­men­to de ações nas esferas munic­i­pal, estad­ual e fed­er­al.

Por meio do lev­an­ta­men­to, é pos­sív­el iden­ti­ficar as doenças bucais mais preva­lentes, a neces­si­dade de próte­ses den­tárias e as condições de oclusão e trau­ma­tismo den­tário. Para par­tic­i­par des­ta ter­ceira edição, é pre­ciso ter entre 5 e 12 anos; 15 e 19 anos; 35 e 44 anos; ou 65 e 74 anos.

Etapas

Em um primeiro momen­to, os par­tic­i­pantes ou seus respon­sáveis são entre­vis­ta­dos sobre a condição socioe­conômi­ca, o aces­so e a uti­liza­ção de serviços odon­tológi­cos, dor den­tária e oro­fa­cial, autop­er­cepção e impacto da saúde bucal na vida diária. Depois, o cirurgião-den­tista faz o exame físi­co, que pode iden­ti­ficar urgên­cias.

De acor­do com o min­istério, os respon­sáveis pela cole­ta de dados são profis­sion­ais das unidades bási­cas de Saúde (UBS) que já con­hecem a comu­nidade e que estarão car­ac­ter­i­za­dos com colete, boné e crachá. Por causa da pan­demia, foram reforçadas medi­das de biosse­gu­rança, com o uso de equipa­men­tos de pro­teção indi­vid­ual.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d