...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Pista de pouso na região de Surucucu (RR) deve ser entregue em 15 dias

Pista de pouso na região de Surucucu (RR) deve ser entregue em 15 dias

Repro­dução: © Val­ter Campanato/Agência Brasil

Obra ampliará atendimento à comunidade Yanomami


Pub­li­ca­do em 09/02/2023 — 22:30 Por Heloisa Cristal­do – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O min­istro da Defe­sa, José Múcio, afir­mou nes­ta quin­ta-feira (9) que a pista de pouso local­iza­da na região de Suru­cu­cu, em Roraima, deve ficar pronta em 15 dias. A pista per­mi­tirá o aces­so a aeron­aves de maior porte, o que ampli­ará o atendi­men­to à comu­nidade Yanoma­mi.

“A pista de Suru­cu­cu deve ficar pronta nas próx­i­mas duas sem­anas e com isso vai ficar mais sim­ples não ape­nas levar os índios que estão bons, como levar para Boa Vista aque­les que estão pre­cisan­do de assistên­cia. Como tam­bém levar ces­tas bási­cas, que esta­mos levan­do de pouco e de lá faz­er o trans­bor­do para as aldeias”, afir­mou o min­istro, em entre­vista à Agên­cia Brasil.

Segun­do o min­istro, entre os desafios do gov­er­no fed­er­al está a elab­o­ração de medi­das com out­ros entes da Fed­er­ação para evi­tar que as ativi­dades de garim­po ile­gal voltem a acon­te­cer após a oper­ação.

“Várias vezes foram feitas oper­ações como essas e não tiver­am sequên­cia. Eu acho essa tare­fa mais difí­cil, porque tem que envolver gov­er­no estad­ual, políti­cos e sociedade para ver o que vai se faz­er com isso. [Primeiro pre­cisa] tirar todo garim­po ile­gal para que isso não volte a acon­te­cer”

Segun­do a FAB, já foram trans­porta­dos 4.090 ces­tas bási­cas e mais de 78 toneladas de man­ti­men­tos e remé­dios. Além dis­so, com a mon­tagem do Hos­pi­tal de Cam­pan­ha, já ultra­pas­sou mil atendi­men­tos nas espe­cial­i­dades de clíni­ca médi­ca, pedi­a­tria, patolo­gia, orto­pe­dia, gine­colo­gia, odon­tolo­gia, cirur­gia ger­al e car­di­olo­gia. Ao todo, 33 profis­sion­ais de saúde atu­am no hos­pi­tal.

Conectividade

De acor­do com o min­istro das Comu­ni­cações, Jusceli­no Fil­ho, foram insta­l­adas 17 ante­nas móveis de conexão ban­da larga via satélite no Ter­ritório Indí­ge­na Yanoma­mi, em Roraima. Ess­es equipa­men­tos serão usa­dos para apoiar o atendi­men­to médi­co à pop­u­lação no Ter­ritório Yanoma­mi.

“A nos­sa ação foi faz­er a lig­ação de um pon­to de inter­net do polo base de Suru­ru­cu, que já está em fun­ciona­men­to. Fize­mos todos os testes lá e [essa estru­tu­ra] vai dar todo o suporte jun­to à Força Aérea e às equipes human­itárias, de saúde, que estão dan­do suporte àquela pop­u­lação Yanoma­mi. Essa ação vai se esten­der por todos os polos base do Ter­ritório Yanoma­mi, são 37 unidades que estare­mos levan­do estru­tu­ra de comu­ni­cação”, expli­cou o min­istro.

Segun­do Jusceli­no Fil­ho, serão real­iza­dos estu­dos para avaliar a pos­si­bil­i­dade de esten­der a medi­da a out­ras comu­nidades indí­ge­nas na região amazôni­ca.

Edição: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d