...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Justiça / TSE aprova plano para ampliar transparência nas eleições

TSE aprova plano para ampliar transparência nas eleições

Repro­dução: © José Cruz/Arquivo Agên­cia Brasil

Tribunal definiu dez medidas que serão aplicadas no pleito


Pub­li­ca­do em 01/05/2022 — 10:40 Por Agên­cia Brasil — Brasília

O Tri­bunal Supe­ri­or Eleitoral (TSE) aprovou um plano de ação para ampli­ar a transparên­cia do proces­so eleitoral. Após reunião real­iza­da na segun­da-feira (25) com os mem­bros da comis­são de transparên­cia das eleições, foram definidas dez medi­das que serão apli­cadas nas eleições de out­ubro. 

Foram aprova­dos mecan­is­mos como a ampli­ação do aces­so ao códi­go-fonte dos pro­gra­mas usa­dos nas urnas eletrôni­cas, aumen­to do número de enti­dades fis­cal­izado­ras que par­tic­i­pam da cer­imô­nia de preparação das urnas para votação, aper­feiçoa­men­to e ampli­ação dos testes de audi­to­ria dos equipa­men­tos, além do incen­ti­vo à con­fer­ên­cia adi­cional do bole­tim de urna, modal­i­dade que per­mite imprim­ir o somatório de votos da urna eletrôni­ca em cada seção eleitoral.

O plano foi real­iza­do a par­tir de 44 sug­estões feitas pelos inte­grantes da comis­são, entre as quais, seis foram feitas pelas Forças Armadas, 11 da Polí­cia Fed­er­al e dez da Uni­ver­si­dade de São Paulo (USP).

A Comis­são de Transparên­cia das Eleições (CTE) tam­bém é com­pos­ta por rep­re­sen­tantes da Ordem dos Advo­ga­dos do Brasil (OAB), da Câmara dos Dep­uta­dos e do Sena­do, além de orga­ni­za­ções da sociedade civ­il.

O primeiro turno será real­iza­do no dia 2 de out­ubro, quan­do os eleitores vão às urnas para eleger o pres­i­dente da Repúbli­ca, gov­er­nadores, senadores, dep­uta­dos fed­erais, estad­u­ais e dis­tri­tais. Um even­tu­al segun­do turno para a dis­pu­ta pres­i­den­cial e aos gov­er­nos estad­u­ais será em 30 de out­ubro.

Edição: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d