...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Eleições 2022 / TSE informa tempo dos candidatos à Presidência no horário eleitoral

TSE informa tempo dos candidatos à Presidência no horário eleitoral

@ Repro­dução

Propaganda no rádio e na TV começa dia 26 e vai até 29 de setembro


Pub­li­ca­do em 18/08/2022 — 17:43 Por Agên­cia Brasil — Brasília

Ouça a matéria:

O Tri­bunal Supe­ri­or Eleitoral (TSE) divul­gou hoje (18) a pro­pos­ta de dis­tribuição de tem­po no horário eleitoral gra­tu­ito no rádio e na tele­visão para os can­didatos à Presidên­cia da Repúbli­ca.  A pro­pa­gan­da começa no dia 26 deste mês e vai até 29 de setem­bro.

A min­u­ta de res­olução foi apre­sen­ta­da durante audiên­cia públi­ca pro­movi­da pelo TSE e ain­da poderá ser con­tes­ta­da pelos par­tidos. O tex­to final será jul­ga­do na terça-feira (23). O tem­po é cal­cu­la­do con­forme a rep­re­sen­ta­tivi­dade dos par­tidos políti­cos na Câmara dos Dep­uta­dos.

Con­forme o cál­cu­lo, a dis­tribuição do tem­po diário dos can­didatos nos blo­cos de pro­pa­gan­da ficou esta­b­ele­ci­da assim:

Luiz Iná­cio Lula da Sil­va (3 min­u­tos e 39 segun­dos) — Col­i­gação Col­i­gação Brasil da Esper­ança, for­ma­da pela Fed­er­ação Brasil da Esper­ança (PT, PCdoB, PV), Fed­er­ação PSOL/Rede, Sol­i­dariedade, PSB, AGIR, Avante e Pros

Jair Bol­sonaro (2 min­u­tos e 38 segun­dos) — Col­i­gação Pelo Bem do Brasil (PL, PP e Repub­li­canos);

Simone Tebet  (2 min­u­tos e 20 segun­dos) — Col­i­gação Brasil para Todos (MDB e Fed­er­ação PSDB-Cidada­nia e o Podemos);

Soraya Thron­icke (2 min­u­tos e 10 segun­dos) — União Brasil

Ciro Gomes (52 segun­dos) — PDT

Rober­to Jef­fer­son (25 segun­dos) — PTB

Felipe D’Avila (22 segun­dos ) — Novo

Os can­didatos ain­da terão à dis­posição as inserções de pro­pa­gan­da durante a pro­gra­mação das emis­so­ras.

Eymael (DC), Léo Péri­cles (UP), Vera Lúcia (PSTU) e Sofia Man­zano (PCB), que não atin­gi­ram os req­ui­si­tos mín­i­mos, não terão aces­so ao horário eleitoral. Pela cláusu­la de bar­reira, para isso, é pre­ciso que as leg­en­das ten­ham obti­do 1,5% dos votos váli­dos na últi­ma eleição em um terço dos esta­dos, ou nove dep­uta­dos eleitos dis­tribuí­dos por um terço do ter­ritório nacional.

Pablo Marçal (Pros) não entrou na con­tagem. Sob nova direção, a leg­en­da revo­gou a can­di­datu­ra dele.

Ordem de apresentação

No dia 26 de agos­to, primeiro dia do horário eleitoral, a ordem de apre­sen­tação dos can­didatos à Presidên­cia da Repúbli­ca será a seguinte: Rober­to Jef­fer­son, Soraya Thron­icke, Felipe D’Av­i­la, Lula, Simone Tebet, Bol­sonaro e Ciro Gomes.

O primeiro turno será real­iza­do no dia 2 de out­ubro, quan­do os eleitores vão às urnas para eleger o pres­i­dente da Repúbli­ca, gov­er­nadores, senadores, dep­uta­dos fed­erais, estad­u­ais e dis­tri­tais.

Caso haja segun­do turno  para a dis­pu­ta pres­i­den­cial e para gov­er­nos estad­u­ais, a votaçao será em 30 de out­ubro.

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d