...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Eleições 2022 / Leo Pericles aponta racismo na ausência de negros em debates na TV

Leo Pericles aponta racismo na ausência de negros em debates na TV

Repro­dução: © Agên­cia Brasil

Candidato está convocando marcha para protestar


Pub­li­ca­do em 23/09/2022 — 21:42 Por Léo Rodrigues — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Ouça a matéria:

O can­dida­to a pres­i­dente da Repúbli­ca pela UP, Leo Per­i­cles, vem con­vo­can­do apoiadores para uma mar­cha em protesto pela sua não par­tic­i­pação nos debates tele­vi­sion­a­dos entre os con­cor­rentes no pleito eleitoral. Ele e Vera, do PSTU, são os úni­cos negros na dis­pu­ta pelo mais alto car­go do país e clas­si­fi­ca como racista e anti­democráti­ca a real­iza­ção de debates ape­nas com pes­soas bran­cas.

“Mais um debate vai acon­te­cer. Mais uma vez as can­di­dat­uras negras não estarão pre­sentes. Não podemos ficar cal­a­dos diante essa injustiça”, criti­cou o can­dida­to, que per­cor­reu hoje (23) ruas de Mauá, municí­pio da Região Met­ro­pol­i­tana de São Paulo. A mar­cha, tam­bém con­vo­ca­da pelas redes soci­ais, vai ocor­rer aman­hã (24). Os apoiadores irão se con­cen­trar às 14h na escadaria do Teatro Munic­i­pal de São Paulo.

Aman­hã ocorre às 18h15 um debate orga­ni­za­do por um grupo de veícu­los de impren­sa, entre eles as emis­so­ras SBT e CNN. Foram con­vi­da­dos os can­didatos Lula (PT), Jair Bol­sonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thron­icke (União Brasil), Felipe D’Avila (Novo) e Padre Kel­mon (PTB). Os sete per­tencem a par­tidos que têm pelo menos cin­co dep­uta­dos fed­erais e devem ser obri­ga­to­ri­a­mente chama­dos con­forme as regras vigentes fix­adas pela Lei Fed­er­al 13.488/2021, con­heci­da como minir­refor­ma eleitoral. O con­vite aos demais é fac­ul­ta­ti­vo.

Leo Per­i­cles tem endos­sa­do as críti­cas de for­ma reit­er­a­da nas redes soci­ais. “Chega de racis­mo! Somos a maio­r­ia da sociedade brasileira. Somos o país mais negro fora do con­ti­nente africano. Mes­mo assim não há um can­dida­to negro nos debates entre os pres­i­den­ciáveis”, escreveu na tarde de hoje.

Há dois dias, ele abor­dou o assun­to evo­can­do a memória de Min­ervi­no Oliveira, que dis­putou as eleições pres­i­den­ci­ais de 1930 pelo Blo­co Operário e Cam­ponês (BOC). “Tem 92 anos que teve um últi­mo homem negro, tra­bal­hador, morador de per­ife­ria, can­dida­to à presidên­cia da Repúbli­ca” afir­mou.

Edição: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Médico de Bolsonaro confirma traumatismo craniano leve

Ex-presidente passou por exames após cair em cela na PF Pedro Rafael Vilela — Repórter …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d