...
domingo ,12 maio 2024
Home / Ciência, Tecnologia, inteligência artificial / Campus Party Brasil retorna ao formato original em São Paulo

Campus Party Brasil retorna ao formato original em São Paulo

Repro­du­ção: © Divulgação/Campus Party

Evento começou hoje e vai até o dia 15


Publi­ca­do em 11/11/2022 — 18:42 Por Lud­mil­la Sou­za — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — São Pau­lo

ouvir:

Cer­ca de 12 mil cam­pu­sei­ros são espe­ra­dos no mai­or fes­ti­val de tec­no­lo­gia do mun­do, a 14ª edi­ção da Cam­pus Party Bra­sil, sedi­a­do no Dis­tri­to Anhem­bi. A mai­or imer­são tec­no­ló­gi­ca em Inter­net das Coi­sas, Block­chain, Cul­tu­ra Maker, Edu­ca­ção e Empre­en­de­do­ris­mo do mun­do teve iní­cio nes­ta sex­ta-fei­ra (11) e vai até as 18h da ter­ça-fei­ra (15) com uma série de novi­da­des em sua pro­gra­ma­ção.

Ao lon­go de todos os dias, a expec­ta­ti­va é rece­ber um públi­co de mais de 200 mil visi­tan­tes, sen­do 12 mil cam­pu­sei­ros, com aces­so a mais de 1 mil pales­tran­tes e ati­vi­da­des que acon­te­ce­rão pra­ti­ca­men­te 24 horas por dia. Além dis­so, o públi­co pode­rá usu­fruir de uma inter­net com velo­ci­da­de de 40GBps, for­ne­ci­da pela Use Tele­com.

A #CPBR14 ocu­pa­rá todo o pavi­lhão de expo­si­ções do Anhem­bi, na zona nor­te da capi­tal pau­lis­ta, e retor­na ao seu for­ma­to ori­gi­nal com Cam­ping, Are­na e Open Cam­pus. No cam­ping já estão mon­ta­das as 6 mil bar­ra­cas que ser­vi­rão de casa para os cam­pu­sei­ros duran­te os 5 dias do even­to.

Na Are­na, são cin­co pal­cos – What´s Next, Login, Arte­mis III, GIT/T‑800 e CRISPR; dois espa­ços de workshops – Agi­le e Growth; e oito ban­ca­das de comu­ni­da­des. Neles pas­sa­rão nomes como de Orkut Buyuk­kok­ten, Dra. Jes­si­ca Lee­ker, Tom­ma­so Pren­nushi, Jor­dan Soles, Dr. Josi­ah Zay­ner, Gabe Gabri­el­le, Bill Reith,Dr. Fabi­a­no de Abreu, Ricar­do Cap­pra, Dado Sch­nei­der, Lay­sa Pei­xo­to, Lor­ra­ne Oli­vlet, Nyvi Estephan, entre outros nomes da ino­va­ção mun­di­al.

Campus Party ocorre em SP neste fim de semana
Repro­du­ção: Cam­pus Party — Divulgação/Campus Party

Para o CEO da Cam­pus Party Bra­sil, Toni­co Nova­es, todas as ati­vi­da­des são inte­res­san­tes, mas ele des­ta­ca o pal­co CRISPR. “A gen­te come­ça a tra­zer esse assun­to para den­tro da Cam­pus Party, o BioHack em geno­ma, por­que viven­ci­a­mos o pro­ble­ma da covid 19 e foi gra­ças a esse do mape­a­men­to do sequen­ci­a­men­to gené­ti­co do SARS-COV que pos­si­bi­li­tou a vaci­na. E que­re­mos fazer mui­to mais. Vamos ter um labo­ra­tó­rio aqui que vai impri­mir em impres­so­ra 3D, a car­ne vege­tal. A ideia com isso é mos­trar que atra­vés de um estu­do de célu­las tron­cos já é pos­sí­vel impri­mir órgãos huma­nos com célu­las tron­co pró­pri­as, um cora­ção, um pul­mão, um rim, sem pre­ci­sar espe­rar um fale­ci­men­to de alguém para fazer um trans­plan­te de órgãos. É um avan­ço da ciên­cia que vai pos­si­bi­li­tar sal­var mui­tas vidas!”.

Este ano tam­bém ocor­re­rão cin­co hac­kathons das diver­sas áre­as do conhe­ci­men­to, mas com o obje­ti­vo de usar a tec­no­lo­gia para aju­dar na trans­for­ma­ção digi­tal de seto­res como edu­ca­ção, turis­mo e inclu­são. O Desa­fio Accen­tu­re visa encon­trar um meca­nis­mo para pro­mo­ver a cul­tu­ra empre­en­de­do­ra na fave­la; o Desa­fio Aces­si­bi­lithon Confweb, con­ta com a par­ce­ria da RNP (Rede Naci­o­nal de Ensi­no e Pes­qui­sa, orga­ni­za­ção soci­al liga­da aos minis­té­ri­os de Ciên­cia, Tec­no­lo­gia e Ino­va­ções e Comu­ni­ca­ções) e quer usar a tec­no­lo­gia para que­brar as bar­rei­ras da inclu­são.

Já o Desa­fio Micro­soft tem como tema as solu­ções de apren­di­za­gem e suas tec­no­lo­gi­as para todos e todas com o uso do Micro­soft Azu­re; Desa­fio Visa que pre­ten­de usar a tec­no­lo­gia para melho­rar a expe­ri­ên­cia do via­jan­te, e o Desa­fio BNB Chain pro­cu­ra solu­ções para saú­de públi­ca por meio de Block­chain. Hac­kathon é uma mara­to­na para pro­mo­ver uma solu­ção tec­no­ló­gi­ca, como um apli­ca­ti­vo, um soft­ware, um pro­gra­ma ou qual­quer outro tipo de fer­ra­men­ta.

A Cam­pus Party con­ta com mais de 550 mil cam­pu­sei­ros cadas­tra­dos em todo mun­do, e já pro­du­ziu edi­ções na Espa­nha, Holan­da, Méxi­co, Ale­ma­nha, Rei­no Uni­do, Argen­ti­na, Pana­má, El Sal­va­dor, Cos­ta Rica, Colôm­bia e Equa­dor. O even­to acon­te­ce no Bra­sil há 10 anos com a par­ti­ci­pa­ção de apoi­a­do­res e patro­ci­na­do­res que via­bi­li­zam a estru­tu­ra ofe­re­ci­da para que os cam­pu­sei­ros e visi­tan­tes pos­sam imer­gir na tec­no­lo­gia duran­te os 6 dias.

Open Campus

Para par­ti­ci­par da mai­or expe­ri­ên­cia tec­no­ló­gi­ca do mun­do não pre­ci­sa ser cam­pu­sei­ro. A Open Cam­pus é a área aber­ta e gra­tui­ta a todo o públi­co e que fun­ci­o­na a par­tir des­te sába­do (12) e vai até a segun­da-fei­ra (14), das 10h às 20h, e na ter­ça-fei­ra (15), das 9h às 17h. No espa­ço, os visi­tan­tes terão uma série de atra­ções que são suces­so de públi­co, como a Are­na Dro­ne, a Cam­pus Play e a Are­na de Robôs, onde ocor­re­rá o mai­or even­to de com­ba­te de robôs já vis­to na Cam­pus Party.

Entre as novi­da­des da área gra­tui­ta está o Labo­ra­tó­rio CRISPR, onde será pos­sí­vel rea­li­zar uma ver­da­dei­ra imer­são no mun­do das célu­las, inclu­si­ve com a pos­si­bi­li­da­de de acom­pa­nhar uma impres­so­ra bio­ló­gi­ca impri­min­do car­ne base­a­da em plan­tas. Além dis­so, no espa­ço será pos­sí­vel conhe­cer o tra­ba­lho de cer­ca de 80 star­tups que se apre­sen­ta­rão no Star­tup 360º e diver­sos pro­je­tos uni­ver­si­tá­ri­os pre­sen­tes no Cam­pus Futu­re.

Campus Party ocorre em SP neste fim de semana
Repro­du­ção: Cam­pus Party — Divulgação/Campus Party

O fun­da­dor e pre­si­den­te da Cam­pus Party, Fran­ces­co Far­ru­gia, des­ta­ca a for­ça da reto­ma­da pre­sen­ci­al do even­to. “É mui­to impor­tan­te essa reto­ma­da não só em São Pau­lo, mas em todo mun­do, em Cin­ga­pu­ra, Cana­dá, Áfri­ca, em outros paí­ses da Amé­ri­ca Lati­na, esta­mos refa­zen­do nos­sos even­tos, e isso é mui­to baca­na. Nes­ta edi­ção temos um recor­de de pales­tran­tes estran­gei­ros, são mais de 1.500 horas de con­teú­do, por­tan­to a garo­ta­da tem que vir”, des­ta­cou.

Todas as pales­tras pode­rão ser acom­pa­nha­das em tem­po real no site ofi­ci­al da Cam­pus Party Bra­sil, via stre­a­ming. Tam­bém é pos­sí­vel acom­pa­nhar a pro­gra­ma­ção com­ple­ta no novo apli­ca­ti­vo – Cam­pus Party Bra­sil. Para bai­xar é só aces­sar as lojas App Sto­re e Play Sto­re.

Campus Play

Para esta edi­ção da #CPBR14, quem pas­sar pelo local pode­rá conhe­cer a Cam­pus Play, um espa­ço vol­ta­do para falar de games, com diver­sas pales­tras sobre jogos digi­tais, eSports e stre­am. O públi­co pode­rá par­ti­ci­par tam­bém de tor­nei­os de games.

Outra ati­vi­da­de de des­ta­que da Open Cam­pus é a are­na dro­ne, com as bata­lhas e o fut­dro­ne, uma par­ti­da de fute­bol com dro­nes, e ain­da uma apre­sen­ta­ção de bal­let de dro­nes nos dias 12 e 13 de novem­bro. Outra atra­ção será a Orques­tra Geek Cor­das da Cul­tu­ra, que se apre­sen­ta no dia 12 de novem­bro, às 15h, exe­cu­tan­do peças foca­das na cul­tu­ra geek: músi­ca de jogos, fil­mes, séri­es e ani­ma­ção.

Uma novi­da­de para edi­ção des­te ano é a Expo Arte Visu­al 3D. O espa­ço rece­be­rá uma expo­si­ção com foto­gra­fi­as áre­as de monu­men­tos his­tó­ri­cos da região e a impres­são 3D des­ses monu­men­tos. A tra­di­ci­o­nal are­na robôs tam­bém está garan­ti­da na CPRB14, com as bata­lhas de robôs. O espa­ço reu­ni­rá mais de 800 com­pe­ti­do­res em dis­pu­tas que ocor­re­rão em seis dife­ren­tes are­nas: Com­ba­te Gran­de, Com­ba­te Inse­tos, Hoc­key de Robôs, Segui­dor de Linha e Sumô.

Campus Kids

No espa­ço Cam­pus Kids, vol­ta­do para ati­vi­da­des e workshops entre pais e filhos, acon­te­ce a expo­si­ção de arte Donas da Rua, rea­li­za­da em par­ce­ria com a Mau­rí­cio de Sou­za Pro­du­ções. Ao todo serão 36 mulhe­res da comu­ni­da­de cien­tí­fi­ca e da his­tó­ria, dese­nha­das como as per­so­na­gens da Tur­ma da Môni­ca, e o Tro­no de San­são para tirar fotos. Além dis­so, o espa­ço con­ta­rá com auxí­lio da Lysa, o cão robô, dei­xan­do o espa­ço mais inclu­si­vo e com audi­o­des­cri­ção.

Caminhão Maker

O espa­ço reu­ni­rá workshops vol­ta­dos para área maker, com impres­so­ras 3D, máqui­nas de impres­são a laser para as pes­so­as inte­ra­gi­rem com essa cul­tu­ra. No local será pos­sí­vel acom­pa­nhar des­de o cor­te a laser das peças, até a cons­tru­ção de mode­lo de casas e robôs.

Expo Arte Visual 3D

Esse espa­ço reu­ni­rá a expo­si­ção de foto­gra­fi­as aére­as de monu­men­tos his­tó­ri­cos, e a impres­são em 3D des­de monu­men­tos, fei­tas por meio de téc­ni­cas de mode­la­gem com dro­nes e recur­sos de aces­si­bi­li­da­de para pes­so­as com defi­ci­ên­cia visu­al. Ao todo, a atra­ção terá dez peças impres­sas em 3D de dife­ren­tes monu­men­tos his­tó­ri­cos da cida­de de São Pau­lo.

Simuladores

Nes­te ano, esta­rão dis­po­ní­veis para diver­são do públi­co os simu­la­do­res de Asa Del­ta, no qual o joga­dor fica iça­do por um guin­cho e uti­li­za um ócu­los de rea­li­da­de vir­tu­al 3D para visu­a­li­zar o cená­rio do jogo, além de qua­tro simu­la­do­res de cor­ri­da e um de heli­cóp­te­ro.

Fábrica de empreendedores

O pal­co rea­li­za­do em par­ce­ria com o Sebrae traz con­teú­dos foca­dos no empre­en­de­do­ris­mo e no desen­vol­vi­men­to de negó­ci­os. Esse pal­co fica­rá na Open, jun­to ao espa­ço do Sebrae, uma are­na de con­teú­dos e ati­vi­da­des que envol­vem os visi­tan­tes e aju­dam a ampli­ar a visão de empre­en­de­do­ris­mo do cam­pu­sei­ro.

Startup 360º

O espa­ço terá a expo­si­ção de 80 star­tups para apre­sen­tar as suas solu­ções ao mer­ca­do, com a pos­si­bi­li­da­de de encon­tro com inves­ti­do­res e men­to­ri­as de uma equi­pe sele­ci­o­na­da. A ação per­ma­ne­ce com o apoio e par­ce­ria do Sebrae.

Include

Pro­je­to pro­mo­vi­do pelo Ins­ti­tu­to Cam­pus Party, que con­sis­te na cri­a­ção e mon­ta­gem de labo­ra­tó­ri­os de robó­ti­ca para apro­xi­mar jovens (meno­res de 18 anos de ida­de) mora­do­res de comu­ni­da­des caren­tes da tec­no­lo­gia. O obje­ti­vo é iden­ti­fi­car talen­tos den­tro de comu­ni­da­des menos favo­re­ci­das do país, cri­ar vias para que pos­sam estu­dar em esco­las espe­ci­ais, enca­mi­nhá-los ao mer­ca­do de tra­ba­lho para que sai­am com empre­go após a par­ti­ci­pa­ção no pro­gra­ma.

Green Peace e Médicos Sem Fronteiras

Incen­ti­van­do um lado mais soli­dá­rio, a Cam­pus Party rece­be­rá as duas ONGs que pos­su­em diver­sas expe­ri­ên­ci­as tec­no­ló­gi­cas. O Gre­en­pe­a­ce leva­rá um espa­ço de vídeo 360, com um cená­rio de mata intei­ra ver­sus mata des­ma­ta­da para cons­ci­en­ti­zar as pes­so­as. Já o Médi­cos sem Fron­tei­ras, terá um iglu com uma expe­ri­ên­cia imer­si­va sobre as ati­vi­da­des da ONG.

Ser­vi­ço Cam­pus Party Bra­sil – 14ª edi­ção

Are­na: de 11 a 15 de novem­bro

Área Open: de 12 a 15 de novem­bro

Local: Pavi­lhão de Expo­si­ções do Anhem­bi

Ende­re­ço: Av. Ola­vo Fon­tou­ra 1209 — San­ta­na-SP

Edi­ção: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasília (DF) 08/05/2024 – Base aérea de Brasília recebe doações para os atingidos das chuvas no estado Rio Grande do Sul.Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Brasilienses fazem fila para doações a vítimas das enchentes no RS

Repro­du­ção: © Joéd­son Alves/Agência Bra­sil Base Aérea de Brasília recebe donativos entre 8h e 18h …