...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Número de eleitores que declaram ter deficiência cresce 35%, diz TSE

Número de eleitores que declaram ter deficiência cresce 35%, diz TSE

Repro­dução: © Abdias Pinheiro/SECOM/TSE

Acesso a mecanismo de ajuda deve ser pedido até dia 18 próximo


Pub­li­ca­do em 07/08/2022 — 09:24 Por Pedro Peduzi — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Ouça a matéria:

O total de eleitores que declar­am ter algum tipo de defi­ciên­cia ou mobil­i­dade reduzi­da aumen­tou 35,27% em qua­tro anos, pas­san­do de 939.915 para 1.271.381, segun­do o per­fil do eleitora­do divul­ga­do pelo Tri­bunal Supe­ri­or Eleitoral (TSE), em Brasília. Segun­do a Justiça Eleitoral, mais de 156 mil­hões de pes­soas estão aptas a votar nas Eleições 2022.

Entre os mais de 1,2 mil­hão de eleitores com neces­si­dades espe­ci­ais, 30,47% declararam ter algum tipo de defi­ciên­cia de loco­moção, 13,3% visu­al e 7,97% audi­ti­va. A fim de mel­hor aten­der essa parcela de eleitores, a Justiça Eleitoral implan­tou “diver­sos mecan­is­mos que asse­gu­ram a essas pes­soas a pos­si­bil­i­dade de votar em locais com maior aces­si­bil­i­dade”.

No entan­to, para aces­sar ess­es mecan­is­mos é necessário que o inter­es­sa­do faça uma solic­i­tação jun­to ao cartório eleitoral “em tem­po hábil”.

“A eleito­ra e o eleitor nes­sa situ­ação têm pra­zo até o dia 18 de agos­to para solic­i­tar a trans­fer­ên­cia para uma seção com maior aces­si­bil­i­dade. As seções espe­ci­ais são espaços adap­ta­dos pela Justiça Eleitoral que ofer­e­cem fácil aces­so e maior como­di­dade e segu­rança no momen­to do voto”, infor­mou o TSE.

O requer­i­men­to pode ser feito em qual­quer cartório eleitoral pela própria pes­soa inter­es­sa­da, muni­da de doc­u­men­to ofi­cial com foto, ou por meio de curador, apoiador ou procu­rador.

Novos recursos

O TSE disse que apri­morou alguns dos soft­wares já exis­tentes e que instalou “novos recur­sos de aces­si­bil­i­dade” nas urnas eletrôni­cas a serem uti­lizadas nes­tas eleições de 2022. Entre os novos recur­sos estão equipa­men­tos que fazem tradução para a Lín­gua Brasileira de Sinais (Libras).

“Além dis­so, um vídeo feito por uma intér­prete de Libras será apre­sen­ta­do em todas as 577.125 urnas eletrôni­cas preparadas para o pleito, indi­can­do para eleitoras e eleitores qual car­go está em votação no momen­to, nes­ta sequên­cia: dep­uta­do fed­er­al, dep­uta­do estad­ual ou dis­tri­tal, senador, gov­er­nador e pres­i­dente da Repúbli­ca”, acres­cen­tou o tri­bunal.

Serão tam­bém disponi­bi­liza­dos nas seções eleitorais fones de ouvi­do para aju­dar eleitoras e eleitores cegos ou com baixa visão. Sinais sonoros indi­carão o número escol­hi­do e será dado um retorno com o nome da can­di­da­ta ou do can­dida­to, por meio de voz sin­te­ti­za­da.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d