...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Startup oferece vídeos educativos criados por crianças em sala de aula

Startup oferece vídeos educativos criados por crianças em sala de aula

Repro­dução: youtube/decriancaparacrianca

Animações abordam temas relevantes com tradução em libras


Pub­li­ca­do em 26/09/2021 — 10:15 Por Lud­mi­la Souza — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

Neste domin­go, 26 de setem­bro, é cel­e­bra­do o Dia Nacional dos Sur­dos, data para comem­o­rar as con­quis­tas da comu­nidade e tam­bém pro­mover a reflexão sobre os dire­itos e a inclusão das pes­soas que têm essa defi­ciên­cia na sociedade.

Segun­do o Insti­tu­to Brasileiro de Geografia e Estatís­ti­ca (IBGE), 5% da pop­u­lação brasileira é sur­da ou têm algu­ma defi­ciên­cia audi­ti­va e, dessa parcela, 2,7 mil­hões de pes­soas não ouvem abso­lu­ta­mente nada.

Uma das prin­ci­pais difi­cul­dades dos sur­dos no dia a dia é a comu­ni­cação, por isso a Lín­gua Brasileira de Sinais (Libras) é uma impor­tante fer­ra­men­ta de inclusão, já que per­mite o aces­so a con­teú­dos educa­tivos, por exem­p­lo. O pro­gra­ma Crian­do Jun­tos, da start­up De Cri­ança Para Cri­ança, procu­ra reduzir essa difer­ença e incen­ti­va em sala de aula, a inclusão hoje de mais de 130 ani­mações com tradução para Libras.

No canal do De Cri­ança Para Cri­ança no YouTube — , é pos­sív­el encon­trar vídeos traduzi­dos para libras, gra­tu­itos, que abor­dam temas rel­a­tivos à grade cur­ric­u­lar e tam­bém falam sobre situ­ações cotid­i­anas que fazem parte do uni­ver­so infan­til.

Segun­do o cofun­dador da start­up, Vitor Azam­bu­ja, um ambi­ente mais inclu­si­vo nas esco­las é capaz de mel­ho­rar a autoes­ti­ma e a inter­ação dos sur­dos com out­ros alunos. “É indis­pen­sáv­el tornar acessív­el o con­teú­do para as cri­anças no ambi­ente esco­lar. Além de pro­mover a inclusão, é uma for­ma de con­sci­en­ti­zar os out­ros de que todos têm igual poten­cial em muitas ativi­dades e são impor­tantes para a sociedade”, afir­ma.

Ani­mações como A baila­r­i­na que virou jogado­ra de fute­bolVamos com­bat­er a dengueLancheira saudáv­el e Meni­na e Meni­no, falam sobre real­iza­ção de son­hos, cuida­dos com a saúde e o meio ambi­ente, são algu­mas que podem ser assis­ti­das com tradução em libras.

“A fer­ra­men­ta tem o com­pro­mis­so de abrir por­tas que antes não se abri­am para as cri­anças que têm algu­ma difi­cul­dade. Acred­i­ta­mos que a inclusão é essen­cial na edu­cação. O Crian­do Jun­tos tem o obje­ti­vo de traz­er mui­ta infor­mação para todas as cri­anças, sem dis­tinções. E o mel­hor: os próprios alunos cri­am as histórias e viven­ci­am o tema apren­den­do a lidar com as difer­enças”, final­iza Gilber­to Bar­roso, o fun­dador da start­up.

Segue mais algu­mas ani­mações com áudio descrição:

A meni­na que lutou pelos seus dire­itos

A ale­gria e a tris­teza

A Boneca

A Baila­r­i­na que virou jogado­ra de fute­bol

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

MEC fará pesquisa sobre impacto da restrição de celular nas escolas

Lei que restringiu uso completa um ano de vigência nesta terça (13) Tatiana Alves — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d