...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / TSE aprova criação da União Brasil, fusão entre DEM e PSL

TSE aprova criação da União Brasil, fusão entre DEM e PSL

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Novo partido torna-se a maior bancada da Câmara


Pub­li­ca­do em 08/02/2022 — 20:57 Por Agên­cia Brasil — Brasília

O plenário do Tri­bunal Supe­ri­or Eleitoral (TSE) aprovou, nes­ta terça-feira (8), a for­mação de um novo par­tido, a União Brasil, resul­tante da fusão entre o DEM e o PSL. A aprovação, que já era esper­a­da, foi unân­ime.

Com a fusão, a União Brasil tor­na-se, de ime­di­a­to, a maior ban­ca­da na Câmara dos Dep­uta­dos, com 81 cadeiras, e o PT, a segun­da maior, com 53 par­la­mentares. Dessa maneira, o novo par­tido pas­sa a ter dire­ito, em tese, à maior fatia do Fun­do Par­tidário, algo em torno de R$ 160 mil­hões.

Pode ocor­rer, con­tu­do, sig­ni­fica­ti­va migração de par­la­mentares descon­tentes com a fusão. Para isso, os dep­uta­dos devem aproveitar a chama­da janela par­tidária, que per­mite, em um inter­va­lo de tem­po pre­de­ter­mi­na­do antes das eleições para a Câmara, a mudança de sigla sem per­da de manda­to. Neste ano, a janela ficará aber­ta entre 3 de março e 1º de abril.

Em seu estatu­to, a União Brasil se declara “social lib­er­al­ista” e defende o papel do Esta­do como “reg­u­lador” da econo­mia, foca­do em garan­tir à pop­u­lação serviços essen­ci­ais “como saúde, edu­cação, segu­rança, liber­dade, habitação e sanea­men­to”.

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d