...
sábado ,11 maio 2024
Home / Noticias / Hoje é Dia: Barão do Rio Branco e Tropicália são destaques

Hoje é Dia: Barão do Rio Branco e Tropicália são destaques

Repro­du­ção: © Minis­té­rio das Rela­ções Exte­ri­o­res

Veja as principais datas da semana de 6 a 12 de fevereiro


Publi­ca­do em 06/02/2022 — 08:22 Por Thi­a­go Gui­ma­rães — Esta­giá­rio Agên­cia Bra­sil* — Bra­sí­lia

O Hoje é Dia da sema­na de 6 a 12 de feve­rei­ro lem­bra o Dia Naci­o­nal de Luta dos Povos Indí­ge­nas. Além dis­so, mar­ca o ani­ver­sá­rio do eter­no gui­tar­ris­ta dos Novos Bai­a­nos, Pepeu Gomes. Os 110 anos da mor­te do Barão do Rio Bran­co tam­bém é lem­bra­do, jun­to com a memó­ria do cofun­da­dor da Tro­pi­cá­lia, Rogé­rio Duprat.

Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas

Em 7 de feve­rei­ro é lem­bra­do o Dia Naci­o­nal da Luta dos Povos Indí­ge­nas. A data foi ins­ti­tuí­da pela Lei nº 11.696, de 2008, em memó­ria do fale­ci­men­to de um nati­vo gua­ra­ni que lide­rou uma revol­ta con­tra os por­tu­gue­ses e espa­nhóis. Sepé Tia­ra­ju foi mor­to em 1756 por pro­te­ger a sua ter­ra dos colo­ni­za­do­res. Ele, ain­da hoje, é mui­to home­na­ge­a­do na região do Rio Gran­de do Sul, já que, se não fos­se pela sua resis­tên­cia na bata­lha que oca­si­o­nou a sua mor­te, difi­cil­men­te o ter­ri­tó­rio des­te esta­do seria ane­xa­do ao Bra­sil.

Raposa Serra do Sol (RR)
Repro­du­ção: Hoje é dia — Rapo­sa Ser­ra do Sol (RR) — Arqui­vo Agên­cia Bra­sil

Atu­al­men­te, a luta dos povos indí­ge­nas con­sis­te na defe­sa pela demar­ca­ção de ter­ras. Nes­se con­tex­to, entra a dis­cus­são do cha­ma­do mar­co tem­po­ral. Esta tese defen­de que somen­te as ter­ras que esta­vam na pos­se dos indí­ge­nas no dia 5 de outu­bro de 1988, data da pro­mul­ga­ção da Cons­ti­tui­ção Fede­ral, pode­ri­am ser uti­li­za­das pelos nati­vos nos dias de hoje. O Supre­mo Tri­bu­nal Fede­ral (STF) come­çou a votar esse pro­ces­so no ano de 2021.

O pro­gra­ma Cami­nhos da Repor­ta­gem, da TV Bra­sil, trou­xe, em repor­ta­gem de 2020, a luta dos povos indí­ge­nas em ple­na pan­de­mia. Con­fi­ra abai­xo.

Noventa anos de Rogério Duprat

Tam­bém no dia 7 de feve­rei­ro, é o ani­ver­sá­rio do com­po­si­tor Rogé­rio Duprat, cofun­da­dor do movi­men­to Tro­pi­cá­lia. Duprat nas­ceu em 1932 e teve, ini­ci­al­men­te, uma for­ma­ção eru­di­ta. No entan­to, no final dos anos 1960, ele se iden­ti­fi­cou com o movi­men­to tro­pi­ca­lis­ta, que tinha como intui­to rom­per com qual­quer tipo de laço da músi­ca eru­di­ta e da músi­ca popu­lar, além de refle­tir sobre a fina­li­da­de da músi­ca bra­si­lei­ra após anos de suces­so da bos­sa nova. Duprat compôs can­ções de diver­sos artis­tas do movi­men­to, entre eles Cae­ta­no Velo­so, Gil­ber­to Gil e Os Mutan­tes. Além dis­so, no decor­rer de sua car­rei­ra, o com­po­si­tor par­ti­ci­pou de músi­cas para o cine­ma e para cam­pa­nhas publi­ci­tá­ri­as. Duprat fale­ceu em 2006, aos 74 anos, em decor­rên­cia de um cân­cer na bexi­ga.

Ouça o pro­gra­ma Bos­sa Moder­na em home­na­gem à Tro­pi­cá­lia.

Con­fi­ra abai­xo o espe­ci­al da TV Bra­sil  Tro­pi­cá­lia 50 anos, de 2017. O docu­men­tá­rio con­ta com ima­gens e entre­vis­tas exclu­si­vas sobre o movi­men­to.

Barão do Rio Branco

No dia 10 de feve­rei­ro, com­ple­tam-se 110 anos da mor­te do diplo­ma­ta, advo­ga­do, his­to­ri­a­dor e geó­gra­fo flu­mi­nen­se José Maria da Sil­va Para­nhos Júni­or, o Barão do Rio Bran­co. Con­si­de­ra­do um dos mai­o­res heróis da pátria bra­si­lei­ra, o Barão do Rio Bran­co foi um dos res­pon­sá­veis por dese­nhar o mapa do Bra­sil da for­ma como conhe­ce­mos hoje, defi­nin­do as suas fron­tei­ras. Além dis­so, ele este­ve à fren­te do Tra­ta­do de Petró­po­lis, que ane­xou o ter­ri­tó­rio do Acre ao Bra­sil sem a neces­si­da­de de qual­quer tipo de con­fli­to arma­do.

O Barão do Rio Bran­co ocu­pou o car­go de minis­tro das Rela­ções Exte­ri­o­res duran­te o man­da­to de três pre­si­den­tes da Repú­bli­ca dife­ren­tes, des­de 1902 até 1912. Os seus fei­tos o tor­na­ram­pa­tro­no da diplo­ma­cia bra­si­lei­ra. Mui­to de sua habi­li­da­de como diplo­ma­ta ele her­dou de seu pai, Vis­con­de do Rio Bran­co, que resol­via assun­tos diplo­má­ti­cos jun­to ao impé­rio bra­si­lei­ro. O Barão do Rio Bran­co fale­ceu em 1912, aos 66 anos de ida­de.

Con­fi­ra abai­xo o pro­gra­ma da TV Bra­sil De Lá Pra Cá fei­to em 2012, na oca­sião do cen­te­ná­rio da mor­te do Barão.

Pepeu Gomes

Pedro Ani­bal de Oli­vei­ra Gomes, mais conhe­ci­do como Pepeu Gomes, com­ple­ta 70 anos de ida­de no pró­xi­mo dia 7 de feve­rei­ro. Um dos mem­bros dos Novos Bai­a­nos, Pepeu Gomes toca des­de peque­no e já foi con­si­de­ra­do um dos melho­res gui­tar­ris­tas do mun­do. Com influên­ci­as da músi­ca bra­si­lei­ra, do rock psi­co­dé­li­co, da Tro­pi­cá­lia e da músi­ca nor­te-ame­ri­ca­na, Pepeu tocou com diver­sos artis­tas, entre eles Gil­ber­to Gil e Gal Cos­ta. Em 2022, Pepeu con­ti­nua na ati­va. Os Novos Bai­a­nos se reu­ni­ram pela últi­ma vez para uma tur­nê em 2015, que durou até 2018.

Con­fi­ra abai­xo, a par­tir do minu­to 35, o pro­gra­ma Sem Cen­su­ra da TV Bra­sil fei­to em 2011 com a pre­sen­ça de Pepeu Gomes.

*Com super­vi­são de Ales­san­dra Este­ves

Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:

6 a 12 de feve­rei­ro de 2022
6

Nas­ci­men­to do cine­as­ta fran­cês Fran­çois Truf­faut (90 anos)

Mor­te do artis­ta plás­ti­co pau­lis­ta Can­di­do Por­ti­na­ri (60 anos)

Eli­za­beth II tor­na-se a rai­nha do Rei­no Uni­do e de outros rei­nos da Comu­ni­da­de de Nações após a mor­te de seu pai,

7

Nas­ci­men­to do roman­cis­ta e crí­ti­co bri­tâ­ni­co Char­les Dic­kens (210 anos)

Nas­ci­men­to do maes­tro e com­po­si­tor flu­mi­nen­se Rogé­rio Duprat (90 anos) — cofun­da­dor do movi­men­to Tro­pi­cá­lia

Nas­ci­men­to do com­po­si­tor e gui­tar­ris­ta bai­a­no Pepeu Gomes (70 anos)

Assi­na­do o Tra­ta­do de Maas­tri­cht levan­do à cri­a­ção da União Euro­peia (30 anos)

Dia Naci­o­nal de Luta dos Povos Indí­ge­nas — ins­ti­tuí­do pela Lei No 11.696 de 12 de junho de 2008

Dia Naci­o­nal do Tra­ba­lha­dor Grá­fi­co — data cri­a­da em 1923, em razão de uma gre­ve pra­ti­ca­da por pro­fis­si­o­nais grá­fi­cos, que rei­vin­di­ca­vam melho­res con­di­ções de tra­ba­lho e salá­ri­os mais jus­tos

Dia Naci­o­nal do Livro Didá­ti­co

8

Mor­te do can­tor e com­po­si­tor minei­ro Wan­do (10 anos)

9

Regi­me mili­tar san­ci­o­na Lei da Impren­sa (55 anos)

Dia do Fre­vo em Per­nam­bu­co

10

Mor­te do diplo­ma­ta, advo­ga­do, geó­gra­fo e his­to­ri­a­dor flu­mi­nen­se José Maria da Sil­va Para­nhos Júni­or, o Barão do Rio Bran­co (110 anos)

Fun­da­ção da Uni­ver­si­da­de de Caxi­as do Sul (55 anos)

11

Nas­ci­men­to do his­to­ri­a­dor, geó­gra­fo, escri­tor, filó­so­fo, polí­ti­co e edi­tor pau­lis­ta Caio Pra­do Júni­or (115 anos)

Mor­te da can­to­ra e atriz nor­te-ame­ri­ca­na Whit­ney Hous­ton (10 anos)

Nas­ci­men­to do inven­tor e empre­sá­rio esta­du­ni­den­se Tho­mas Alva Edi­son (175 anos)

Mor­te do médi­co, bac­te­ri­o­lo­gis­ta, epi­de­mi­o­lo­gis­ta e sani­ta­ris­ta pau­lis­ta Oswal­do Cruz (105 anos)

Rea­li­za­ção da Sema­na de Arte Moder­na, em São Pau­lo (100 anos)

Dia inter­na­ci­o­nal das Mulhe­res e Meni­nas na Ciên­cia — data apro­va­da pela Assem­bleia das Nações Uni­das em 22 de dezem­bro de 2015, por meio da Reso­lu­ção A/RES/70/212, para pro­mo­ver o aces­so inte­gral e igua­li­tá­rio da par­ti­ci­pa­ção de mulhe­res e meni­nas na ciên­cia

Edi­ção: Ales­san­dra Este­ves

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasília (DF) 08/05/2024 – Base aérea de Brasília recebe doações para os atingidos das chuvas no estado Rio Grande do Sul.Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Brasilienses fazem fila para doações a vítimas das enchentes no RS

Repro­du­ção: © Joéd­son Alves/Agência Bra­sil Base Aérea de Brasília recebe donativos entre 8h e 18h …