...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Cultura / Masp traz exposições dedicadas a Volpi e Abdias Nascimento

Masp traz exposições dedicadas a Volpi e Abdias Nascimento

Repro­dução: © Rove­na Rosa/Agência Brasil

Mostras do modernismo brasileiro ficam em cartaz até 5 de junho


Pub­li­ca­do em 26/02/2022 — 11:30 Por Elaine Patri­cia Cruz – Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

Para dis­cu­tir e refle­tir sobre o cen­tenário da Sem­ana de Arte Mod­er­na, cel­e­bra­do neste mês de fevereiro, o Museu de Arte de São Paulo (Masp) apre­sen­ta duas novas exposições: uma ded­i­ca­da a Alfre­do Volpi (1896–1988) e out­ra ao artista Abdias Nasci­men­to (1914–2011). Emb­o­ra não ten­ham par­tic­i­pa­do da sem­ana, os dois artis­tas aju­daram a con­stru­ir o mod­ernismo brasileiro e rep­re­sen­taram uma ideia de brasil­i­dade ou de arte nacional, tema que foi bas­tante explo­rado pela Sem­ana de Arte Mod­er­na de 22.

Volpi Pop­u­lar é a ter­ceira série de exposições do Masp orga­ni­za­da em torno de pin­tores mod­ernistas brasileiros e com refer­ên­cia à cul­tura pop­u­lar. Antes de Volpi, o museu já dedi­cou exposições a Cân­di­do Porti­nari (exposição chama­da de Porti­nari Pop­u­lar) e Tar­si­la do Ama­r­al (Tar­si­la Pop­u­lar), que foi a mais vis­i­ta­da da história do museu.

Exposição Abdias Nascimento: um artista Panamefricano, com curadoria de Amanda Carneiro e Tomás Toledo, no Museu de Arte de São Paulo - Masp.
Repro­dução: Exposição Abdias Nasci­men­to. — Rove­na Rosa/Agência Brasil
A mostra apre­sen­ta des­de a pro­dução ini­cial de Volpi, volta­da para as pais­agens urbanas e rurais, quan­to sua arte mais geométri­ca, quan­do sur­gi­ram as suas famosas ban­deir­in­has – e que ele desen­volveu até o final de sua car­reira. Estão em exibição 96 tra­bal­hos de Volpi. A curado­ria é de Tomás Tole­do.

A pin­tu­ra de Volpi mescla tradições mod­er­nas e pop­u­lares: o artista bus­cou apre­sen­tar o tra­bal­ho arte­sanal, as fes­tas pop­u­lares, os temas reli­giosos e as fachadas da arquite­tu­ra brasileira. Aliás, para essa exposição, um dos inter­ess­es da curado­ria foi res­gatar suas obras reli­giosas e sua rep­re­sen­tação de Maria e o meni­no Jesus negros.

Já o artista, escritor, int­elec­tu­al, ator e ativista Abdias Nasci­men­to será hom­e­nagea­do na exposição chama­da Abdias Nasci­men­to: um artista paname­fricano, que bus­ca enfa­ti­zar sua con­tribuição para a pin­tu­ra brasileira. A mostra vai apre­sen­tar 62 pin­turas do artista pro­duzi­das entre 1968 e 1998. A curado­ria é de Aman­da Carneiro e Tomás Tole­do.

As pin­turas de Abdias Nasci­men­to asso­ci­am orixás à abstração geométri­ca, for­mas livres e sím­bo­los africanos, além de explo­rarem gêneros mais tradi­cionais, como pais­agens e retratos. Nasci­men­to par­ticipou da for­mação da Frente Negra Brasileira e da fun­dação do Teatro Exper­i­men­tal do Negro, uma das mais rad­i­cais exper­iên­cias de dra­matur­gia do país.

As duas exposições ficam em car­taz até o dia 5 de jun­ho. O Masp tem entra­da gra­tui­ta às terças-feiras. Para vis­i­tar as exposições, o agen­da­men­to pela inter­net é obri­gatório.

Edição: Lílian Beral­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d