...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Cidades se preparam para receber voto em trânsito

Cidades se preparam para receber voto em trânsito

Repro­dução: © Anto­nio Augusto/Ascom/TSE

Parecer faz parte da terceira etapa de auditoria do tribunal


Pub­li­ca­do em 14/07/2022 — 15:10 Por Agên­cia Brasil * — Brasília

Ouça a matéria:

O Tri­bunal de Con­tas da União (TCU) con­cluiu que o sis­tema eletrôni­co de votação é seguro e não há riscos rel­e­vantes para a real­iza­ção das eleições de out­ubro.

A con­clusão está em um relatório de audi­to­ria apre­sen­ta­do ontem (13) pelo tri­bunal. A inves­ti­gação avaliou a gestão de riscos para pro­teção do proces­so eleitoral e capaci­dade de evi­tar a inter­rupção da nor­mal­i­dade das eleições con­tra fal­has graves.

Para os audi­tores, o TSE pos­sui um crono­gra­ma para aprovação de pro­je­tos de defe­sa cibernéti­ca e há planos de con­tingên­cias para evi­tar a inter­rupção do sis­tema em caso de inci­dentes.

O relatório aprova­do está rela­ciona­do à ter­ceira eta­pa da audi­to­ria real­iza­da pelo TCU no sis­tema de votação.

O rela­tor da audi­to­ria, min­istro Bruno Dan­tas, elo­giou os testes de segu­rança real­iza­dos pelo TSE e a cri­ação da Comis­são de Transparên­cia das Eleições (CTE), grupo cri­a­do para rece­ber sug­estões de mel­ho­rias do proces­so eleitoral.

“Perce­bo que o TSE tem se esmer­a­do em aper­feiçoar a segu­rança inter­na do proces­so eleitoral, ain­da que o suces­so do pleito tam­bém demande artic­u­lação com out­ras insti­tu­ições e com a sociedade”, declar­ou.

Em maio, o TSE con­cluiu a segun­da fase do teste públi­co de segu­rança (TPS) do sis­tema eletrôni­co das eleições deste ano.

* Com infor­mações do TSE e do TCU

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d