...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Eleições 2022 / Eleições 2022: treinamento de mesários é prioritariamente a distância

Eleições 2022: treinamento de mesários é prioritariamente a distância

Repro­dução: © José Cruz/Arquivo Agên­cia Brasil

Orientação é que convocados já baixem a atualização do aplicativo


Pub­li­ca­do em 19/08/2022 — 13:55 Por Agên­cia Brasil — Brasília

Ouça a matéria:

O Tri­bunal Supe­ri­or Eleitoral (TSE) decid­iu tornar pri­or­i­tari­a­mente a dis­tân­cia o treina­men­to dos mesários con­vo­ca­dos para tra­bal­har nas Eleições 2022, con­sol­i­dan­do mudanças que imple­men­tadas no pleito de 2020 em razão da pan­demia.

A regra ago­ra, por exem­p­lo, é o treina­men­to ocor­rer pref­er­en­cial­mente por meio de um aplica­ti­vo de celu­lar desen­volvi­do pela Justiça Eleitoral. A fer­ra­men­ta, disponív­el para apar­el­hos Android e iOS, traz todas as infor­mações necessárias, divi­di­das em módu­los de estu­do.

Para uti­lizar o app, é pre­ciso faz­er um login uti­lizan­do o número do títu­lo de eleitor.  “Só quem tiv­er sido for­mal­mente nomea­do para tra­bal­har nas eleições terá aces­so às fun­cional­i­dades”, infor­mou o TSE.

Na eleição deste ano, a Justiça Eleitoral con­vo­cou um con­tin­gente de mais de 2 mil­hões de pes­soas para tra­bal­har nas mesas de votação ou no apoio logís­ti­co. A ori­en­tação é que os con­vo­ca­dos já baix­em a atu­al­iza­ção do app e come­cem a uti­lizar a fer­ra­men­ta. O pra­zo pra con­cluir o treina­men­to é 1º de out­ubro, um dia antes do primeiro turno.

Ao final do treina­men­to, um cer­ti­fi­ca­do será emi­ti­do  em for­ma­to PDF, que virá com um QR Code para a val­i­dação do doc­u­men­to por meio do Canal do Mesário.

A capac­i­tação por aplica­ti­vo foi primeiro uti­liza­da nas eleições munic­i­pais de 2020, quan­do as restrições impostas pela pan­demia de covid-19 acel­er­aram a elab­o­ração de fer­ra­men­tas de ensi­no a dis­tân­cia. Naque­le ano, mais de 1 mil­hão de pes­soas se capac­i­taram pelo app.

Com o suces­so da ini­cia­ti­va, o ensi­no à dis­tân­cia foi tor­na­do pri­or­itário pdlo TSE, emb­o­ra os Tri­bunais Region­ais Eleitorais (TREs) ain­da pos­sam realizar capac­i­tações pres­en­ci­ais se jul­gar­em necessário.

Conteúdo

Os módu­los do aplica­ti­vo con­tém ima­gens, car­til­has e man­u­ais para o mesário, bem como ori­en­tações sobre fluxo de votação; pro­ced­i­men­tos a serem ado­ta­dos na seção eleitoral; check­list de iní­cio e de encer­ra­men­to dos tra­bal­hos; dicas de como com­bat­er a desin­for­mação; medi­das san­itárias para pre­venção do con­tá­gio pelo coro­n­avírus; quiz para tes­tar con­hec­i­men­tos; e soluções para pos­síveis prob­le­mas que podem ocor­rer durante a votação.

A fer­ra­men­ta traz tam­bém infor­mações sobre o novo mod­e­lo de urna eletrôni­ca, que é uti­liza­do pela primeira vez nes­tas eleições e traz mais recur­sos de aces­si­bil­i­dade, como janela de intér­prete de Libras para aux­il­iar o leitor sur­do, tecla­do em braile e recur­sos de áudio, para os que ten­ham defi­ciên­cia visu­al.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d