...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Meio Ambiente / Ação na Paulista pede apoio para aprovação de leis pelo meio ambiente

Ação na Paulista pede apoio para aprovação de leis pelo meio ambiente

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Projetos envolvem a emergência climática no Brasil


Pub­li­ca­do em 26/03/2023 — 19:43 Por Elaine Patri­cia Cruz – Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

ouvir:

Uma ação desen­volvi­da hoje (26) pelo cole­ti­vo Famílias pelo Cli­ma na Aveni­da Paulista, em São Paulo, cole­tou assi­nat­uras para a aprovação de dois pro­je­tos de lei de ini­cia­ti­va pop­u­lar — e que envolve várias orga­ni­za­ções — rela­ciona­dos à emergên­cia climáti­ca no Brasil. Uma das petições pre­vê a inclusão da segu­rança climáti­ca como um dire­ito fun­da­men­tal esta­b­ele­ci­do na Con­sti­tu­ição. A segun­da petição pre­vê a des­ti­nação de flo­restas públi­cas na Amazô­nia para a pro­teção dos povos indí­ge­nas, quilom­bo­las, pequenos pro­du­tores extra­tivis­tas e unidades de con­ser­vação.

“A ação é parte da cam­pan­ha Defen­da o Futuro como uma Mãe. Cri­amos um con­jun­to de ações para ten­tar mobi­lizar e enga­jar prin­ci­pal­mente mães e famílias na defe­sa de um futuro climáti­co pos­sív­el para as próx­i­mas ger­ações”, disse Clara Ramos, uma das fun­dado­ras do Famílias pelo Cli­ma, em entre­vista hoje à Agên­cia Brasil.

“Esta­mos cole­tan­do assi­nat­uras para o pro­je­to Amazô­nia de Pé, que é uma ação pop­u­lar que pre­cisa cole­tar 1,5 mil­hão de assi­nat­uras para des­ti­nar flo­restas públi­cas da Amazô­nia para pop­u­lações indí­ge­nas, quilom­bo­las e ribeir­in­has, que já provaram que são os mel­hores defen­sores da flo­res­ta. Tam­bém esta­mos cole­tan­do assi­nat­uras para a Lei Mais Urgente do Mun­do, que é um abaixo-assi­na­do online em que a ideia é pres­sion­ar o Con­gres­so para faz­er essa lei trami­tar”, expli­cou ela.

SÃO PAULO (SP) - Ação na Avenida Paulista coleta assinaturas pela Amazônia e pela inclusão da segurança climática na Constituição. Foto: Famílias pelo Clima
Repro­dução: Pes­soas assi­nam petição pela aprovação de pro­je­to de lei pela inclusão da segu­rança climáti­ca na Con­sti­tu­ição. Foto — Famílias pelo Cli­ma

A expec­ta­ti­va do movi­men­to é que, por meio do afe­to, as pes­soas se enga­jem na luta das urgên­cias climáti­cas. “Acred­i­ta­mos muito que, por meio do afe­to e dessa urgên­cia na neces­si­dade de garan­tir um futuro pos­sív­el para nos­sos próprios fil­hos e para os que a gente ama, pos­samos ini­ciar esse movi­men­to de faz­er a difer­ença e começar a exerci­tar mais nos­so papel de cidadão, pres­sio­n­an­do, exigin­do e desco­brindo as fer­ra­men­tas que temos para faz­er a mudança”, disse Clara.

“A ideia é que as pes­soas entrem em con­ta­to com os pro­je­tos e que se sin­tam moti­vadas a sair daqui dan­do con­tinuidade a essa pro­pos­ta de enga­ja­men­to. Quer­e­mos cri­ar fag­ul­has de mudança e de con­sci­en­ti­za­ção”, falou ela. “Quan­do a pes­soa se conec­ta e se toca sobre essa neces­si­dade, ela não só poderá mudar coisas em sua própria vida, mas na maneira como ela encara seu dia a dia, em como ela vota e em como ela pode ser um catal­isador de mudança nos ambi­entes em que ela está inseri­da, seja no seu bair­ro, na esco­la do seu fil­ho, no seu pré­dio, na sua família”, acres­cen­tou.

SÃO PAULO (SP) - Ação na Avenida Paulista coleta assinaturas pela Amazônia e pela inclusão da segurança climática na Constituição. Foto: Famílias pelo Clima
Repro­dução: Ação cole­ta assi­nat­uras na Aveni­da Paulista — Divulgação/Famílias pelo Cli­ma

Reciclagem

Além da cole­ta de assi­nat­uras, o cole­ti­vo ain­da pro­moveu um plog­ging, ou o chama­do cata-caca, em que os vol­un­tários pas­saram a cole­tar os lixos espal­ha­dos pela Aveni­da Paulista. “A ideia é que as pes­soas tragam suas luvas e saco­las e que a gente pos­sa recol­her lixo reci­cláv­el e plás­ti­co e depois dar uma des­ti­nação ade­qua­da a eles”, falou ela.

A pro­fes­so­ra de inglês Ana Paula Dutra, de 29 anos, foi uma das pes­soas que parou em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Aveni­da Paulista, hoje pela man­hã, para assi­nar as petições. “Assinei porque achei inter­es­sante o pro­je­to de ter uma área des­ti­na­da para a preser­vação da Amazô­nia. Sem­pre ten­to par­tic­i­par quan­do vejo uma questão que con­sidero rel­e­vante”, disse ela à reportagem. Para ela, as esco­las brasileiras dev­e­ri­am tam­bém inten­si­ficar o tra­bal­ho de con­sci­en­ti­zar as novas ger­ações sobre as urgên­cias climáti­cas. “Acho que, nas esco­las, não faze­mos o papel que dev­e­ria ser feito”, falou.

A doutoran­da Fer­nan­da Resende, de 37 anos, tam­bém aproveitou um pas­seio com seus pais pela Aveni­da Paulista para assi­nar as petições.

“O meu tema [de doutora­do] é jus­ta­mente sobre a sus­tentabil­i­dade. Enten­do quais questões estão envolvi­das e sei da importân­cia de se des­ti­nar flo­restas públi­cas para os povos orig­inários, que são nos­sos indí­ge­nas, para os quilom­bo­las, que já estão há muitas ger­ações nes­sas áreas e para os ribeir­in­hos. Isso é defend­er o futuro”, disse ela.

“As pes­soas que estão come­tendo crimes se aproveitam da ausên­cia de leg­is­lações para invadir ter­ras. Sei o quan­to essa pop­u­lação [indí­ge­na, quilom­bo­la e ribeir­in­ha] está sofren­do e é jus­to que eles ten­ham o seu dire­ito efe­ti­va­do”, acres­cen­tou.

Para Fer­nan­da, leis como essa que pre­vê a des­ti­nação de flo­restas públi­cas para pro­teção dess­es povos aju­dam tam­bém moradores de out­ras partes do país. “Isso é cuidar do futuro, inclu­sive de quem mora em São Paulo, porque quan­to mais des­mata­men­to na Amazô­nia ou na Mata Atlân­ti­ca e out­ros bio­mas brasileiros, pior fica a situ­ação: mais forte são as chu­vas e aí fica ruim para todo mun­do. Pre­cisamos de uma políti­ca, com alcance nacional, que pense em cli­ma”, falou.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d