...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Cultura / Hoje é dia: do forró à música clássica, confira os destaques da semana

Hoje é dia: do forró à música clássica, confira os destaques da semana

forro_foto_andrearegobarros

Relembre fatos e datas da semana de 13 a 19 de dezembro de 2020


Publicado em 13/12/2020 — 11:29 Por Leyberson Pedrosa — Brasília

A sem­ana entre 13 a 19 de dezem­bro começa com um con­vite espe­cial para dançar. Hoje (13), comem­o­ra-se o Dia Nacional do For­ró. A hom­e­nagem é ao rei do baião, Luiz Gon­za­ga, que nasceu nesse dia há 108 anos, em 1912.

Clique aqui para visu­alizar a tabela com as datas da sem­ana.

Fale­ci­do em 1989, o lega­do do artista foi bas­tante lem­bra­do durante o seu cen­tenário, em 2012, como reg­istrou a reportagem sobre Luiz Gon­za­ga fei­ta pela TV Brasil:

O Dia Nacional do Defi­ciente Visu­al tam­bém é comem­o­ra­do em 13 de dezem­bro. Em meio à pan­demia, a Orga­ni­za­ção Nacional de Cegos do Brasil reforça que situ­ações cotid­i­anas vivi­das por defi­cientes visuais os colo­cam em maior vul­ner­a­bil­i­dade. As pes­soas com algum grau de defi­ciên­cia visu­al colo­cam fre­quente­mente  às mãos em cor­rimãos, mesas, super­fí­cies, ban­cadas e neces­si­tam de con­ta­to dire­to com out­ras pes­soas para auxílio nas ativi­dades da vida diária. Con­heça algu­mas histórias de pes­soas cegas na matéria “Em tem­pos de covid-19, defi­cientes visuais devem redo­brar os cuida­dos”, pro­duzi­da pela Agên­cia Brasil em maio deste ano.

Beethoven, Niemeyer, Veríssimo e mais

Na terça-feira, 15, é hora de faz­er uma infusão para comem­o­rar o Dia Inter­na­cional do Chá e o Dia Nacional da Econo­mia Solidária. Além dis­so, ain­da se comem­o­ra o Dia do Arquite­to e Urban­ista. O nasci­men­to de Oscar Niemey­er foi a refer­ên­cia para a data e deixou suas obras na Ter­ra aos 104 anos.

Dezem­bro tam­bém é o mês do nasci­men­to de out­ra per­son­al­i­dade brasileira famosa, o escritor Éri­co Verís­si­mo. Ele veio ao mun­do no dia 17 de dezem­bro de 1905. Inclu­sive, as histórias, e a voz de um dos mais impor­tantes escritores brasileiros, estão pre­sentes nos arquiv­os da Rádio MEC em nar­rações, drama­ti­za­ções e em uma entre­vista con­duzi­da pelo ator Paulo Autran. Ouça nova­mente:

No cenário inter­na­cional, o com­pos­i­tor alemão Lud­wig van Beethoven nascia há 250 anos em um 17 de dezem­bro.

Caminho das Índias e povos indígenas

Out­ro per­son­agem históri­co, prin­ci­pal­mente para Por­tu­gal e Brasil, é o escrivão Pero Vaz de Cam­in­ha. No dia 15 de dezem­bro de 1500, Cam­in­ha mor­ria em uma batal­ha nas feito­rias por­tugue­sas insta­l­adas em Cali­cute, na Índia. O fato ocor­reu meses depois dele acom­pan­har e descr­ev­er tan­to a chega­da da fro­ta de Cabral na Améri­ca do Sul, quan­to as primeiras impressões por­tugue­sas ao se depararem com as ter­ras indí­ge­nas de onde se criou o Brasil.

Lista sem­anal com datas, fatos históri­cos e feri­ados (13 a 19 de dezem­bro de 2020)

13 a 19 de dezem­bro
13

Dia Nacional do For­ró — em hom­e­nagem ao dia de nasci­men­to de Luiz Gon­za­ga

Dia do Defi­ciente Visu­al — data insti­tuí­da, em 1961, pelo então pres­i­dente Jânio Quadros

Dia do Mar­in­heiro — em hom­e­nagem a Joaquim Mar­ques Lis­boa, o Mar­quês de Taman­daré

14

Guer­ra Civ­il Iugosla­va: Acor­do de Day­ton é assi­na­do em Paris pelos líderes da Repúbli­ca Fed­er­al da Iugoslávia, Croá­cia e Bós­nia e Herze­gov­ina (25 anos)

Dia Nacional de Com­bate à Pobreza — comem­o­ração no Brasil, que foi insti­tuí­da pela Lei nº 11.172 de 6 de setem­bro de 2005

15

Morte do escrivão por­tuguês Pero Vaz de Cam­in­ha (520 anos) — fez parte da fro­ta de Pedro Álvares Cabral, desco­bri­dor do Brasil, e foi respon­sáv­el por descr­ev­er as primeiras impressões na chega­da ao Brasil em 1500

Dia Nacional da Econo­mia Solidária

Dia Inter­na­cional do Chá — começou como uma respos­ta à crise da indús­tria do chá em 1998 e tem obje­ti­vo de chamar atenção para os prob­le­mas da pro­dução do chá que os tra­bal­hadores das plan­tações enfrentam

Dia do Arquite­to e Urban­ista — em hom­e­nagem a Oscar Niemey­er, nasci­do nes­ta data

Iní­cio primeira edição Fes­ti­val de Brasília, Fes­t­brasília, ofi­cial­mente Fes­ti­val de Brasília do Cin­e­ma Brasileiro, sedi­a­do em Brasília, no históri­co Cine Brasília, sendo o mais anti­go do gênero no país (55 anos)

16

Morte pro­fes­sor, filól­o­go e poeta per­nam­bu­cano, mem­bro fun­dador da Acad­e­mia Brasileira de Letras José Júlio da Sil­va Ramos (90 anos)

Rei D. João VI ele­va o Brasil à cat­e­go­ria de Reino Unido de Por­tu­gal e Algarves (205 anos)

Trata­do inter­na­cional fir­ma­do em Por­tu­gal do Acor­do Ortográ­fi­co da Lín­gua Por­tugue­sa de 1990 (30 anos) — fir­ma­do com o obje­ti­vo de cri­ar uma ortografia unifi­ca­da para o por­tuguês, a ser usa­da por todos os país­es de lín­gua ofi­cial Por­tugue­sa

Nasci­men­to do políti­co, advo­ga­do e indus­tri­al mineiro João Pin­heiro da Sil­va (160 anos)

17

Nasci­men­to do com­pos­i­tor alemão Lud­wig van Beethoven (250 anos)

Nasci­men­to do escritor gaú­cho Éri­co Verís­si­mo (115 anos)

Botafo­go sagra-se campeão brasileiro de fute­bol (25 anos)

Inau­gu­ração do Museu do Aman­hã (05 anos) — Pro­je­to é de um dos arquite­tos mais arro­ja­dos do mun­do, espan­hol San­ti­a­go Cala­tra­va

18

Morte do com­pos­i­tor, mae­stro e pro­fes­sor flu­mi­nense Fran­cis­co Manuel da Sil­va (155 anos) — foi o autor de uma úni­ca peça que se tornou céle­bre, a melo­dia do atu­al Hino Nacional Brasileiro

O líder cocaleiro Evo Morales, do Movi­men­to ao Social­is­mo (MAS), é eleito o primeiro pres­i­dente indí­ge­na da história da Bolívia (15 anos)

Dia Nacional do Museól­o­go — comem­o­ra­do por brasileiros con­forme Decre­to de 31 de maio de 2004, pelo qual tam­bém se criou a Sem­ana dos Museus no Brasil

Dia Inter­na­cional dos Migrantes

Aprovação da Lei 3.848, de auto­ria do dep­uta­do fed­er­al João Batista de Vas­con­cel­los Tor­res, que con­sti­tuía a cri­ação das Uni­ver­si­dade Fed­er­al Flu­mi­nense (UFF) (60 anos)

19

Morte do com­pos­i­tor per­nam­bu­cano Edgar Fer­reira (25 anos)

Aniver­sário do Núcleo Ban­deirante

Todas as sem­anas divul­g­amos as prin­ci­pais datas em con­jun­to com o pro­je­to Efemérides da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC). Neste espaço, o leitor tem aces­so aos episó­dios e per­son­al­i­dades que tiver­am pre­sença no cenário nacional e mundi­al com os links do mate­r­i­al pro­duzi­do sobre os assun­tos.

Edição: Edgard Mat­su­ki

Agên­cia Brasil / EBC


Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d