...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Justiça / Torres diz que documento encontrado foi vazado “fora de contexto”

Torres diz que documento encontrado foi vazado “fora de contexto”

Repro­dução: © Val­ter Campanato/Agência Brasil

Ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do DF está nos EUA


Pub­li­ca­do em 12/01/2023 — 18:48 Por André Richter – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O ex-min­istro da Justiça do gov­er­no de Jair Bol­sonaro Ander­son Tor­res declar­ou que um doc­u­men­to apreen­di­do ontem (11) pela Poli­cia Fed­er­al (PF) em sua casa foi “vaza­do fora do con­tex­to”.

Tor­res foi alvo de um man­da­do de bus­ca e apreen­são e de prisão emi­ti­do pelo min­istro Alexan­dre de Moraes, do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), depois que a PF apon­tou omis­são e conivên­cia das autori­dades de segu­rança do Gov­er­no do Dis­tri­to Fed­er­al (DF) no con­t­role de atos anti­democráti­cos em Brasília, no domin­go (8).

Ao deixar o Min­istério da Justiça e Segu­rança Públi­ca do gov­er­no Bol­sonaro, ele se tornou Secretário de Segu­rança Públi­ca do DF, mas foi exon­er­a­do após os protestos, que ter­mi­naram com a invasão e depredação do Con­gres­so, do STF e do Palá­cio do Planal­to.

De acor­do com reportagem do jor­nal Fol­ha de S.Paulo, a PF apren­deu na casa de Tor­res uma min­u­ta de um decre­to de esta­do de defe­sa para ser cumpri­do no Tri­bunal Supe­ri­or Eleitoral (TSE). Segun­do a pub­li­cação, o doc­u­men­to teria obje­ti­vo de “mudar o resul­ta­do das eleições de 2022”.

Pelas redes soci­ais, Ander­son Tor­res expli­cou que min­istros recebem doc­u­men­tos, sug­estões e pro­postas “dos mais diver­sos tipos”. Segun­do ele, a min­u­ta estaria em uma pil­ha de doc­u­men­tos que seri­am descar­tadas.

“O cita­do doc­u­men­to foi apan­hado quan­do eu não esta­va lá e vaza­do fora de con­tex­to, aju­dan­do a ali­men­tar nar­ra­ti­vas fala­ciosas con­tra mim. Fomos o primeiro min­istério a entre­gar os relatórios de gestão para a tran­sição. Respeito a democ­ra­cia brasileira. Ten­ho min­ha con­sciên­cia tran­quila quan­to à min­ha atu­ação como min­istro”, declar­ou.

Ander­son Tor­res está nos Esta­dos Unidos em férias. Segun­do seu advo­ga­do, ele voltará ao Brasil “logo que pos­sív­el”.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d